A APOTEOSE DE
HÉRCULES XIX – 22 junho 2022
(Ruínas de Hattusas, capital dos Hititas)
Hipta a
Dionysos numa cesta levaria,
em sua cabeça
mantida equilibrada,
sendo por Lídios
e Frígios adorada,
a qual foi por
igual identificada
como a deusa
Hepi ou Hepti, que se descobriria
em Boghaz-Köy,
por Hititas celebrada,
por seus
aliados de Mitani idolatrada
e ao ser com
Hércules em matrimônio consagrada
indicaria que
tantos feitos a Hércules atribuídos
com heróis de
outros povos deverão ser repartidos.
Esta Hebe ou Hepi geralmente era mostrada
em Hattusas dos Hititas como um leão a
cavalgar,
a caminho de celebrar seu casamento
com o Deus das Tempestades dos Hititas,
mas em mosaicos também é representada
como Hepatu, que costuma interpretar
o Dr. Hrozny, por cujo conhecimento
foi interpretada também a língua dos
Hurritas,
como sendo a juventude a ela consagrada,
a Hebe sendo Hepatu sem dúvida associada.
Mas Hrozny,
que decifrou a língua hitita,
com a deusa
Hawwa também a identifica,
que como “Mãe
de Todos os Vivos” se traduz,
a qual no
Gênesis é citada como Eva
e cada
príncipe ou rei Canaanita
para si o
título “Abdihepa” reivindica,
ou seja,
“Filho de Hepa”, que conduz
à santidade sonora
que a Hebe leva
e embora
deuses não adorassem os Hebreus,
Adão ou “Abdi”
foi um dos heróis seus.
Grande número
de filhos é atribuído
a Hércules,
cada região reivindicando
para seus reis
a sua paternidade.
Euristeu todos
de seu reino expulsaria,
Tirinto tendo
a Alcmena recebido,
também seus
filhos e parentes abrigando.
Ante tal
exigência de plena iniquidade,
Ceyx bem pouca
força reuniria
e os
Heráclidas partiram juntamente,
asilo em vão a
suplicar-lhe humildemente.
A APOTEOSE DE
HÉRCULES XX – 23 junho 2022
Com eles
partiu Iolaos e toda a casa
de Licymnios,
mais os aliados Arcadianos.
Somente Atenas
se dispôs a desafiar
as ordens de
Euristeu. Seu rei, Teseu,
demonstrando a
justiça que o embasa,
recebeu em seu
reino os Herculanos,
que no Altar
da Misericórdia foram suplicar
e mesmo uma deme na cidade floresceu,
uma de suas
tribos de maior valor,
a combater
sempre pela cidade com ardor.
Foi esta a causa da primeira guerra
entre Atenas e o Peloponeso;
vendo os Heráclidas em sua hospitalidade,
um grande exército convocou Euristeu,
para assolar toda a ateniense terra,
pois Euristeu temia ser deposto e preso;
Iolaos e Hylos a resistir com hombridade,
mas uma profecia por entre eles
percorreu:
que um da estirpe de Hércules deveria
morrer,
para impedir que Atenas Euristeu fosse
vencer.
Deste modo,
para salvar os seus irmãos,
a única filha
de Hércules conhecida,
por nome
Macária, então se suicidou;
logo a seguir
os Atenienses triunfaram
e na batalha,
mesmo lutando quais leões,
aos filhos de
Euristeu levaram de vencida;
Teseu
pessoalmente no combate derrotou
a Alexandre e
Ifimedon, que ali tombaram,
morrendo
igualmente Eurybos e Mentor
e Perimedes,
mesmo lutando com valor.
Euristeu
abandonou o combate, temeroso,
mas por Hylos
foi depressa perseguido,
que com sua
quadriga o ultrapassou
e de um só
golpe lhe cortou a cabeça,
levando a
Alcmena o prêmio tenebroso,
que os olhos
lhe furou, com ódio incontido.
Outros
Heráclidas, que Hylos acompanhou,
com cujos
filhos a estirpe sempre cresça,
se
estabeleceram junto do portão
de Tebas, sem
de ingressar ter permissão.
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