OS FILHOS DE
ABRAÃO I – 19 MAI 21
Segundo consta,
permaneceu Abraão fiel
à sua Sara, até
que esta lhe pediu
que fecundasse
a Hagar, sua escrava,
para que o
filho fosse tido como seu:
daria à luz
sobre seus joelhos, num painel
bem confirmado,
quando assim se agiu,
como filho
dessa ama que a amparava
e tal favor
Abraão lhe concedeu.
Talvez difícil
até fosse por demais,
mesmo sendo
então normal poligamia;
se até então
não tomara concubina
era por Sara
nutrir um real amor,
mas ao pedido,
nos simbolismos habituais,
Abraão, com
certo alívio, atenderia:
de certo modo
sobre a esposa é que inclina,
fertilidade a
oferecer-lhe qual favor.
OS FILHOS DE
ABRAÃO II
Não sei quantas
vezes o mesmo ato
repetiu o
patriarca já velhusco;
decerto até
estar certa a gravidez,
possivelmente
suspendendo nova ação,
o seu herdeiro
a gerar por esse fato;
na Escritura
explicação ainda busco
se tentou lhe
provocar outra prenhez,
tendo a
promessa de numerosa geração.
Assim, já em
seu tempo de velhice,
nasceu o Pai
dos Árabes, esse Ishmael;
só imagino o
que deve ter custado
à Sara dita
estéril, fazer tal sugestão,
nem tampouco
quanto à serva Hagar se desse,
o nascimento
desse filho um pão de fel,
a esterilidade
de Sara tendo confirmado,
mesmo o costume
a atribuir tal solução.
OS FILHOS DE
ABRAÃO III
Mas depois do
nascimento milagroso
do filho Isaac
daquela estéril dita,
rapidamente o
ciúme nela cresce
e junto ao
marido insiste na expulsão
do primogênito,
por certo algo impiedoso,
carinho por ela
decerto nele habita
e Ishmael sendo
resposta a firme prece:
certo o objeto
de constante discussão!
Vejam quão
grande deve ter sido o amor
desse Abraão
por sua velha esposa,
que certamente
outros filhos não teria,
que a Ishmael
enviou para o deserto!
E quão grande
igual seria o rancor
de Hagar nessa
instância dolorosa;
talvez em Sara
maior rancor havia
e de Abraão
rasgado o peito aberto!
OS FILHOS DE
ABRAÃO IV
Talvez movido
por força do remorso,
teve o impulso
que atribuiu a Jeová
de sacrificar a
Isaac inutilmente:
quem imaginar
pode de sua culpa a extensão?
Contudo, após a
morte de Sara, o velho dorso
em repentino
vigor se encontrará
e por concubina
tomou-a finalmente,
essa Ketura que
tão poucos lembrarão.
Não saberia
dizer se ele a comprou
ou a recebeu de
um vizinho de presente,
ou pôs os olhos
sobre alguma escrava...
O certo é que
seis filhos concebeu,
a Zimrah,
Jokshan e Medah gerou,
Midian, Jozbak
e a Shua, finalmente,
mesmo seus
netos a Escritura nos deixava,
e o próprio
Assírio foi descendente seu!... (*)
(*) Consulte o
Gênesis, Capítulo 25.
OS FILHOS DE
ABRAÃO V
Outros foram
Letushim e Leumim,
Ephah, Epher,
Enoch e até Sabá,
tantos povos
assim seus descendentes
e mais Abida e
Elda, que a mim parecem
serem mulheres,
chegando mesmo assim
a conclusão que
mais de um contestará,
homens sendo
tantos dele provenientes,
que até ministros geralmente esquecem.
Toda a sua
herança a Isaac concedeu
e aos demais
filhos, carregados de presentes
ele mandou que
marchassem para o Oriente,
que se evitasse
qualquer rivalidade.
É até possível
o que Maomé nos deu:
que tivesse acompanhado
esses parentes
na construção
da Ka’aba, reverente,
e só depois
retornasse à própria herdade...?
OS FILHOS DE
ABRAÃO VI
A Bíblia cala
sobre seu destino,
salvo o que foi
acima registrado.
Mas ocorreu um
episódio semelhante,
em Números
Doze, após a morte
de sua Zípora
ou Séfora ser destino,
quando Moisés
foi com Kushita entrelaçado,
mulher negra,
que seja claro o que se cante, (*)
sua irmã Míriam
furiosa com tal sorte!
(*) Em Êxodo 12:38 há referência a um “misto
de
gente” que saiu
do Egito com os Judeus.
Com Aarão foi a
repreender Moisés,
por ter tomado
concubina de outra cor,
mesmo entre os
Hebreus um tal pendor
ao preconceito
racial, mas Jeová
a irmã cobriu
da cabeça até os pés
de branca lepra
a provar seu desfavor,
mas não Aarão,
do sacerdócio portador,
tal
discriminação condenada desde lá!... (*)
*) No
acampamento de Hazzeroth, ficando Miriam
banida por uma
semana, até ser curada.
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