ATÉ QUE A SURDEZ NOS SEPARE
William Lagos – 11-20 jun 2015
ATÉ QUE A SURDEZ NOS SEPARE I – 11 JUN 15
Para onde vai o beijo quando o amor acaba?
Vai-se a alegria perdida no estalinho
da língua contra os dentes, de mansinho,
ósculo santo transmutado em baba...
Para onde vai a doçura que se gaba,
quando a conquista arde em fogo pequeninho
e aos poucos cresce em crepitar vizinho
quando uma chama a outra chama afaga...?
A consumir-se, mas sem chegar ao fim,
pagando amor ao amor que se recebe,
flama que aquece a outra, em pagamento...
Para onde foi o beijo no outrossim,
quebrada a taça em que o amor se bebe,
apenas cacos a cortar-nos em tormento...?
ATÉ QUE A SURDEZ NOS SEPARE II
Pois morre o beijo quando não se escuta,
nos circulares desvãos do labirinto,
essa carícia obstinada de absinto,
rumor das vagas nos corais da gruta!...
Essa surdez no sensabor da fruta,
em que um apelo de tristeza tinto
pelo rancor se faz rubor retinto
e não partilha mais de sua permuta...
Não é mais o que se toca ou o que se vê,
o que se cheira ou degusta em seu flavor,
mas o impossível poder de se escutar,
que nas sombras dos ouvidos não se lê,
os pavilhões já desnudados do fulgor
dessa acidez de antanho no oscular...
ATÉ QUE A SURDEZ NOS SEPARE III
E pouco importa que as palavras soem
claramente nas orelhas, em rugidos,
se os sentimentos já nem são sentidos
que em nossas vidas lentamente doem.
Não são as falhas do som que assim nos roem,
antes o sangue no borbulho dos ouvidos,
os momentos de amor não mais vividos,
quando rancores aos julgamentos moem.
O beijo em flauta doce que assovia,
as hastes de bambu a preencher,
enquanto o mundo segue no seu giro...
E no momento em que ruge a sinfonia,
o glockenspiel e dois tímpanos a bater,
quem tem ouvidos para ouvir suspiro?
DELÍRIO
I – 12 JUN 15
“No
mundo, para mim, só existe uma pessoa!”
Há
muitos anos não escuto esse bolero,
ritmo
hoje já olvidado por inteiro,
mas
que no ouvido da memória ainda me soa,
igual
ao ritmo do sangue que me atroa;
não
que eu dançasse em seu passo ligeiro,
mas
que o escutava no rádio hospitaleiro
e
em velhos discos sua balada ainda me voa.
Naquela
época, eu muito o rejeitava,
interessado
tão somente no erudito,
tal
qual minha mãe havia-me ensinado,
mas
verdadeira a melodia que escutava,
sem
a percussão que o coração aflito
hoje
me deixa e ao ouvido, atribulado!
DELÍRIO
II
Não
é, em absoluto, um saudosismo
(dizem
que os velhos só desejam o passado,
recordação
de um período descuidado,
todo
o novo a encarar com ceticismo.)
Mas
o bolero, apesar do preciosismo
e
dessas convenções do tema airado,
trazia
a rima e a melodia do seu lado,
bem
diverso do moderno em seu modismo.
Eu
continuo a sondar novos autores
e
dentre o mundo o vasto folclore,
não
corrompido pelo puro comercial.
E
aquelas letras ingênuas de estertores
muito
lastimo que hoje se ignore,
entre
tais altos decibéis de som tribal!
DELÍRIO
III
O
que eu percebo é a existência do escapismo,
não
obstante o atual amor por digital,
na
juventude que se entrega só ao modal,
num
pulular de barata em cataclismo!...
E
nessas transas de esquecimento ocasional,
por
entre as drogas de tão fácil consumismo,
por
tatuagens, por piercings de cinismo,
a
morte marcha em sua batida triunfal!...
O
que me espanta é que esqueçam a ciência,
a
melodia, toda e qualquer forma de arte,
no
desperdício casual da própria vida;
não
há pecado, nem crime, só a perdida
mocidade
em tais horas de indigência,
da
qual depois nem recordam tomar parte...
PIJAMA DE
SOL I – 13 JUN 15
Durante
décadas, recusei-me a ser poeta
e mesmo
hoje, certa dúvida eu conservo,
meio
convicto de não ser mais do que um servo
que nem
concebe a qual senhor completa.
Esse labor
adotei em ideal de esteta,
conto
milhares de versos em acervo,
do frenesi
interior inda hoje fervo,
enquanto
linha a linha se extrojeta...
Mas será que
em mim mesmo autor eu via,
ou nada mais
que prestimoso escriba,
subserviente
a desenhar caligrafia,
em longas
rimas calceteando a vida arriba,
na
ignorância das paixões que redigia,
sem
compreender as letras que escrevia?
PIJAMA DE
SOL II
Tal e qual
como se o Sol me dominasse
e revestisse
com dourada indumentária,
raios de
arco-íris em multitude vária,
sem que a
razão da tarefa se explicasse;
tal como se
acordar não me deixasse,
fraca
charrua em recortada agrária,
sempre a
puxar os versos, alimária
que só no
fim da trilha descansasse...
pois que
constante a tarefa me conclama,
tão
raramente a expor meu pensamento,
igual
tocasse uma alheia gravação,
revestido de
labor como um pijama,
preso num
sono sem despertamento
suando o
sangue do próprio coração...
PIJAMA DE
SOL III
Eu vejo os
outros proclamando sua autoria
em quaisquer
de seus bosquejos ou meneios,
apondo os
nomes, sem quaisquer receios,
breve que
seja esse valor da cantoria!...
Porém no
antanho, sequer a mim dizia:
“São belos
versos, que me darão os meios
para da fama
e glória ter esteios,
que assim
meu povo, afinal, me louvaria!”
No entanto
afirmo e Deus é testemunha:
longe de mim
esse adotar de objetivo,
somente
escrevo por me sentir acuado
por mil
lancetas internas, dura cunha,
que não
concede descanso ou lenitivo
para
acalmar-me o peito atribulado!
AR DO
SUL 1 – 14 JUN 15
Ai,
bem queria que fosse diferente!...
Que
afinal eu conseguisse ser aedo,
que
todo o tempo que ao inspirar eu cedo
gastar
pudesse com o próprio meu segredo!...
Que
não me fosse a poesia um arremedo,
que
assim me empurra ao redigir fremente,
que só
lançasse de mim a dor plangente
a que
pudesse descrever em sonho ledo!...
Que
não entrasse em mim minuano astral,
pródigo
filho chileno do mistral,
para
depois dançar-me sob as unhas!...
Que
não ficasse a queimar-me esse degelo
que
vem da Antártida, num feroz desvelo
e me
penetra nalma em frias cunhas...
AR DO
SUL 2
Queria
possuir a larva da palavra,
Colocá-la
permanente no meu braço,
Deixar
que me devore no seu traço
E me
conduza qual rainha escrava.
Que
seja assim, crisálida de lava,
Pupa e
casulo, lagarta que retraço,
Efeméride
muda em seu abraço,
A
carne a me romper em quente lavra.
Que
sirva a pena como o meu arado,
Charrua
antiga que sulcos em mim abra,
Por
onde escorra a geada da montanha
Já que
esse sangue em verso derramado,
Em
cumprimento do amor que me consagra
Se faz
em mariposa e me acompanha.
AR DO
SUL 3
Queria
fosse só meu o pensamento,
Jamais
por mente alheia conturbado,
Sem
que o alhures se cravasse do meu lado,
A me
exigir feroz atendimento.
Que
para fora soprasse o sofrimento
Que
ainda guardo no peito enamorado,
Sem
nas narinas sentir-me apisoado
E
assim pudesse usufruir o meu lamento!
Mas é
tamanha a multidão que se interpõe
E que
reclama de mim assentamento,
Lamúria
e gozo a transmutar em cor!
Que o
tempo passa e nunca se repõe,
Correndo
os versos de almas em tormento,
Minha
própria vida um tecido furtacor!...
AR DO
SUL 4
Que
seja para mim nuvem de prata
Essa
neblina cinza que me assombra,
Na
maciez enodoada de uma alfombra,
Que
seja a vaga que contra mim se esbata,
Que
seja clepsidra sem ter data,
Ampulheta
sem vidro, luz e sombra,
Um
gnômon sem ponteiro que me encombra, (*)
Batina
negra reduzida a bata,
(*)
Relógio de sol.
Que
seja o tempo para mim pirata,
Um
tinir que reluz, veloz ponteiro,
Um
trono de metal destemperado,
Mas
não me esbulhe do tempo que arrebata
Gota
após gota o sonho alcandoreiro
Que o
coração em mortalha tem guardado.
LÁGRIMAS
DE FERRO I – 15 JUN 15
Aos
poucos, tudo assume um clima onírico,
passo
perdido nesses sonhos tolos,
emaranhando
nas cordas desses rolos,
sem
sobrar tempo para um viver empírico.
Assim,
em cada sonho mais ofírico (*)
descanso
a vida dessas brancas horas,
em
que a alma totalmente me devoras
com
teu olhar de brilhantismo ofídico.
(*)
Feito de ouro, como as míticas minas de Ofir.
Sobremaneira
nos sonhos esquecido,
tão
logo acordo, dominas-me a memória
que
governa a rotina de meus dias,
envolto
em teus lençóis, envilecido,
tristes
sombras guardiãs de minha história
como
sonâmbulo de meninges frias.
LÁGRIMAS
DE FERRO II
Mas
depois de tantos anos, sem parar,
em
que a inspiração corria serena,
ou
me explodia como quando se abre a pena
em
cujo cano se deixou juntasse o ar.
Depois
de tantos anos sem cansar,
em
que escrevia como em nuvem plena,
a
derramar-se dos dedos, vaga amena,
coral
de cânticos em surdo farfalhar,
o
cansaço me acomete dessa inútil
atividade
que nem deixa rastros,
só
mil rascunhos guardados no jamais
e
então percebo como é um ato fútil
hastear
palavras em rachados mastros:
secada
a fonte, nem se escreve mais!...
LÁGRIMAS
DE FERRO III
Mas
é inútil querer que a fonte seque,
que
a entulhe ou a feche com cimento;
o
turbilhão demoniza meu lamento
e
explode o verso em novo e aberto leque.
E
pouco importa que contra mim em peque,
sou
fraca eclusa para o transbordamento, (*)
barcos
lançados na champanha do momento,
cacos
quebrados a cobrir-me o deque.
(*)
Válvula separando níveis de água em um canal.
A
maioria é pelas vagas engolido,
porém
alguns dançam sobre o tombadilho,
enquanto
outros choram pelo casco,
e
assim o rumo é constante perseguido,
não
sei se pai eu sou ou se sou filho,
que
disso possa ter orgulho ou sentir asco!
LÁGRIMAS
DE FERRO IV
Pois
que seja cada verso um dom de Oneiro,
o
irmão de Hipno, de coração inquieto;
que
importa em seja de Eros predileto
ou
de Tânatos, de quem sempre mais me abeiro? (*)
(*)
Deuses gregos do sonho, sono, amor e morte, nesta ordem.
Pois
quanto eu faço, o faço por inteiro
e
não mais guardo verdes versos em secreto;
pouco
importa seu ideal seja incorreto,
se
foi Dionysos a me acutilar primeiro?
E
se meu rosto não se faz sulcado
é
que minhas lágrimas, ainda que de ferro,
correm
velozes, sem marcar a pele;
que
o coração, alegre ou amargurado,
mais
forte aço sob a carne faz aterro,
mesmo
que a alma em tal pendor se gele!
LÁGRIMAS
DE ESPADA I – 16 JUN 15
“Se
uma dor secreta te faz tremer a mão”,
enche
de aço os ossos sob os dedos;
quer
tenha a tremulância mil segredos,
contrai-se
o ferro no interior do coração.
Ou
seja bronze o que firma teu pendão
ou
de oricalco a soma dos teus medos,
de
electro o teto para teus degredos, (*)
mesmo
esquecida a sua composição,
(*)
Ligas metálicas antigas, cuja fórmula de fusão se perdeu.
que
na tua alma a alquimia perdura,
por
cada poro a espiar o teu além,
sob
tua túnica a fímbria a se agitar,
máscara
negra a ocultar a tua candura,
enquanto
bebes a poeira do azevém,
cada
tremor de tua carne a acalentar.
LÁGRIMAS
DE ESPADA II
Qual
intenção teria esse poeta
que,
por motivo que me foge à mente
quis
emprestar-me tal frase inclemente?
Que
estranha mágoa tal pendor completa?
Nem
sequer sei qual a seiva que se injeta
nessa
picada viperina de serpente;
apenas
sei do canto mais plangente
que
da ponta de meus dedos se secreta...
Há
tantos meses tal frase anotei,
talvez
inspiração para um soneto,
talvez
em vias de contestação...
Mas
que somente agora retomei,
no
balbuciar peçonhento de um inseto,
da
própria língua brotando qual ferrão!
LÁGRIMAS
DE ESPADA III
Toda
lágrima de espada traz ferrugem,
que
sangue afirmam ser os timoratos,
ou
que buscam lamber os insensatos,
buscando
a seiva forte dos que rugem!...
Mas
toda lágrima de espada traz penugem,
restos
de carne de ancestrais contatos,
restos
perdidos de negados fatos,
sabor
de linfa em gosto de salsugem.
Algumas
vezes, a lâmina da boca
explode
bífida qual língua de serpente,
silvando
ao longe sopros de amargor,
movida
apenas pela esperança louca
de
acalmar o tremor da mão, frequente,
num
assobio em si desnudo de calor.
ALMAS EMACIADAS I – 17 JUN 15
Quando a manhã se rende aos passarinhos,
rubra e fragrante em ferida de esplendor,
em plena entrega ao faminto beija-flor
e assim se deixa consumir aos pedacinhos;
quando do ouvido os ossos pequeninhos
desistem de rufar como um tambor,
mas assoviando em rimas de rubor,
no esmeril sutil de mil espinhos;
quando a rosácea que em tua testa dorme
se mostra em bindi vermelho de açafrão
e assim se expõe à luz da solidão,
então se desfará todo o disforme,
em auréola amendoando um diadema,
encastoado no fulgor de cada gema.
ALMAS EMACIADAS II
Sua dor terá o amarelo do topázio,
será o rancor um fulcro diamantino,
será o medo um romboide cristalino,
todo o seu ódio em alaranjado crisoprásio.
Será o amor rubi, vermelho e cárdio,
a inocência feita orvalho cristalino,
a inveja rude crisol esmeraldino,
o orgulho duro e triste como o sárdio.
Será a luxúria a turquesa consagrada,
a desconfiança uma ágata felina,
a bondade reluzente de safira
e da ametista a ternura assim gerada,
terá a traição todo o gentil da turmalina
e o opaco ônix o contraluz da ira.
ALMAS EMACIADAS III
Cada emoção será destarte desgastada,
já debicadas as circunvoluções,
já carcomidas as mais fortes emoções
e cada rama das artérias depenada;
Os fios das veias em harpa dedilhada,
submetida à força das razões,
esbatida de tristes suspeições,
a espinha inteira de seu cálcio despojada.
Pois meu crânio já abri vezes demais
e lá deixei que as aves debicassem,
mil versos carregando para os ninhos,
mil memórias perdidas no jamais,
sem esperança qualquer de que voltassem,
sequer na sombra dos beijos mais mesquinhos.
OSSOS DE ARGILA I – 18 JUN 15
Enfim gastei o resto de minhas dores:
montei com elas um presépio no
jardim,
ossos pregados com gotas de alecrim,
representando ovelhas e pastores;
com três costelas levantei os Reis
Senhores,
que a tradição de Magos chama assim;
dois anjos com uma faixa de alfenim:
(*)
foram meus rins alados seus pendores;
(*) Massa de clara de ovo e açúcar para enfeites em doces.
tirei meus olhos e fiz Maria e José,
com minhas orelhas formei o burro e o
boi,
o meu nariz reformei em manjedoura,
os meus cabelos tornei palha de sapé,
enquanto a boca, finalmente,
foi
a criancinha a quem perdão se
implora.
OSSOS DE ARGILA II
Minhas lágrimas fundi em cem
estrelas,
para enfeitar o pinheirinho de Natal;
bem lá no alto, numa explosão final,
cometa pobre, sobrancelhas feitas
telas;
(lágrimas quentes que em temor congelas,
que já não podes usar no Carnaval...
Bem melhor sangue, em gotas de coral,
como rosário com que a sorte
selas...)
Com meu bigode já de neve fiz os
ramos,
mesmo de caspa milagrei serragem,
para o presépio sangrento de minha
argila;
e com suor moldei do estio recamos,
iguais pingentes de cristal e aragem,
os meus cabelos em algodão de
esquila.
OSSOS DE ARGILA III
Pouco me sobra após tais horizontes:
dos meus ossos todo o cálcio retirei;
como foguetes ao mundo transportei
sonetos duros de salobras fontes.
Vozes austeras de cruéis arcontes,
(*)
versos de ossos magros que quebrei;
como ciprestes no presépio os
coloquei,
meu próprio sêmen congelado em
pontes.
(*) Magistrados gregos.
E dos cabelos do peito fiz choupana,
tornada arame a barba em cada fio,
restos de carne formando cada
outeiro,
que em tal consagração que se
proclama,
nessa honra do Natal de antigo brio,
a alma entrega realmente o corpo
inteiro!
SUCULÊNCIA I – 19 JUN 15
Só uma vez ela se olhou no meu
espelho
para apagar os vestígios de meus
beijos,
nos meus lábios somatório dos adejos
da jovem borboleta em rosto velho.
Quanto a mim, eu beijei-lhe até o
artelho,
nada querendo apagar de tais ensejos,
fossem embora tais marcas
“caranguejos”,
“patas de aranha” a me curtir em relho.
Que de beijos me matou no dia
antigo...
Por mais que me doessem de saudade
e da certeza da quebrantação,
apagar os seus vestígios não consigo,
guardei seus vincos com solenidade
junto às artérias da raiz do coração!
SUCULÊNCIA II
Contudo, na minha boca, a sua saliva
escorreu como anel de seiva quente;
eu a colei em minha garganta,
incontinenti,
reunida em fardos, como faz a estiva.
Cada líquida gota em brasa viva,
ensarilhada em marchetar potente,
cravada firme como jóia ardente,
nas placas do palato que se ativa.
Guardei as pérolas de suas salivares
nos recônditos ocultos da garganta,
para prová-las depois que foi embora
e recolhi-as no interior das
jugulares,
gotas de amor da alma que descanta,
qual prova viva de inesquecível hora.
SUCULÊNCIA III
Tantos existem que beijam sem
cuidado,
somente um ósculo bem mais que
transitório,
marcas de leve de um instante
inglório,
para a seguir lançar tudo de lado.
Tantos existem que mal notam que seu
fado
dá permanência ao beijo em rotatório
sabor nativo e que esse gosto
perfunctório
os beijos mata em suspiro atribulado.
Sem dos beijos guardarem a lembrança,
tão descuidados são nessa corrida,
em que um gosto apaga o outro em
concorrência
que as entranhas de sua alma nem
alcança,
sem saber que cada beijo tem sua
vida,
na ptialina sutil da suculência...
LENÇO DE PRATA I – 20 JUN 15
O VENTO AGITA A AREIA SEM MOTIVO,
INQUIETANDO CADA DUNA DO LUGAR,
LANÇANDO AS ERVAS EM DESARRAIGAR,
QUE FIQUE LISO O SOLO EM SILVO ATIVO!
SE AFASTA E VOLTA, CONSTANTE RECIDIVO,
SEM DEIXAR FRÁGEIS MONTANHAS DESCANSAR,
À SUA FEIÇÃO A PRAIA A REFORMAR,
EM MIL GRÃOZINHOS DANÇANDO NO SEU CRIVO.
POR QUE PRECISA O VENTO SE AFIRMAR
NESSA CONSTANTE E VÃ INCOMODAÇÃO,
SE NÃO PRETENDE CONSTRUIR JAMAIS CASTELOS?
A PAZ DA COSTA SOMENTE A PERTURBAR,
QUAL A COÇAR-LHE AS COSTAS, NA OCASIÃO,
QUAL AMANTE A ACARICIAR UM TORSO BELO!
LENÇO DE VENTO II
NUNCA EU ESTIVE NAS AREIAS DO DESERTO.
COM CASTRO ALVES EMULAR NÃO PODERIA,
A DESCREVER UM SIMUM QUE AGITARIA (*)
CADA ALBORNOZ QUE IMAGINASSE PERTO.
(*) VENTO QUENTE DO SAHARA.
E NEM AO MENOS, DE CORAÇÃO INCERTO,
FUI AO ALEGRETE, QUE SE TRANSFORMARIA
EM UM AREAL, TALVEZ DE FANCARIA,
POR MIL OVELHAS O CHÃO DEIXADO ABERTO.
SÓ POSSO ENTÃO DESCREVER ALGUMAS PRAIAS
EM QUE A MARCA DE MEUS PÉS TENTEI DEIXAR;
LOGO A SEGUIR O VENTO EM MÁGOA A DESMANCHAR
NESSE LENÇO DE PRATA SEM COMEÇO,
QUE NÃO TEM FIM, SE ACASO À COSTA DESÇO,
NA BUSCA INÚTIL DE TUBARÕES E ARRAIAS.
LENÇO DE PRATA Iii
O LENÇO QUE EU USEI FOI ENCARNADO.
FUI MARAGATO, FUI FEDERALISTA.
ATÉ HOJE ME REBELO ANTE A CONQUISTA
DE MEU ESTADO, PELA TROPA DEVASSADO.
MAS NESSA PRAIA, SÓ HÁ LENÇO PRATEADO,
POR MAIS QUE A ESPUMA EM FURTACOR INSISTA;
ALGUMAS CONCHAS AQUI E ALI SE AVISTA,
OS PÉS A ME CORTAR, SE DESCALÇADO.
PORÉM O VENTO TOMO MESMO POR AMIGO
QUE DO MARTÍRIO DO SOL DÁ PROTEÇÃO:
LENÇO DE PRATA ME SEJA EM ALBORNOZ,
NESSE DESERTO A ME ENVOLVER CONSIGO,
QUEIMADA A PELE NA RESSECAÇÃO
DESSE COMBATE ENTRE O VENTO E A LUZ FEROZ!
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