domingo, 10 de julho de 2011

GIZ DO (EN)FADO


GIZ DO (EN)FADO I  

Esta minha pilha de sonetos, coisa estranha!
Vida própria parece ter desenvolvido:
rascunhar semanalmente tenho tido
vinte poemas ou mais, que a pilha ganha...

E passo a limpo uns dez, o que a pilha lanha
apenas bem de leve; e tem crescido
regularmente, há anos se nutrido,
mas me parece que hoje nova manha

para comigo arquitetou.  Ultimamente
tenho passado a limpo mais de vinte,
em vasto esforço, que essa pilha tenta,

finalmente, reduzir... Mas, de repente,
os meus rascunhos aumentaram por acinte:
só esta semana já fiz mais de sessenta!...

GIZ DO (EN)FADO II  

Quem sabe se essa pilha adormecida
já não desenvolveu redes neurais,
por quânticos caprichos e afinais,
nalguma forma de obscura vida...

A qual eu nutro por meio de minha lida:
que não deseje diminuir jamais,
sempre a amontoar mais cartões de originais,
até tornar-se em imortal jazida...

E depois que eu morrer, como será?
Talvez de alguma forma até aprisione
minha alma em coleios de serpente...

Sem me deixar seguir ao deus-dará,
mas me obrigando a alimentar sua fome,
redigindo do astral som diferente...

GIZ DO (EN)FADO III 

Em minhas veias corre linfa em vez de sangue,
um ícor incolor, gélida chama,
que me percorre o corpo, que me inflama
a fazer versos até tornar-me exangue...

Dizem que o adejo das asas cristalinas
das borboletas influencia o clima
e provoca furacões, o que me intima
a acreditar em influências pequeninas...

Quem sabe, de meus versos o ruflar,
o leve adejo da palavra triste,
despertará em ti certa emoção,

que interrompa o que andas a escutar,
quando, em silêncio, minha voz insiste
em te tocar bem fundo o coração.

GIZ DO (EN)FADO IV

EM CURTOS VERSOS
POBRE POEMA
JÁ GASTA A PENA
NOS MAIS DIVERSOS
DOS  ESTERTORES.

JÁ FOI-SE A TINTA
SEM QUE  PRESSINTA
QUAISQUER AMORES.

JÁ FOI O ESPAÇO
E HÁ ANOTAÇÕES
SOLTAS AO LESTE,
NO DIA BAÇO
DAS EMOÇÕES
QUE NÃO ME DESTE.

GIZ DO (EN)FADO V

Minha vida é um cubículo acanhado,
nos fundos de um teatro em que trabalho,
da noite ao dia, sem sequer assoalho:
não chega a ser "um palco iluminado"

e nem sequer "me visto de dourado":
não uso brim desbotado, mas não falho
em pôr o meu boné.  Sequer espalho
as ilusões de meu peito enamorado,

porque nenhuma há mais. Foram-se todas.
Ninguém me prometeu felicidade,
embora sinta, sem razão, contentamento.

Com traduções celebro as minhas bodas,
com elas tenho total cumplicidade,
pois nelas não me mostro um só momento.

GIZ DO (EN)FADO VI

Pela estrada da morte de um país
que nem história tem, salvo se história
é uma sucessão de luta inglória,
sem causa ou consequência no que diz...

Que aquilo que se guarda na memória
é uma chamada de órfãos e viúvas,
nessas montanhas e regiões sem chuvas,
em simulacros de países, cuja glória

é retirar dos generais o nome
que se foram fuzilando em amarguras,
postos de lado, em seu olhar de Buda...

Tal qual percebo como a coca mata a fome,
de Macchu Picchu flutuando nas alturas,
de braço dado ao fantasma de Neruda.

GIZ DO (EN)FADO VII

Não te respondo mais.  Desejos breves
se me acendem no peito e logo apagam.
Servem somente de pretexto e vagam
o coração.  E assim, desejos leves

se misturam nesse hotel.  Porém não deves
pensar que não te quero.  Só me alagam
pelo bem que quero a ti, porém me indagam
mil sentimentos puros como as neves.

Mas não têm consequência... Apenas sinto
que algo poderia, quem sabe, acontecer
em outros anos, talvez, em outras vidas...

E nunca digo nada e quase minto
ao dizer que nada queira suceder,
enquanto me desgosto em tantas lidas...

GIZ DO (EN)FADO VIII

Há muito me deixaram estas lidas
de ser lidas de amor e de esperança.
Hoje só busco o que minha mão alcança,
em seu leque de tarefas incontidas.

Dentro da mente, porém, há muitas vidas,
que nem sequer minha própria mente avança.
Mas dentro ao coração, trago bonança
e aos bons humores dou plenas guaridas...

Revisito-me na final satisfação
de um trabalho concluído com lisura
e até o amor para mim fez-se tarefa...

Meu superego domina o coração,
sem alegria, porém sem amargura,
porque a própria alegria me atarefa...

GIZ DO (EN)FADO IX

A deusa me contempla com receio,
por sob os olhos garços e cerrados,
os seus cabelos verdes e azulados
e os lábios de rubor partem-se ao meio.

E me revela a pureza de seu seio,
virginal, qual só pode a mãe de alados
mundos sem fim, que me fez consagrados
e que não compartilho e quase odeio.

A deusa me deseja e me avalia...
Sob qual tipo de canibalismo
irá me consumir, não sei.  Talvez em sexo,

mágoa de beijos, em festim de luzidia
carne osculada, a alimentar o egoísmo,
a morte e a vida em similar amplexo.

GIZ DO (EN)FADO X

Chegou o momento da mudez suprema,
em que o espanto da morte encontra a vida,
em que a um espírito o ventre dá guarida,
em que a expansão da alma é mais extrema.

Mudez/nudez, expressiva como a gema
de rubis palpitantes, que me espreita.
Em fulgor carmesim está sujeita,
gota de sangue que perfura e emblema

o momento merencório desse assombro,
o espectro esverdeado do metrônomo,
a antera deiscente em primavera,

nessa explosão que me reduz a escombro
e nem percebo como ser autônomo
da primavera deiscente dessa antera...

GIZ DO (EN)FADO XI

Sou como o Sol.  Expando o meu calor,
mas de modo diferente, que não gasto
minha energia toda e nem desgasto
meu coração nas penas vãs do amor.

Muito ao contrário, tanto maior valor
irradio de mim mesmo, a mim repasto,
na energia que produzo, pois me basto,
a iluminar-me, com muito mais fulgor,

na solidão, do que na vida a dois...
Estás em mim, bem fundo ao coração,
em que cresceu a flor azul da maresia.

Jamais me deixarás, mesmo depois
que meus ossos se esmaguem, ao pilão
da vida humana, que só dura um dia.

GIZ DO (EN)FADO XII

No fogo das estrelas de teus olhos
eu vejo dois diamantes, delirantes,
embuçados os coitados, mas vibrantes
e para o resto do muito eu ergo antolhos.

São duas flores teus olhos, os escolhos
em que já naufraguei, dilacerantes
essas estrelas fracas, bruxuleantes.
São simples flores, cujos mil refolhos

meu coração submeteram a duras provas.
As flores multicores já secaram,
as estrelas explodiram supernovas,

e os diamantes eram só industriais,
mas seus esporos com febre me deixaram
e os diamantes me lanharam muito mais.



Nenhum comentário:

Postar um comentário