sábado, 13 de abril de 2013






PARADOXO DE UM TOLO I

Se eu afirmar ser sempre mentiroso,
saberás bem que estou mentindo agora;
porém, se estou mentindo nesta hora,
então te minto ser sempre mentiroso...

Mas se mentir ser sempre mentiroso,
então talvez verdade fale agora;
e se falo a verdade nesta hora,
bem saberás que não sou um mentiroso.

Mas se te minto faltar sempre à verdade,
escondo que à verdade não te falto;
e, se não falto à verdade, estou mentindo;

E se te afirmo falar sempre inverdade,
sou verdadeiro na mentira em que te assalto
ou só estarei mentiras transmitindo...?

PARADOXO DE UM TOLO II

Se eu te disser então que nunca minto,
saberás que o que falo é uma inverdade,
tão natural que é a humana falsidade,
que nem sequer a mim conto o que sinto.

Desse modo, se te afirmo o quanto sinto,
seja de amor, de ódio ou de vaidade,
duvidarás de tal sinceridade,
por ser mentira afirmar que nunca minto.

Eu te direi, então, que eventualmente
te mentirei, quando me for necessário
e um bom motivo a tal me impulsionar.

Mas não serei da mentira perdulário:
ser verdadeiro é bem mais conveniente,
pois se mentir, irás me acreditar...

PARADOXO DE UM TOLO III

Se eu te disser, porém, que sempre brinco,
o meu brincar não será levado a sério,
por mais que até pareça despautério
tal mentira em que ponha mais afinco...

E da verdade, eu perderei o vinco,
pois pensarás, de modo deletério,
que só estou a brincar e um cemitério
de boas intenções no solo eu finco...

Somente porque quis, em meu brincar,
esconder a seriedade de meu sonho,
sem te negar a liberdade de descrer...

É assim que fico, nesse deslizar,
sem me atrever a meu amor bisonho
como mais sério que a vida descrever...

PARADOXO DE UM TOLO IV

Se precisas mentir, conta uma parte
apenas da verdade e não inventes
histórias longas, recriar não tentes
o que nunca aconteceu, porque destarte,

ao inventares  desculpa que descarte
o que de fato houve, é provocar
mais uma série de mentiras e buscar
melhor história que à descrença farte...

Mentir é trabalhoso.  Bem melhor
é contar a verdade, sempre (ou quase),
porque mentiras tendem a dar cria...

Mas esquecendo uma parte, o narrador
para explicar-se encontra maior base,
por não lembrar-se de tudo o que fazia...

PARADOXO DE UM TOLO V

Existem muitos tipos de mentira;
há, por exemplo, a mentira caridosa:
"não tem espinhos", se afirma de uma rosa,
se em desabono desta algo surgira.

"Deu negativo", ao julgar que menos fira
o coração de alguém do que a valiosa
informação de que é câncer a outra rosa
que de seu ventre a se nutrir se insira.

Esconder uma morte ou uma doença,
seria um jeito de poupar o sofrimento
dessa pessoa com quem conversamos.

Mas, de fato, quem se poupa nessa crença
somos nós mesmos, em egoísta pensamento
de não vermos sofrer a quem amamos.

PARADOXO DE UM TOLO VI

Existe aquele que sempre se engrandece:
fala de si muito mais do que merece,
para mostrar aos outros que é melhor
do que parece ser -- e o é, de fato...

Assim, do que não mente, até parece
que coisa parecida lhe acontece:
ser mentiroso lhe daria mais favor
que ser o alvo de descrédito e boato...

E o que fazer, se nem nós acreditamos
já ter feito muito mais que a maioria
fez toda a vida, no prazo só de um ano?

Talvez seja melhor quando aumentamos
o que fizemos, como fazem; e a valia
do desconto não nos cause grande dano!...

PARADOXO DE UM TOLO VII

Porém se eu te disser que nunca brinco,
que falo a sério em todos os momentos,
então, quando eu mentir, teus pensamentos
me tomarão por mentiroso, com afinco;

mesmo que eu seja verdadeiro nesse vinco,
serei julgado por falsos sentimentos,
pois mentirei nos teus pressentimentos
e serei falso em tudo em que me finco;

se te contasse que apenas eu brincava,
ao dizer que sempre uso seriedade,
talvez bem mais profundo condenasses;

pois cada vez que eu falasse, maliciava,
brincando seriamente com a verdade
e de todo o meu amor tu desconfiasses...

PARADOXO DE UM TOLO VIII

Quando se pensa falar só a verdade,
é então que mentimos totalmente:
mentimos a nós mesmos, na indecente
certeza de não darmos a inverdade,

pois todos nós, tão só pretensidade
somos o tempo todo, intensamente:
enganamos ao redor, diariamente
e bajulamos nossos poços de vaidade.

Se nem sequer comigo eu sou sincero,
porém pretendo ser o que não sou
e escondo de mim mesmo minhas razões,

o que direi daqueles em que espero
gerar confiança em mim, bem onde estou:
nessa dança de ardis dos corações.
  
PARADOXO DE UM TOLO IX

Eu te direi então, que dissimulo;
que amor escondi, pela mentira;
que desamor cantei, pela minha lira;
que a dor desta mentira, à pena engulo;

e que a verdade, por amor, anulo:
queimo a mentira na lenha de minha pira;
vejo a verdade que, a debater-se, estira;
cada palavra é sangue em que me açulo.

E se eu mentir, querendo demonstrar
que só a verdade na minha alma dura,
mais me dura a verdade na mentira...

Que a verdade é cata-vento a revoar,
ao passo que a mentira de alma pura
volta no vento, enquanto o vento gira...

PARADOXO DE UM TOLO X

Dissimulada assim, essa mentira
ainda mais dissimula que a verdade:
por mais contada com sinceridade,
toda verdade sua verdade estira...

Mas, pelo vento, tal mentira gira,
enquanto que a verdade, em falsidade,
por mais que creia na própria veleidade,
crava raízes na terra em que se fira...

E busca em vão amor ser verdadeiro,
pois, ou esconde o egoísmo derradeiro
ou dissimula a verdadeira fome,

na verdade em que a mentira transcorreu,
ao dar-se amor, talvez amor se tome,
muito mais do que o amor que a gente deu.

PARADOXO DE UM TOLO XI

Mentira então, é o que uma mente tira
de dentro de si mesma e o olhar esconde;
e nem sequer a mente sabe donde
se retirava a tiragem da mentira...

Porque mentira é o que toca cada lira,
enquanto bota para fora de seu onde
o que ainda esconde sem saber aonde,
quando a verdade tal mentira vira...

E, se mentira é quanto a mente tira
e se é, portanto, o quanto a mente bota,
eu não te conto mentira, mas "membota".

E, se no fundo, teu bem minha mente mira,
bem mais verdade existe na mentira,
que na verdade que eu pingo gota a gota...

PARADOXO DE UM TOLO XII

Assim eu minto, se digo que te quero
com um amor de amigo ou até de pai;
eu dissimulo --  e em tal mentira vai
toda a tristeza de meu amor sincero...

E quando eu minto que não mais espero
por tal amor por que minha alma esvai,
em tal mentira novamente cai
toda a verdade de meu desespero...

As minhas mentiras são assim constantes,
nessas verdades feitas de jamais
de que a mentira mais verdade tira...

Porque te quero, sim, mais do que antes,
por esse muito não te querer mais
e essa é toda a verdade em minha mentira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário