quinta-feira, 26 de junho de 2014






A BARBA DO DIABO
(Folclore polonês, versão poética William Lagos,30 MAI 14)

A BARBA DO DIABO I

Certa vez, uma jovem polonesa
teve um menino, saudável e bonito,
mas que a deixou de coração aflito,
pois já nascera com barba completa:
não buço ou pelo que algum nenê afeta,
mas uma barba que seu rosto todo enchia
desde as orelhas e no queixo lhe crescia
e mais um lindo bigode, com nobreza!...

Seu marido até achou isso engraçado:
“Nosso menino será, por certo, muito macho!”
Sentiu a mãe, porém cara de tacho:
“Tão pequeninho!... Será que está doente?”
E após pedir a opinião de muita gente,
aconselharam-na a consultar a feiticeira,
que era de fato somente curandeira,
mas que tratavam com certo cuidado...

Foi a mãe à cabana da mulher
com seu menino, um tanto amedrontada...
“Entre, minha filha, não se arreceie de nada...”
“Eu lhe trouxe umas frutas do pomar
e uns bolinhos que estive a cozinhar...”
“Muito obrigada, mas me diga o que deseja;
se veio aqui, qualquer problema enseja...
Quem traz presentes, alguma coisa de mim quer...”

“Comadre, eu só quero o seu conselho:
o meu filhinho já nasceu barbado!...
Será castigo por algum pecado
que cometi ou que fez o meu marido...?
Não sei de mim, ele não está arrependido,
mas será que o garotinho vai morrer?
De coisa igual jamais ouvi dizer:
o pobrezinho já parece um homem velho!...”

A BARBA DO DIABO II

“Querida, isso é motivo de alegria!”
Falou, com gentileza, a curandeira.
“Terá boa sorte, é indicação certeira,
pois quando vinte anos completar,
com a filha do rei vai-se casar!...”
“Ai, minha senhora, terá plena certeza?”
“Não é só isso, terá de homem a beleza,
saúde, vida longa,força e quanto mais queria!”

A mãe saiu no maior contentamento,
dando a notícia a quantos conhecia:
logo a aldeia, com a maravilha, já fervia!
Mas ocorreu que da Polônia o rei
viajava incógnito, a garantir que a lei
fosse comprida em todo o reino com rigor,
apresentando-se como um rico mercador,
sem de comércio ter qualquer conhecimento...

E chegou justamente àquela aldeia,
indo dormir na minúscula estalagem;
e por pior que fosse essa hospedagem,
não reclamou, por já estar acostumado
com lugares bem piores no passado.
Das novidades não precisou indagar:
não faltou quem logo viesse lhe contar,
durante a hora em que fazia a ceia...

“Aqui na aldeia nasceu, há poucos dias,
um garotinho ostentando barba inteira
e proclamou nossa santa curandeira
que com a filha do rei se casaria
e em seu lugar, o novo rei seria,
assim que vinte anos completasse!”
Não estranharam que o visitante se engasgasse,
todos se achando na maior das alegrias!...

A BARBA DO DIABO III

O Rei Vyacheslav não gostou nada da história
e resolveu-se a dar cabo do menino;
indagou com cuidado o seu destino
e foi à casa em que havia nascido,
afirmando que Deus o havia instruído
para educar essa criança com amor:
que estudaria para ser grande doutor,
em Cracóvia, onde alcançaria a glória!

Então o apresentaria ao grande rei,
que como genro logo o aceitaria!...
Mentira fácil que à família iludiria
e embora a separação causasse dor,
toda a aldeia acreditou no “mercador”,
como o justo emissário do destino,
que como um rei educaria seu menino,
até casá-lo, conforme manda a lei!...

Ficara espantado com a tal barba completa,
nela pensando ver o dedo do Diabo!...
Mas como pretendia dar-lhe cabo,
deu à família bela soma de dinheiro,
pôs o nenê no alforje e, bem ligeiro,
para longe partiu no seu cavalo,
sem que ninguém se atrevesse a acompanhá-lo,
que a profecia se cumprira bem direta!...

Mas o rei, que era pérfido e malvado,
tão logo viu-se a sós, chegou a um rio
e atirou o alforje contra o frio
das águas, esperando que afundasse,
fazendo troça: Ele que agora se casasse
com sua filha...  Contudo, nem notou
que o alforje, a seguir, sobrenadou,
sem que o nenê sequer fosse molhado!

A BARBA DO DIABO IV

Um pescador viu o alforje ali a flutuar,
lançou-lhe a rede, num gracioso arco
e o puxou rapidamente para o barco,
mas quando o abriu, ficou muito espantado
vendo o garoto, tão pequeno e já barbado!
Mesmo assim, levou a criança à sua mulher,
que com a barbicha não se espantou sequer:
“Foi Deus que esse menino quis mandar!...”

E como não houvessem tido filhos,
criaram esse igual que fosse seu;
chamaram-no Remyk e ele cresceu
para tornar-se também um pescador;
mas nessa aldeia havia um padre educador,
que o ensinou a fazer contas e a escrever
e Remyk até pegou o hábito de ler,
mas recusando do sacerdócio os trilhos...

Vinte anos depois, o rei chegou,
numa noite de forte tempestade,
sendo acolhido com hospitalidade
nesse casebre do pobre pescador,
desta vez sem fingir ser mercador
e vendo o jovem de rosto tão barbado,
indagou, só para ser bem-educado,
se era filho do casal que o hospedou...


“É nosso filho, sim,” disse a mulher.
“Não minta ao rei,” contrariou o pescador.
“É igual que fosse, o criamos com amor,
mas, de fato, eu o encontrei no rio,
vinte anos atrás, num dia frio,
dentro de uma mochila, o pobrezinho,
descendo para o mar... mas bem sequinho,
sem as fraldinhas ensopar, sequer...”

A BARBA DO DIABO V

Comentando como achava o fato estranho,
para ver a tal mochila o rei pediu;
que era o seu velho alforje, logo viu...
Ai, ai, ai, pensou assustado o rei:
mas é o alforje mesmo que eu joguei!
Então o menino nunca se afogou...
de alguma forma, ele me ludibriou!
Virou um homem de todo esse tamanho!...

Mas com minha filha não o deixarei casar!
E como não parasse de chover,
outra maldade veio logo a lhe ocorrer;
e disse aos pescadores, altivamente,
que sendo o Rei da Polônia, certamente
para Varsóvia voltar não poderia,
porque a tal chuva dificilmente cessaria
e o guarda-chuva não pensara em carregar!

“Por favor, emprestem-me o rapaz,
para que vá até o meu castelo...
Dou-lhe um zloty do meu ouro mais belo,
quando meu guarda-chuva me trouxer!”
Remyk prontificou-se a obedecer,
sem estranhar que não pedisse sua carruagem!
Enfrentaria a tempestade com coragem:
“Majestade, pelo rei tudo se faz!...”

“Contudo, espere, que um bilhete vou escrever,
para que o mostre ao oficial da guarda...
Ao vê-lo assim, sem minha libré ou farda,
não somente o guarda-chuva não dará,
como também no calabouço o enfiará!...”
E encontrando em sua bolsa um documento,
nele escondeu o seu mau pensamento,
com lacre e sinete que lembrara de trazer!

A BARBA DO DIABO VI

“Comandante, minha ordem é a seguinte:
assim que leres, prende esse portador
e corta-lhe a cabeça, sem pena nem favor;
coloca o corpo em ataúde, no armazém;
quando chegar, quererei vê-lo, também.
Retornarei após passada a tempestade:
faça-se tudo conforme a minha vontade;
receberás boa recompensa, com requinte!...”

O rapaz, carregando a ordem do rei,
que abrir para ler nem tentaria!... –
pôs-se na estrada, mas a chuva que caía
o atrapalhou e perdeu o seu caminho;
chegada a noite, o frio era daninho,
mas à distância, uma lâmpada enxergou
e para aquela direção se aproximou:
Perdão, meu rei, amanhã continuarei!

Chegando lá, para seu grande espanto,
era um enorme vagalume pendurado
numa gaiola, presa à beira do telhado...
Bateu à porta, escutando uma vozinha:
“Quem se atreve a bater na minha cozinha?”
Ele entrou, para da chuva se escapar
e viu uma velha, no fogo a se esquentar,
enrodilhada nas dobras de seu manto...

Era tão magra, que parecia um graveto...
“Ai, menino, o que vem fazer aqui...?”
“Vovozinha, com essa chuva me perdi,
ia buscar um guarda-chuva para o rei,
mas está escuro, amanhã prosseguirei...”
“Ai de ti, aqui mora o Come Gente!
Ele saiu a caçar, mas de repente,
ele retorna e te devora, pobre neto!...”

A BARBA DO DIABO VII

“Estou molhado e com frio, não tenho medo...”
“Mas não sabes que o nome dele é certo?
Já devorou muita criança aqui por perto!...”
“Ora, eu sou homem, tenho esqueleto duro,
minha barba é longa, me encolho em canto escuro,
só de me ver, o apetite dele some!
Tenho certeza que Come Gente não me come!”
“Mas não se queixe, que o avisei bem cedo!...”

Remyk estava exausto e se estendeu
num canto escuro, junto da parede;
sem nem pensar na própria fome ou sede,
como uma pedra, logo adormeceu...
Quase em seguida, o papão apareceu,
tinha comido quatro javalis,
mas o cheiro de Remyk em seu nariz
de imediato seu faro surpreendeu!

Ficou fungando em volta da cozinha:
“Vovozinha, sinto cheiro de cristão!
Já garanti para amanhã a refeição...”
“Ora, meu neto,” falou a boa velhinha,
“É só um rapaz que se perdeu nessa chuvinha;
é magro e duro, não vai lhe dar prazer,
irá quebrar os dentes, se o comer!...”
“Ele amolece numa boa fogueirinha...”

“Mas afinal, por que saiu na tempestade?”
“Ia ao castelo, levar recado que mandou
El-Rei Vyacheslav, mas a chuva o atrapalhou;
está a dormir, igual que uma pedrinha;
ficou empapado, olhe só a pocinha
de água que da roupa lhe escorreu...”
“Se pegar pneumonia, já morreu!
Transformá-lo em ensopado é até bondade...”

A BARBA DO DIABO VIII

“Mas quero ver que tal bilhete é esse
que precise de ser entregue no castelo...
Pois vejam só, esse rapaz é belo,
mas é bem magro mesmo, um esqueleto...
Mal vejo carne para cravar no espeto...
Ora, Vovó, mas esse é aquele rapazinho
que nasceu com barba no distrito aqui vizinho,
para casar com a princesa, assim parece...”

“Acho que o rei alguma peça lhe pregou!”
E o Come Gente ajoelhou-se, com cuidado,
tirou o bilhete de um bolso bem fechado,
no qual a chuva não havia penetrado
e leu depressa o conteúdo do recado!...
“O rei mandou que a cabeça lhe cortassem
no momento em que os guardas o agarrassem!
Mas esse rei é mais ogro do que eu sou!...”

E sendo um ente mágico, o Papão
passou os dedos pelo documento,
modificando totalmente o ordenamento:
“Tão logo esse rapaz chegue ao castelo,
que se celebre um casamento belo
com minha filha, que já é meio solteirona;
é mais que tempo de virar matrona:
netos preciso para a minha sucessão!...”

E rindo muito, Come Gente foi deitar;
seu bucho cheio com tanto javali
não tinha fome, adormecendo logo ali...
No outro dia, fez mingau a Vovozinha,
para Remyk, com bom leite da vaquinha
e o rapaz colocou o pé na estrada,
com a mensagem desde a véspera enviada,
sem nada em absoluto desconfiar!...

A BARBA DO DIABO IX

A rainha surpreendeu-se com a mensagem,
porém sua filha já tinha vinte anos...
Reconheceu os gracejos desumanos
de seu marido e ordenou o casamento,
por coincidência, no dia e no momento
em que Remyk vinte anos completava
e sem delongas, a sua boda celebrava,
sua boa sorte aceitando com coragem!...

Vyacheslav só voltou após um mês,
depois de completar as suas andanças...
Ficou furioso, sabendo das mudanças,
mas sua própria letra ele encontrou
no bilhete que a rainha lhe mostrou...
“Com mil diabos!” – disse o rei – “já é ter sorte!
Cumpriu o destino em vez de encontrar morte!
Mas vou agora me acertar com esse freguês!”

Porém quando a Remyk interrogou,
ficou sabendo onde ele se hospedara;
Come Gente é que a carta transformara,
mas o rapaz, tudo pensado, era inocente;
com ele a filha estava bem contente;
reconheceu o seu desejo mais secreto:
ter um herdeiro que também fosse seu neto;
mas com tal genro não se conformou...

“Pois não penses que está tudo resolvido!
Ora, a única coisa que trazes é tua sorte
e essa barba de tão grande porte!...
Se ao menos fosse a Barba do Diabo,
que mais sorte me daria, ao fim e ao cabo!”
“Se for o desejo de Vossa Majestade,
eu lhe trarei essa barba, de verdade!...”
“Pois faça isso e então será genro querido!”

A BARBA DO DIABO X

Remyk beijou a esposa, selou o cavalo,
pegou dinheiro e uma espada de bom porte
e lá partiu, em direção ao norte,
que acreditava ser nos confins do inverno
o portão negro que dava entrada ao inferno.
Mas na primeira cidade que encontrou,
chegou a guarda e pronto o dominou:
“Será enforcado no cantar do galo!...”

Mas ele disse que era um adivinho
e viajava para o Diabo consultar;
disse o Prefeito: “Pois então, vá perguntar
por que o leão da praça, que rugia,
já se calou há dez anos mais um dia!...”
Então Remyk prometeu que indagaria
e na viagem de retorno lhe diria,
tendo licença a prosseguir em seu caminho.

E na cidade seguinte em que chegou,
novamente pretendiam condená-lo!...
Mas o rapaz nem apeou do seu cavalo:
“Sou adivinho e vou ao Diabo consultar!...”
Chegou o Burgomestre e lhe indagou:
“Por que a chuva que antes aqui era de ouro
virou só água e se esvaziou nosso tesouro?”
“Eu lhe direi quando voltar,” ele falou.

Finalmente, alcançou um grande rio,
em que pediu passagem a um barqueiro.
“Do outro lado é o Inferno, caminheiro!”
“É lá que eu vou, falar com o Diabo!”
“Tenha cuidado com a força do seu rabo!
Mas se vai mesmo, pergunte então por mim
Por que a água deste rio é preta assim!”
“Direi na volta!” – falou Remyk, em grande brio.

A BARBA DO DIABO XI

“Mas vai ter de deixar o seu cavalo,
que no meu barco não o posso transportar;
na estrebaria, contudo, o posso conservar...”
Remyk concordou e cruzou o rio,
meio encolhido, em função do vento frio...
“Mas sempre ouvi que o Inferno era quente!”
“Gelou inteiro, com os pecados dessa gente
que após a morte vem aqui para habitá-lo!...”

Seguiu Remyk a pé, até ver sobre um portão:
“Aqui mora o Diabo com sua escolta;
quem me cruza para fora nunca volta
e os pecadores são assados devagar,
num fogo frio que ninguém pode apagar!”
Havia uma velhinha, em cadeira recostada,
com cara triste e expressão magoada
e o rapaz a saudou, com atenção...

“Olá, comadre, posso saber quem é a senhora?”
“Eu sou a avó do Diabo,” respondeu.
Igual que a do Papão! – se surpreendeu
Remyk.  Será que é boa essa velhinha...?”
E começou então a chamá-la “Vovozinha”...
A velhota logo a seguir se derreteu:
Mas que rapaz bem-educado apareceu!
“Meu netinho,” perguntou, “chegou sua hora...?”

“Não, Vovozinha, ainda estou bem vivo,
mas preciso conversar com o seu neto...”
“Diga porquê, se não for muito secreto...”
“Eu quero a Barba do Diabo, Vovozinha!”
“Nunca a raspou, sequer uma vezinha...”
“Mas então, deve ser muito alongada!”
“Não, cresce pouco, porque fica chamuscada;
ele mexe nas fogueiras, é tão ativo!...”

A BARBA DO DIABO XII

“Ai, Vovozinha, será que eu não consigo?
Quem sabe se eu lhe peço com jeitinho...”
“Vai ser pior ainda, meu netinho,
porque o Diabo é um tremendo malcriado
e vai odiar ver um rapaz bem-educado...”
“Mas, Vovozinha, e a senhora não me ajuda?”
De comovida, a velha estava quase muda...
“Só me beijando a mão, jovem amigo...”

Remyk beijou-a com carinho, num momento.
Deu-lhe a velhinha largo sorriso grácil:
“Vou ajudá-lo a entrar, mas não é fácil.
A sua família deveria estar de luto
e precisava conseguir salvo-conduto:
só quem concede é o Pecado Mortal,
que nunca o dá aos vivos, afinal:
sabe como é, pode haver arrependimento...”

“Mas a senhora está viva, vovozinha?”
“Claro que estou, mas como sou sua avó
e nem o Diabo gosta de estar só,
eu entro e saio como me dá na telha...
Mas ele é bruto, me chama “bruxa velha”,
“múmia feiosa”, “fruta encarquilhada”!...
Você, porém, já me deixou tão encantada
com sua educação e mais a barba bonitinha...”

“Então em pulga eu irei transformá-lo:
vai se esconder nas pregas de minha saia;
vindo meu neto, pule alto e veloz caia
nos cachos grossos de sua barba vermelha,
bem escondido... olhe, fique bem de esguelha
quando ele a começar a acariciar;
e sobretudo, não invente de o picar
ou entre os dedos ele há de segurá-lo!...”

A BARBA DO DIABO XIII

“Quando quiser cumprir a sua missão,
diga este verso: “Eu sou pulga a saltar,
porém num homem vou-me transformar!”
Agora venha dar um beijo na minha boca!”
Então Remyk virou pulga e entrou na touca...
Chegou o Diabo, com o nariz fungando:
“Será que um vivo estou aqui cheirando...?”
“Está vendo alguém aqui, seu fanfarrão?”

“É bem verdade que não vejo ninguém,
mas se o encontrar, o azar é todo dele!
Cravo-lhe os chifres, para que a morte o gele
e então o jogo num caldeirão fervendo!
Durante séculos vai ali ficar gemendo;
pouco me importa se tem ou não pecado,
quem o mandou aqui ter-se enfiado?
Só isso o torna um pecador também!...”

Daí a uma hora, o Diabo retornou,
puxando pela tromba um elefante,
que devorou, em refeição gigante!
Numa fogueira se deitou a cochilar:
tanto bufou que fez a chama se apagar...
Então a velha disse: “Chegou a hora,
volte a ser homem, depressa e sem demora!”
A pulga disse o verso e em homem se tornou!

Primeiro, a própria barba ele tirou;
depois raspou a barba do Diabo,
com tanto sono que nem meneou o rabo
e então Remyk a sua barba lhe colou
e a Vovozinha a do Diabo colocou
num bolso fundo de seu negro avental...
Dormia o Diabo e nem notou seu mal
e então Remyk de novo em pulga se virou!

A BARBA DO DIABO XIV

Ele pensou primeiro em ir embora,
Mas a avozinha lhe disse: “Não adianta,
primeiro tem de se acordar esse garganta!”
Ele é que tem as chaves do portão!”
“Eu não preciso de chaves, coração!...
Posso passar através de uma frestinha...”
“Mas não a barba por qualquer fendinha,
deixe comigo, que lhe darei em boa hora!...”

Quando o Diabo finalmente se acordou
a diferença em sua barba viu ligeiro:
“Está grudada com cola de carpinteiro!”
A Vovozinha tentou da ideia contrariá-lo,
mas a pulguinha bem depressa foi deixá-lo,
enquanto a cola aos poucos derretia
e a barba falsa no chão logo caía;
e no avental da vovó se acomodou!...

Mas o Diabo foi nas roupas procurar
e Remyk para o chão pulou depressa;
para pegá-lo, o Diabo mais se apressa,
mas a pulga foi pulando até o portão
e passou por uma fresta rente ao chão.
O Diabo usou sua chave para abrir
e ao homem-pulga saiu a perseguir:
“Dá-me minha barba, eu já vou-lhe pegar!”

“Ora, eu devolvo, só que escondi cá fora!”
E Satanás continuou a persegui-lo,
mas com os saltos, não conseguia atingi-lo.
“Dá-me minha barba!” – gritava sem parar.
“Eu já te dou, mas primeiro vais contar
porque parou de rugir o leão da praça!”
“Porque a neve se congelou como mordaça;
limpem-lhe a boca e rugirá sem mais demora!”

A BARBA DO DIABO XV

“Primeiro diga-me porque não mais chove ouro...”
“Porque antes havia ourives pelo céu,
faziam harpas e clarins e até um chapéu
para São Pedro e construíram o portão
por onde os santos vêm em procissão!
Mas começaram parte do ouro a roubar,
dizendo que o por-do-sol queriam dourar,
as nuvens a enfeitar com tal tesouro...”

“Mas São Miguel percebeu o seu desdouro
e os empurrou para os confins do Inferno!
Os pecadores não tem direito ao bem eterno;
eu os lancei nos panelões com meu arpão;
por isso a chuva tem só de água a condição...
Mas anda, diz onde a barba me puseste,
ou pagarás pelo mal que me fizeste:
por dois mil anos vou te ferver o couro!...”

“Primeiro conta porque é negro o rio
que se atravessa para aqui chegar...”
“É das maldades de que buscam se lavar
os ímpios todos que para cá são condenados;
mas não conseguem livrar-se dos pecados,
porque se esquecem de pedir perdão;
a água deixam preta, mas ali estão,
pagando as culpas no meu fogo frio!...”

Porém Remyk permaneceu pulando
E se escondeu por sob folha seca...
O Diabo esbravejou por seca e meca
e por três dias continuou a procurar,
até em sua fogueira ir descansar...
Mas bem depressa logo a chama acaba
com o enxofre que escorria de sua baba!...
Ficou Remyk com paciência ainda esperando...

A BARBA DO DIABO XVI

Pegando as chaves de seu neto adormecido,
a Vovozinha retornou à sua cadeira
e então Remyk disse a frase bem certeira,
voltando logo a seu aspecto normal...
Deu-lhe a velhinha um sorriso maternal
e lhe pediu novamente que a beijasse
na magra mão, por que sorriso se estampasse
naquele rosto enrugado e envelhecido...

Então a barba de seu neto ela entregou
Para Remyk, que muito agradeceu
e de ir embora nenhum tempo mais perdeu;
disse ao barqueiro o motivo do negror,
pegou o cavalo e prosseguiu com bom vigor,
dando as respostas, com real sinceridade
ao burgomestre e ao prefeito da cidade
e velozmente para Varsóvia retornou!

O rei encontrou no pavilhão de caça,
devorando uma perdiz, gulosamente;
este, ao vê-lo, não ficou nada contente:
“Mas aonde está a tal Barba do Diabo?
Pelo visto, até da tua deste cabo!...
“Ei-la, Sire, como bem a pode ver,
cheirando a enxofre e vermelha de doer...”
“Mas então, não te causou qualquer desgraça...?”

“Não, Majestade, troquei a dele pela minha...”
O rei ficou então desconcertado...
“Mas é, de fato, a Barba do Diabo?
Ora, se for, irá trazer-me grande sorte
e a meus inimigos todos dará a morte!
Vou conquistar a Rússia e a Alemanha,
por bem ou mal, com força ou artimanha;
dominarei até a Áustria, minha vizinha...”

A BARBA DO DIABO XVII

E Vyacheslav sobre o rosto colocou-a;
mandou buscar a melhor cola que havia
e logo a barba presa ao rosto via,
contra um espelho, seu poder antegozando...
Mas cada fio em sua pele foi cravando
e a seguir terrível dor experimentava,
puxando a barba, para ver se a arrancava,
e dando pulos de dor, quase ele voa!...

Mas a seguir, labaredas o envolveram:
ficou o mau rei igual que uma fogueira,
que consumiu a sua figura por inteira;
virando cinzas, foi ao castigo eterno,
na verdadeira antecâmara do Inferno!
Recuou Remyk bem depressa da desgraça,
tornou-se em cova o pavilhão de caça,
que com terra cobrir nunca puderam!...

Vendo sua barba, o Diabo o castigou,
como o ladrão que feito pulga o afrontara...
Quanto à cova, ali por anos continuara,
até o tempo da Segunda Guerra Mundial,
ao reconstruírem Varsóvia em seu final,
quando a encheram com pedaços de edifícios,
explodidos nos terríveis malefícios
do bombardeio que inteiramente os detonou...

Naturalmente, foi Remyk coroado,
com muitas festas saudando o novo rei;
chamou os pais e os pescadores para a grei
e muitos filhos teve com a princesa;
de Vyacheslav eram netos, com certeza,
mas que o malvado nunca chegou a ver...
E governou com justiça e com prazer,
um justo rei, por todos abençoado!...

EPÍLOGO

Das muitas coisas que lhe vieram a ocorrer,
A sua barba foi a mais interessante:
tornou a crescer, igual que a de um gigante!
Porém não teve nenhum filho barbado,
sem que essa ausência lhe trouxesse algum cuidado,
pois que eram filhos da princesa se sabia,
a sucessão garantindo à dinastia,
para a Polônia um longo tempo proteger!...



Nenhum comentário:

Postar um comentário