QUEIMA DE INFINITOS & MAIS
(Novas séries de William Lagos,
5-14 abr 16)
QUEIMA DE INFINITOS I – 5 abr 16
Por só te querer bem, não te procuro:
deixo que sigas a senda que escolheste;
se me querias bem, não me quiseste
o suficiente para romper o muro
que de ti me separou e assim te juro
que poderia ter pedido mais que deste,
mas preferi respeitar o que disseste
sobre os limites de teu ideal mais puro.
Foi por muito querer que não pedi,
nem insisti pela esmola do teu beijo,
deixei que conservasses teus enganos;
e só por querer bem não recebi
nem sequer a vaidade de um ensejo
a contemplar-te envolta em desenganos...
QUEIMA DE INFINITOS II
Quem realmente ama, deixa ir,
porque prender dura apenas um momento;
anos que sejam, terão acabamento
nesse egoísmo altruísta do possuir
a quem nos chega em não chegar fingir,
quem recusa o consentido assentimento,
quem conservando quebranta o juramento,
quem anda em torno, temendo resistir.
Mas se aceitasse desvendar esse mistério
na solução que percebia claramente,
anos amando de prazeres tão aflitos,
teria do tempo tão somente um refrigério;
mas quando deixei ir, seguramente
te conservei pelos éons infinitos!... (*)
(*) Tempos incomensuráveis, que não se podem medir.
QUEIMA DE INFINITOS III
Que todo o eterno só se encontra na memória
e não no tato escorredio dos dedos;
toda a esperança se reúne em sonhos ledos
e ao não se ter, tanto mais grande é a glória;
mas tendo amor já sepultado em nossa história,
na passada fruição de alguns segredos,
a expectativa foi lançada em mil degredos,
nessa queima de infinito em brasa e escória.
Quanto se toma esse momento de prazer
foge espantada a vastidão dos infinitos,
esse impossível do que não pôde ser:
e nessa breve corrosão de cada beijo
porque queimar no orgasmo de teus gritos,
a permanência da recusa de um ensejo?
QUEIMA DAS FARPAS I – 6 ABR 16
Eu não te espero mais, cansei de vez,
foram demais meus desapontamentos,
simplesmente se esvaíram sentimentos,
na desistência final do meu talvez...
E já não vejo teus olhos cor de grês (*)
abertos para mim em longos tempos;
árvore seca de secos julgamentos,
pois nem escrevo mais o que não lês...
(*) Arenito negro.
Guarda tua vida para o que quiseres,
pois desisti de ti – essa é a verdade:
não mais adoro a dura deusa de obsidiana; (*)
(*) Rocha negra, dura e cortante.
sem sacrifícios a imolar aos teus prazeres,
banais que foram para ampla saciedade
e sem beijar qualquer amor se empana.
QUEIMA DAS FARPAS II
Ai, que fantasma as mãos hoje me assola,
desse abantesma de ontem tão diverso! (*)
Queria o outro o infinito do universo,
este lamenta porque o lábio não se esfola!
(*) Monstro, fantasma.
Ai, quão intensa avalanche que me enrola,
cada pedra a rasgar-me um novo verso!
Cada calhau em resvalar perverso
de alma penada a suplicar esmola!
De um breve tempo, em singular sangria,
as minhas unhas desfeitas nessas farpas,
na busca inútil de um arpão pelo infinito!
Em que cada consentido mais perdia,
envolto em sonhos de mortos como tarpas (*)
e a queimar talhos da alma nesse rito!...
(*) Oleado, tecido impermeável; também instrumento musical.
QUEIMA DAS FARPAS III
Quando assolado me encontro por quimeras,
amores a me agitar desencontrados,
pela empatia esfaimada dos alados,
de mim cobrando as emoções mais veras,
que me veja consumido em tais esferas,
são os meus braços, afinal, os empenhados,
serão meus músculos e nervos desgastados,
meu próprio amor e o coração em esperas!
Em mil farpas a alma inteira recortada,
enquanto inspirações se digladiam
e os cantos partem em inútil revoada...
E assim me forço tais restolhos a queimar
esse negror que só meus olhos viam,
em cada verso algo do peito a esfiapar!...
FUNÇÃO DE ESCRIBA 1 – 7 ABR 16
Envolver-se significa partilhar,
Porém nem sempre a participação
É coisa fácil para minha profissão
Que requer horas a fio a digitar
Nesse teclado e não participar.
Eu vivo a vida alheia em tradução
E meu refúgio é de curta duração,
Somente quando posso rascunhar
Estes meus textos alegres ou sombrios
E nem mais tempo lhes posso dedicar
Na transmissão ao círculo de amigos.
No demais, meus dias cheios são vazios,
Imensas horas no mesmo dedilhar,
Sem nem sequer da música os abrigos...
FUNÇÃO DE ESCRIBA 2
Portanto, fácil é assim que eu recomende
Para os outros maior envolvimento,
Mas não posso encontrar engajamento
Em tal atividade que me prende
Longe de todos e nem sequer compreende
Com meus contatos um relacionamento.
Quanto mais eu traduzo é qual se o vento
Soprasse para longe o quanto entende;
Não é minha vida que transcorre assim,
Apenas a daqueles que escreveram
E me limito a repetir seus pensamentos.
E tantas vezes não concordo, até que, enfim,
Perceba que meus neurônios esqueceram
De registrar seus próprios julgamentos...
FUNÇÃO DE ESCRIBA 3
Mas realmente, o meu envolvimento
É com os beijos que troco com a poesia,
Quando em meus braços a musa gemeria
No pleno orgasmo de seu consentimento;
Mas não sou eu que ejaculo num tormento
E sim a musa em mim,pura elegia
Mas nem meu membro viril fecundaria,
Pois quer de fato me tomar como alimento,
Embora seja leve o encantamento,
Alguns minutos só cada soneto,
Por mais intenso que seja tal momento.
Feita a partilha de um prazer discreto,
Fechado o peplo, sai a musa em voo lento,(*)
Para de Apolo esconder o amor secreto...
(*) Túnica grega.
FUNÇÃO DE ESCRIBA 4
Porém são nove as musas e outra chega,
De novos versos tornando-me o escriba;
Na biga ascende e faz-me seu auriga
E para o mundo inteiro então me lega,
Mas é com poeira de nuvens que me rega
Enquanto as rédeas eu empunhar consiga.
Dá-me a beber o seu licor e então me liga,
Inteiro, sobre o altar e o colo sega,
Vertido o sangue mais para Dionyso,
Com quem a musa trai seu pai Apolo
E qual um holocausto assim me apresto.
Perto de mim a escutar o fausto riso,
A musa alegre a oferecer-me o colo,
Qual mãe e esposa, no mais gentil incesto!
FLOR DE AMÔNIA I – 8 ABR 16
Só hipocrisia possuem esses partidos
que afirmam defender os proletários,
degraus que são de objetivos vários,
na ditadura de seus ideais perdidos...
Tantos que foram por políticos traídos!
De início honestos, mas aos poucos salafrários
a se tornar – em conluios perdulários,
a lama e o barro a manchá-los incontidos!
Tão bom seria que durasse a honestidade
e se pudesse, enfim, nalgum confiar:
passam-se as décadas e a podridão aumenta
e só me indago se algum homem de hombridade,
eleito sendo, se em tal antro se enfiar,
em conservar sua honestidade se contenta...
FLOR DE AMÔNIA II
Todo poder traz em si o seu veneno
e como é doce o veneno do poder!
Em densas nuvens chega a preencher
os seus pulmões, inflando no mais pleno!
Inicialmente, mal se nota o seu pequeno
toque amoníaco e até pode se esquecer!
Mas então cresce e vem te corromper
algo de esterco misturado ao puro feno!
Cheiro composto de conchavo e compromisso
todos afeta – e quem odeia a corrupção
e a tal recusa-se peremptoriamente
nenhum apoio consegue depois disso;
os seus projetos descartados são,
enquanto o odor de urina é mais pungente!
FLOR DE AMÔNIA III
Afinal, que lhe custa a assinatura
em algum projeto com que não concorde,
se receber em troca algum acorde
para sua própria proposição mais pura!?
Mas o piso dessa trilha não segura;
há espinhos no lodo que aos pés morde,
há flor de amônia que a paisagem borde,
folhas coberta de certa mangra escura! (*)
(*) Mancha de mofo.
E pouco a pouco, entopem-se as narinas
e nem se olfata mais a podridão,
as cem papilas do faro degredadas...
doce veneno que o escrúpulo assassina
até a alma submergir em corrupção,
morais antigas totalmente abandonadas!
HEMISTÍQUIOS I – 09 ABR 16
Quando a noite te busca e se despenca
por entre interstícios
e quando o verso se recorta como avenca
em suaves malefícios
e quando a emoção não se contenta
na queda dos delíquios, (*)
mas preencher o peito inteiro intenta
na súmula dos vícios
(*) Desmaios.
do apenas escrever sem ter cautela
o tempo em desperdícios,
a noite inteira devassidão que vela;
enquanto correm os dedos nessa flama
de aleijados hemistíquios,
meu sangue escorre e minhalma se derrama!
HEMISTÍQUIOS II
Passam-se as horas em redação constante
de puro despautério,
lançam-se os versos nesse abismo hiante
fugindo ao monastério
em que se achavam na salmodia vibrante
do santo refrigério,
do cérebro a brotar, em tal ronda incessante,
direto ao cemitério,
porque surgiram para lançar-se ao mundo
meus pobres nascituros,
as tristes crias do ventre meu fecundo,
sem terem seio morno, sem carinhos,
jogados aos monturos
do esquecimento na pira dos espinhos!
HEMISTÍQUIOS III
Não que eu me queixe, escrever meus versos mil
considero meu dever,
que embora se comente ser defeito juvenil
poemas escrever
não foi assim que o fiz, só em época viril
meus pés deixei pender
na teia pegajosa, de sedução sutil,
já maduro em meu viver;
de fato quando jovem, só ocasionalmente,
na lama da autocrítica,
dispus-me a redigir tão apenas se apresente
um motivo real, qualquer necessidade,
sem atração mefítica, (*)
para outros atender, sem pejo e sem saudade!
(*) Venenosa.
HEMISTÍQUIOS IV
Porém fazer poesia, quando há facilidade
para tal verso escorreito,
é igualmente veneno que trai pura vaidade,
no espelho do defeito;
talvez falsa modéstia, talvez só por bondade
a outros rendi preito
e assim por muitos anos, em tal opacidade
achava-me sujeito;
e agora se recordo ou mesmo se contemplo
a pilha monstruosa,
colunas e lintéis erguidos nesse templo, (*)
(*) Vigas colocadas no alto de uma porta ou portalada.
a certeza me atinge que bem fiz ao esperar
essa ocasião penosa
para a lágrima e o suor, enfim, enraizar!
SEDA DE FOGO I – 10 ABR 16
Antigamente se falava a Meia-noite
como sendo uma hora amaldiçoada,
o real oposto da ocasião ensolarada
da canícula em que o Sol queima em açoite,
especialmente se das estrelas o aboite
se recusava a Lua, ensimesmada,
em seu pálio de nuvens embuçada,
em cada canto havia espírito em acoite!
Dormiam tribos em torno da fogueira,
com outros fogos ao redor do acampamento,
que almas penadas não as viessem perturbar!
E mesmo à mágica da bruxa mais traiçoeira
alguma chama exigia em tal momento
em que queria feias sombras invocar!...
SEDA DE FOGO II
Chama votiva no interior da tenda
para o caminho dos mortos auxiliar,
quando a um amado se queria chamar,
a luz furtiva a iluminar-lhe a senda!...
Mas em geral, esperava-se que a venda
dessa túnica de fogo a rebrilhar
os afastasse para alígero trilhar, (*)
sombras de sombras igual que pede a lenda!
(*) Alado.
Ou qual Romanos que os mortos seus cremassem,
porém que criam espírito e alma haver
e fabricavam estátuas de penates, (*)
(*) Estatuetas dos antepassados.
para os momentos em que ancestrais chegassem,
que não tentassem nos vivos se aquecer,
mas se inserissem nas estatuetas sem rebates!
SEDA DE FOGO III
Também a Bíblia fala em terafins,
que muita gente julga serem deuses,
mas eram preito a garantir adeuses
desses que foram para alheios fins;
e algumas vezes até depunham alfenins (*)
perante os ídolos, ressecando ali por meses,
igual que hoje fazem na China algumas vezes,
aroma e gosto para os serafins...
(*) Pequenos doces.
Ainda hoje decoramos sepulturas
com guirlandas e brilhantes ramalhetes,
sabor e aroma para os encarcerados
nessas gavetas de paredes duras,
amor e medo na trama dos confetes,
triste holocausto de vegetais sacrificados!
SEDA DE FOGO IV
Passou-se o tempo. Houve lampiões de gás,
iluminando de longe em longe esquinas;
dentro das casas candeeiros,
lamparinas,
na luz mortiça que tal passado traz,
no combustível que a doce luz perfaz,
a refletir-se nos olhos das meninas,
mas conservando sombras pequeninas
no escuro canto em que tal medo jaz,
que ainda havia o terror da Meia-noite,
por sendo ainda essa assombrada hora,
enquanto a luz zunia como seda,
deixando repassar em tal pernoite
a sombra esguia que não fora embora,
até que à aurora finalmente ceda!
SEDA DE FOGO V
Só foi então que se espalhou eletricidade,
esse fogo sutil feito clarão,
o resultado tal e qual da combustão
do que jazia na mais profunda opacidade,
que ainda hoje queimamos, na verdade,
esse negror do petróleo e do carvão,
puro artifício a aquecer o coração,
mas que são chamas de preta densidade.
São fios escuros dos antigos vegetais
que assim tramamos pela fiação,
entremeados de carcaças de animais,
nesse manto de seda em desafogo,
à luz diurna acrescentando a duração,
em cada interruptor a vida em rogo...
SEDA DE FOGO VI
Onde se encontra hoje a hora amaldiçoada,
senão, talvez, no fundo das cavernas,
ali escondida nas vastidões eternas
desses mistérios para a mente amedrontada?
Para as Três da Manhã tem sido adiada,
como um renovo das maldições supernas
da crucifixão a oposta hora, mas hodiernas
são as descrenças de tal região danada!
Falam alguns também no quase da manhã,
hora final de cada madrugada,
como de todas sendo a mais escura...
Mas mesmo a pior sombra é feita vã
por essas piras de seda marchetada
nesse holocausto do fogo que perdura!...
FULGURÁTOR I
Vou recolher a energia das estrelas
Para com ela petrificar um raio
Quando da chuva houver úmido ensaio
Capturado em múltiplas centelhas.
Os coriscos colocados em corbelhas
Bem encaixadas no fundo de um balaio
Pelas frestas rebrilhando em fogo gaio,
As faíscas a trançar em réstias belas.
Ao adivinho da Fulguromancia
Cabia as mensagens divinas dissecar,
Cada relâmpago em ziguezague singular
E desses rápidos desenhos compreendia
De cada homem o individual futuro
Ou do país inteiro o fado obscuro.
FULGURÁTOR II
Para tal adivinho era importante,
Mais do que tudo, achar Pedra de Raio:
Nela escutavam o relinchar de um baio
Ou conservava um trovão altissonante.
E visitavam até um lugar distante,
Abrindo troncos calcinados de soslaio,
Sem olhar diretamente, nesse ensaio,
O cerne perfurado há longo instante.
E feita a busca de locais carbonizados
Fundavam mesmo ali o seu santuário.
De que podiam a Júpiter chamar
Por que seus raios não fossem desgastados
No turbilhão do fogo perdulário,
Mas que o pudessem em tais pedras conservar...
FULGURÁTOR III
Fui tornar-me um fulgurátor desejar:
Achar também a minha Fulgurita, (*)
Pois das estrelas a energia me concita,
Flocos do tempo, como neve, a degustar
(*) Pedra vulcânica, dita “Pedra de Raio”.
E aonde mais tal poder iria encontrar,
Senão na árvore que a faísca dinamita,
Mesmo um umbu que nos pampas delimita
Essa fronteira entre o céu e o verde mar
Da vastidão de farfalhante solidez
Das raízes dessa relva milenar
A recobrir a tosca, a pedra e a argila (*)
(*) Tosca = saibro grosso e empedrado.
E sem tostar meus pelos ou minha tês
Eu guardarei o tempo em meu tear
Até o derradeiro verso de minha fila!
ESPADANA I – 6 set 2007
Já estava em tempo de cortar o
fluxo
da verborreia azul destas
sentenças,
que exprimem tanta vez estranhas
crenças
ou incredulidade em seu
influxo...
A pilha se acumula no refluxo
de tantos versos, cujas
desavenças
redemoinham em motins... extensas
pilhas de sonhos de empuxo e
contrafluxo...
Nem sei se poderei este repuxo,
que o ar contém da hora
cintilante,
comunicar um dia a quem o
espere...
Só sei que, a cada dia, mais
debuxo
e a forma se mantém, expectante,
até o momento que o
fado a destempere...
ESPADANA II – 12 ABR 16
A meu redor esborrifo minhas
cantatas,
pingando em vão seu vasto
cintilar;
lábios macios talvez possa
alcançar,
não sendo hoje, em mais
longínquas datas.
Talvez percebam, na superfície,
as natas
e mansamente as queiram escumar,
versos bebendo aos poucos,
devagar,
nessa pureza em que o pudor
recatas...
Talvez os queiram tão somente
recordar,
uma frase que outra, com carinho;
talvez se atrevam mesmo a declamar,
essa arte já perdida a renovar,
as mil palavras a brotar
devagarinho
dos meigos lábios que jamais irei
beijar.
ESPADANA III
Porém, quiçá, seja só o espadanar
versos caindo nas margens de um
ribeiro,
os peixes a espantar de seu
terreiro,
as algas e aguapés a perturbar
e então descendo, em intenso
mergulhar
até no fundo se encontrar ligeiro
o seu sepulcro de verso
aventureiro,
de duas capas o abrigo a
recusar...
Contudo, é certo que as palavras
voam
e quando, incauto, ali mergulha o
verso,
esses borrifos um lastimar
entoam,
por se perderem do resto do
soneto,
ficando às margens em estiolar
disperso:
pequenos ossos ausentes do
esqueleto...
ESPADANA IV
Ou, quem sabe? Encontrem pés mimosos
a passear pela beira do riacho
tais borrifos... E então sigam,
rio abaixo,
transportados por pés assim
formosos...
E que em sua pele penetrem,
vagarosos,
dos capilares percorrendo o
facho,
até os alvéolos dos pulmões em
cacho,
para nadarem nos ventos
preguiçosos
da linda jovem, quando em
respiração;
talvez se instalem mesmo até no
céu
de sua doce boca descuidada
e ali deem cria a nova
inspiração,
de seus lábios brotando como um
véu,
igual que nova canção
despetalada...
BIOMOLÉCULAS I – 06 set 2007
Nos antros infinitos do Universo
encontra-se gerada a Biologia,
filha da Química, que lhe
produzia
os materiais adequados. E o
diverso
pintalgar multicor de tantos
mundos,
esparzido em planetas
indolentes...
Neta da Física, que condições
frequentes
lhe preparou adequadas, nos
profundos
arcanos das galáxias e
estrelas...
Filha e neta da Química e da
Física,
a Biologia é como um véu de seda
que polvilha os planetas, nessas
belas
contrafações da força Metafísica,
em que a Razão humana então
se enreda...
BIOMOLÉCULAS II – 13 ABR 2016
Querendo a origem decifrar
da vida,
em tais meandros desfaz-se essa
Razão,
é bem mais certo ativar-se o
Coração
na longa busca da Causa
desabrida...
Pois da Razão, é fato, está
escondida,
numa mortalha suave de emoção,
na tessitura sutil de uma paixão.
em que a quimera se encontra
distraída...
Vai a Ciência a perscrutar
cavernas,
lança satélites ao Cosmos
sideral,
buscando ali encontrar Causa
Primeira
das mil Galáxias a bimbalhar
eternas,
sem fazer caso do interrogar
fatal,
nessa expansão perpétua de sua
esteira...
BIOMOLÉCULAS III
Que a vida é fada biomolecular,
a repetir milagres diariamente,
magia pura, racional e
inteligente,
nas meras fendas encontrando seu
lugar,
os mil segredos a prestidigitar,
do Deeneá da Hélice envolvente,
noutros Planetas por certo
diferente,
diversas Físicas seus berços a
embalar,
diversas Químicas a dar-lhes de
mamar,
mas qual um Círio em toda parte
onipresente, (*)
se amplia a Vida em
Biodiversidade,
(*) Vela de cera, longa e grossa.
desde o Plasma do Raio a
cintilar,
até o Magma no subsolo
permanente,
a nobre Vida em singular
Vaidade!...
BIOMOLÉCULAS IV
Para os povos hindus a luz de
Brama,
a se expandir num eterno
Suspirar,
na contração periférica do
Inspirar
que todo o Atma para si
reclama... (*)
(*) Espírito ou consciência individual.
No polo oposto a Ciência, que
proclama
mais cedo ou tarde ao Universo
desvendar...
Há quanto tempo tal Solução a
adiar
para tais mentes a que o Orgulho
inflama!
Quais proclamaram, no século
Dezenove,
já terem todos os Mistérios
desvendado,
tão só Detalhes faltando a
completar...
Em sua ironia a Biologia se move,
mil labirintos construindo a cada
lado,
novos Arcanos sempre e sempre a
apresentar...
EL HOMBRE MEDIOCRE I – 7 set 07
[com
uma barretada para José Ingenieros]
Eu me sentia tal qual se
a alma retirada
tivesse sido de meu
corpo e a visse fora,
espezinhada, sangrando,
perfurada
por mil facadas que
sofreu no outrora...
Era como se essa alma,
dessangrada,
que se arrastava após
mim, em triste hora,
não mais me pertencesse
e, de esfolada,
não mais do que gemer
soubesse agora...
Pois não é minha,
então! Eu, nunca gemo.
Suspiro, apenas, quando
perco o bem:
renovo as forças e a
luta recomeço...
Enquanto a alma que
enxergava nesse extremo,
já se entregara, a
querer morrer também...
-- Mas se eu puder
lutar, nada mais peço!
EL
HOMBRE MEDIOCRE II – 14 ABR 16
Ainda hoje trago igual
disposição,
passados sete anos na
magia
do misticismo que tal
número inseria
da mente humana na sua
imaginação.
Sofri revezes, é certo,
e confusão
a cada vez que não tive
o que queria,
no pintalgar de minha
inútil nostalgia,
no gás carbônico de meu
coração!
Mas esse sangue expeli
para o pulmão,
meu sangue negro no
rubor das veias,
que o devolveram
vermelho e arterial;
negra e pesada que me
seja a emoção,
ainda consigo
retalhar-lhe as peias,
mesmo que o passo não
seja mais marcial!
EL HOMBRE MEDIOCRE III
Sei que Ingenieros de
tal pendor não disse
e que seu título só
tomei de brincadeira;
sem zombaria, na ironia
mais ligeira
de tanta falha que em
meu passado visse...
Contra o medíocre que
meu ardor remisse
foi minha tendência pela
vida inteira;
se algo copiei, por ação
interesseira.
melhor formato lhe dei,
tal qual pedisse!
Anos passados, olhando
para trás,
quiçá gerei um certo
clima diferente
com os fragmentos que
colei da vida antiga,
que em covardia e
inadequação desfaz
todo o talento por certo
já presente,
dura tarefa que pouca
gente mais consiga!
EL HOMBRE MEDIOCRE IV
Que a maioria, bem sei, só se acomoda,
de lado pondo sua originalidade
por aquilo que aos vizinhos mais agrade,
sua própria alma um corrupio em roda,
no melhor grado a submeter-se à moda,
por ser a senda mais fácil, na verdade,
na sua experiência só o tempo que degrade,
sem apreender de seu poema a coda.
Ficam no fundo só iguais ao que já foram,
na mente e nalma nada a reparar,
aos outros imitando, tão somente,
nesses dichotes tão tolos que decoram,
como Ingenieros esforçou-se em demonstrar
e aos ditames da consciência indiferentes.
EL
HOMBRE MEDIOCRE V
É
lamentável que marche a humanidade
com
tantas almas a puxar de arrasto,
esverdinhadas
no esfolar do pasto,
acastanhadas
pelo barro em saciedade!
Suas
almas puxam, em operosidade,
como
um fardo mais pesado do que um traste,
acham
que a máscara das faces já lhes baste,
das
pobres almas sem ter sequer piedade!
Para
que alma, afinal, com seus reclamos
a
perturbar-lhes a tranquilidade,
mesmo
que seja só de leve espicaçando!
Quando
preferem viver sem mais afanos,
no
opaco gozo de sua mediocridade,
ao
passo torto do rebanho acompanhando!
EL HOMBRE MEDIOCRE VI
Assim tomei dessa alma sua farinha
para amassá-la em nova consistência:
foi um trabalho hercúleo e de paciência,
pois tanta coisa já pegara, tão daninha!...
Dela catei o menor grânulo que vinha
de seu passado magoado de experiência;
cada calhau colhi da decadência,
para guardar o bom trigo que ainda tinha...
Assim seu cerne depurei em nova linha,
acrescentei-lhe o que tomei da vida,
marcando os erros que não pretendo repetir...
E agora digo que essa alma é minha!
Meio esfolada, talvez, meio sofrida,
mas sem resquício do medíocre a nutrir!...
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