sexta-feira, 20 de maio de 2022


 

 

A ANTIGA SERPENTE 3 – 18 mai 2022

 

PENSOU LILITH EM ESCONDER SUA PELE,

QUE SEU CORPO no escuro NÃO SE RESSALTASSE,

EM SUA NUDEZ, COMPARADO AO DA RIVAL...

ORA, HAVIA UMA ÁRVORE NO MEIO DO JARDIM,

CUJO FRUTO FORA AOS HUMANOS PROIBIDO...

 

ESTA NÃO ERA UMA MACIEIRA, CERTAMENTE,

SOMENTE IMAGEM DE UMA LENDA POSTERIOR;

PODerIA ser UMA FIGUEIRA OU UMA VINHA

OU TALVEZ ÁRVORE QUE NÓS NEM CONHEÇAMOS,

MAS QUE DARIA CONHECIMENTO AO SER HUMANO.

 

EU ME INDAGO POR QUE JEHOVAH DESAPROVARIA

QUE OS HUMANOS CONHECESSEM BEM E MAL?

O CERTO É QUE LILITH, EM SUA PERFÍDIA,

ENGAZOPOU DE EVA A INGENUIDADE,

SEM SABER DO MAL, COMO PODERIA DESCONFIAR?

 

E ASSIM A DEVORAR TAL FRUTO A INDUZIU,

LOGO A SEGUIR O OFERECENDO A ADÃO,

QUE O COMEU TALVEZ MESMO SEM SABER

QUE FRUTO ERA OU QUE LHE FOSSE PROIBIDO

(CAIM E ABEL POR CERTO PARTILHARAM).

 

EMBORA AQUINO O TOMASSE PELA DESCOBERTA

DO SEXO E DA NUDEZ CLARA EM SUA CULPA,

É UMA IDEIA MISÓGINA E SEM RAZÃO,

QUE ADÃO E EVA OBSERVAVAM OS ANIMAIS

EM ATIVIDADES DE REPRODUÇÃO FREQUENTES.

 

E DE IGUAL MODO, ADÃO JÁ ERA SABEDOR,

TANTAS VEZES TENDO O ATO PRATICADO

COM SUA LILITH, POR INSISTÊNCIA DELA...

Mas não foi de fato só o descumprimento

Da ordem expressa de tal proibição.

 

Certo que os humanos a culpa conheceram

E o remorso por sua desobediência,

Mas não foi esta causa direta da expulsão.

Moisés descreve jehovah, bem claramente,

A aproveitar o frescor da tarde no jardim.

 

Que então descobre que os humanos se esconderam

Por se saberem nus... (largados e pelados?)

E deu-lhes vestes com peles de animais.

(alguns afirmam com folhas de parreira,

Ou mesmo de figueira, bem maiores.)

 

É preciso ler com atenção o testamento:

A proibição do fruto não é a primeira ordenação,

Mas “sêde férteis, crescei e multiplicai-vos,

Enchei a terra em sua plenitude

E dominai sobre todos os outros seres,

 

“os animais da terra e as aves do ar

E os peixes do mar, integralmente.”

Como poderiam eles se multiplicar,

Sem com seus corpos terem coabitado?

Misoginia igualou sexo ao pecado.

 

A ANTIGA SERPENTE 4 – 18 mai 2022

 

Assim a mulher é tornada submissa,

Ao ser culpada pelo pecado original

E igualmente para estabelecer contraste

Com maria de belém, bem mais recente,

Capaz de ter um nascimento virginal.

 

Pobre lilith, bem pior sua sorte.

Jehovah lhe teria tirado pés e braços,

Que se arrastasse doravante sobre o pó

E que mordesse da mulher o calcanhar,

Mas que esta esmagasse sua cabeça!

 

Existem em muitas igrejas medievais

E em algumas das catedrais mais importantes

Figurações de lilith qual serpente,

Mas ainda a possuir braços e pernas,

Acompanhando o primordial casal.

 

A arcana tríade em torno à árvore mística,

Todos os três, em clara afirmação

De que a culpa não foi total de eva

E nem de adão, mas da grande tentadora,

Que foi mais tarde equiparada a satanás.

 

Naturalmente, não seria o deus supremo,

Adonai ou jehovah ali a “passear”,

Talvez o mesmo arcanjo com sua espada,

Cujo fogo iria impedir posteriormente

O retorno dos homens ao jardim.

 

Há um diálogo claro nesse gênesis,

sobre a árvore da vida, que nem fora proibida,

mas que se achava igualmente no jardim:

“Que não comam igualmente de seus frutos

E se tornem assim iguais a nós” (seres divinos).

 

Mas por que não fora igualmente proibida

Essa árvore da vida?  Havia permissão

Para comer os frutos de todas as demais,

Salvo da árvore do conhecimento;

Poderia deus ter esquecido que a criara?

 

E por que adão e eva até o momento

Não haviam provado o fruto dessa planta?

De qualquer modo, foi ideia desse arcanjo

Ou de qualquer outra criatura angelical

Impedir que o ser humano a consumisse...

 

Veja-se bem, ao redigir o gênesis,

Foi moisés transcrevendo tradições,

Que haviam sido trazidas da suméria

Por abraão, ao deixar ur dos caldeus,

Sobre um deus claramente antropomórfico.

 

O deus infinito ainda não sendo concebido,

Talvez moisés decidisse tão só simplificar.

Como transmitir a escravos sem cultura

Esse conceito de deus pai onipresente,

Dos deuses do egito acostumados às imagens?

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