quinta-feira, 14 de fevereiro de 2019


A M O R    D E    C Â M A R A   (2006)


Ciclo de Sonetos alusivo a Compositores


William Lagos [2006]


AMOR DE CÂMARA I

Sou auditivo: a música me atrai
imensamente; e me prende a atenção,
a ponto tal, que mesmo na emoção
de um beijo de amor é o som que me distrai

E sigo a melodia em todos seus compassos,
a orquestração, figuras, a harmonia...
É meu primeiro amor...  A nostalgia
faz-me até esquecer de quem nos braços

eu tenha no momento.  E o sexo
é diluído no gozo da elegia,
torna-se palha arrastada pela melgar... (*)
(*) Ferramenta agrícola,

É no silêncio que o amor encontra nexo...
Quem mais que tu assim me induziria a
fazer amor ao som de Lorde Elgar...?


AMOR DE CÂMARA II

Amor, eu te busquei intensamente.
Foste, acima de tudo, um dom presente,
em cada verso meu, em cada ponto
que breve conduziu-me ao desaponto.

Por nunca te possuir, embora a alma,
internamente, em tresloucada calma,
pusesse ardentemente a teu serviço:
meu peito renascido, a mente e o viço,.

totalmente inclinados para ti.
Mas foi obra de um dia, tão somente;
sorriste uma só vez, nesse inclemente

ardor, que não sentiste qual senti.
E agora te esqueci, por mais que chames...
Que estou fazendo amor ao som de Brahms.

AMOR DE CÂMARA III

Cantando te encontrei e fiz meus versos;
também fizeste os teus, inda que poucos.
Os meus foram suaves, foram roucos,
foram altivos, humildes, nos diversos

concatenares de amor inesperado;
paralelismos de amor subcutâneo;
transmigrações de ardor tão subitâneo,
quanto é funesto o amor avassalado.

E assim me vejo em música envolvido.
Quando te abraço é como uma canção,
que, em melodia estranha, poucos ouvem.

Meu corpo inteiro faz-se diluído...
E até parece que dissolve o coração
fazer amor ao som de Van Beethoven...

AMOR DE CÂMARA IV

A melodia foi meu amor primeiro.
Depois veio a poesia, de iludido.
Ou, realmente, meu coração ferido
poderia transportar-se, por inteiro,

ao propalar da arte requerido.
Mas encontrei teu abraço derradeiro,
fui teu escravo e a música, ligeiro,
abandonei, mas sempre condoído.

Que nesse orgasmo eu gero a mim de novo,
imerso assim nas garras da ilusão,
pois nesse amplexo, eu sinto-me infiel.

E é por isso que procuro, num renovo,
para não desfatiar meu coração,
fazer amor aos acordes de Ravel...

 AMOR DE CÂMARA V

O que eu desejo, aquilo que mais busco
é alguém que não somente me compreenda,
mas que caminhe pela mesma senda
e que meu braço ampare ao lusco-fusco.

Alguém que pense em mim com mais carinho
do que até hoje tive.   Amor estranho
que me faça sentir, como de antanho,
ser meu cajado e a luz no meu caminho...

Porque aquilo que busco, eu não perdi,
e até o que não buscava, consegui,
embora seja muito mais o quanto quero...

Não é um amor comum, que assim espero.
Anseio um grande ardor, que então me ensine
A amor fazer... ao som de Bononcini...

Nenhum comentário:

Postar um comentário