domingo, 4 de novembro de 2012

O CANTO DA SEREIA

Imagem:fly.com/Famous+Mermaid+Painting.html

O CANTO DA SEREIA  I

Sempre há perigo no canto da sereia;
é de conhecimento comum um tal percalço;
seu canto belo é da pureza falso,
não mais que um risco musical que enleia.

Sempre há perigo no amor que te incendeia;
não obstante, lhe corres ao encalço,
buscando nos rochedos fado salso,
que o mau destino é sempre sorte alheia...

E nessa busca gerada por paixão
a mansa areia não se encontra em cada ilha,
e mesmo a praias se arriba raramente.

Busca a sereia o marinheiro, em vão;
busca tua alma da paixão a armadilha,
enquanto a sorte te fere, indiferente.

O CANTO DA SEREIA II

Que amor existe de permanência ou de paixão.
Um não te leva aos páramos da glória.
mas o outro é maravilha feita escória;
um te domina com plena convicção

enquanto o outro se pondera ao coração,
com um laivo de tristeza merencória;
paixão revolve as nuvens, transitória,
amor se aninha aos poucos na emoção,

porque a paixão que te queima, toda inteira,
avassaladora que ainda te pareça,
não se destina a durar mais que um instante;

após gozada, se queima, alvissareira;
mas se perdida, não há como se esqueça,
em sua ilusão de um sonho delirante.

O CANTO DA SEREIA III

Porém vale bem mais ter na memória
que esse fulgor a brilhar em cintilância,
quanto mais forte, maior sua inconstância:
paixão perdida em mácula vibrante,

que não passa de episódio em tua história,
uma efeméride fugaz, sem substância,
enquanto amor verdadeiro é expectância
que cresce aos poucos, singela, mas constante.

Vês esse amor que dia a dia aguarda
e até pensas adiá-lo ser possível;
gozar primeiro a paixão mais exaurível

que perante teu olhar bem pouco tarda...
Queres primeiro o canto da sereia,
cálido banho que a alma te incendeia...

O CANTO DA SEREIA IV

Contudo ocorre que acaba todo o canto
e logo azeda como aberto vinho;
enquanto amor é feito de azevinho
e escorre docemente o seu encanto.

O canto acaba e permanece o pranto,
enquanto o verso se redige de mansinho
e se pode reler, com mais carinho,
na igual medida que aconchega o manto.

E assim se pensas poder amor adiar,
por teres tempo no escoar futuro,
do vero amor tua ânsia menoscaba.

Que o tempo inteiro capricha em deslizar
e logo escorre de teu peito, impuro...
O amor espera... mas teu tempo acaba.

HELENA  FECUNDADA  I  (30 set 12)

O  que eu faria, se algum dia tivesse,
Entre meus braços, a mulher mais linda
Que viveu sobre a Terra, nessa infinda
Exultação da magia de uma prece?

O que faria eu, quando estivesse
No fundo de seu ventre, nessa vinda
Ao prélio antigo, à luta que nos brinda
A  própria natureza que nos desce

A este mundo e a novas criaturas
Leva a gerar, sem dó e sem piedade?
O que faria eu, se fecundasse

Essa mulher tão bela... e vozes puras
Se alçassem nesse coro de vaidade,
Mas sem que a ela jamais eu dominasse?

HELENA  FECUNDADA  I I

O  que eu faria, perante a multidão
De todas as donzelas desta Terra,
Todos os úteros que a superfície encerra,
Apressurados em coortes de paixão?

O que faria, se a um aceno de minha mão,
Todas as vestes que a virtude encerra
Se espalhassem no solo, em mansa serra
E se entregassem à minha pretensão?

O que eu faria, perante a imensa fila
De todas as Helenas disponíveis
Na empreitada desta fantasia?

Na posse plena da mulher de argila,
A  escolher para meus grãos imperecíveis,
Quais as Helenas que então acolheria?

HELENA  FECUNDADA  I II

Vamos supor que eu fosse desejado,
Não por mim mesmo, mas pelo potencial
De meus genes, em sua forma natural
Ou artificial, por um coro entusiasmado?

Que então meu sêmen fosse retirado
Por um qualquer processo material
E fosse usado como manancial
Em cada ventre assim selecionado?

Isso é possível hoje, realmente.
Existem bancos de esperma e doação;
Já foi pedida a muitos, outrossim,

Que conservada fosse a sua semente.
Embora até hoje tal cessão
Nenhuma clínica solicitasse a mim...

HELENA  FECUNDADA  I V

Seria esta certamente a alternativa
Bem menos cansativa que uma orgia...
E falando francamente, preferia
Do que servir à procissão altiva...

Talvez quisesse uma Helena rediviva,
Mas minha vida certamente gastaria
E meu ideal em pesadelo tornaria,
Caso minha vida fosse ao sexo cativa...

São dessas coisas que parecem sonho,
Mas todo homem já nutriu a fantasia
De se tornar o último na Terra...

Sem perceber como seria medonho
Ser ordenhado como vaca que mugia,
Até a última gota que ele encerra...

A ÚLTIMA HELENA I (1º out 12)

De novo, a sensação de ter nos braços
a mulher mais bonita deste mundo...
Por quem escrevo versos, gemebundo,
como se fossem torturas os escassos

momentos de magia, os embaraços
de ter comigo, em momento tremebundo,
o estranho amor pelo qual eu me contundo
e lambo minhas feridas e trompaços...

Na verdade, é o amor que a torna bela
por mais formosa que o seja, na verdade,
essa mulher de espírito profundo.

Beleza existe em mim mais do que nela.
É meu amor que a transforma, sem vaidade,
nessa mulher mais linda deste mundo...

A ÚLTIMA HELENA II

Que se afaste de mim, então, Helena!
Há muitos anos traduzi-lhe a história,
queimada em chamas a derradeira glória,
gota de sangue em talho de verbena...

De Helena já cantei a final pena
e me recuso à nova lira transitória;
sou citaredo a descrever a escória
dessas ruínas antigas que envenena...

Por que então Helena me persegue
em novos versos, em plumas de sonetos?
Eu nunca a desejei, mesmo a mais bela,

embora a sombra do pejo ainda me regue
e me conduza a retomar projetos,
maugrado meu, que pertencem só a ela...

A ÚLTIMA HELENA III

Canto de Helena por estar preso à corrente,
grilhão da raça que à muralha, firmemente,
me prende e em calabouço me conserva,
escravo e prisioneiro permanente...

Igual que os ancestrais, provei da erva
e me tornei o trânsfuga da serva,
água de angústia bebi, frequentemente,
pura lixívia que em meu peito ferva...

Pois Helena é a mulher por excelência,
que me contempla, em leve parpadear,
por um instante apenas, a passear...

Que me reduz inerme, em impotência,
sem que consiga a seu apelo recusar,
encadeado no fulgor da incontinência...

A ÚLTIMA HELENA IV

E em cada olhar encontro um grão de poeira
da antiga ossada que a Helena pertenceu;
em cada ventre que amor me concedeu
algo desliza dessa beleza inteira...

E assim vejo, na mulher interesseira.
a ambição que de Helena descendeu;
e em cada jovem sincera se escondeu
a sua magia transitória e hospitaleira...

Não fui Páris, Deifobo ou Menelau
e a mesmo tempo em mim ainda persistem
esses amantes de um destino mau.

E as esperanças de um meigo desatino,
até o presente, no peito não desistem,
que desde a infância forjaram-me o destino!

SUMÁRIO I (2 OUT 12)

Canta a sereia em avidez de luz,
no verde mar que o infinito alcança;
a musa canta sobre a areia mansa,
a diva entronizada ainda reluz...

E das feridas o nauseabundo pus
se congela como lâmina de lança,
coagulado em anêmona esperança,
alçado aos cravos da moribunda cruz.

O que quer essa sereia, assim, comigo?
Desejo nela me afogar, na hora
que de seus lábios ressumbre tal convite.

E meu próprio castigo então persigo,
a lamentar-me até dessa demora
com que me destruir ainda hesite.

SUMÁRIO II

Será a sereia maligna qual dizem?
Só a buscar arrastar às profundezas
as vítimas seguras de incertezas,
os marinheiros a quem vagas alisem?

Será Helena as dunas em que pisem
meus pés revoltos de tantas madurezas,
meus lábios ávidos de tornar-se presas,
meus ossos que em ruínas brancos gizem?

Sereia Helena... Será apenas solitária,
sem querer malfadar a quem a busque,
como a afogada de feroz abraço?

Nessa ilusão de íris multifária,
que por instantes qualquer estrela ofusque,
no voluntário lançar-me no seu laço...?

SUMÁRIO III

Será Helena assim o meu fadário?
Sou eu que nela busco afogamento,
enquanto ela é tão só o deslumbramento
de ter nos braços a vida em seu sacrário?

Será a sereia das ondas o sudário,
renascimento no mesmo alumbramento,
sepultamento salgado de um portento,
o resplendor de um abraço caritário...?

Canta a sereia e a escrever me esforço,
mas suas palavras mal posso captar,
chegam mais rápido que as posso redigir.

E então me afogo apenas no remorso
dos níveos braços de Helena me afastar
e com meus próprios esgares me iludir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário