sexta-feira, 3 de fevereiro de 2023


 

A MENINA E O PAPÃO XI

 

Mas quem muito depressa já corria

foi o Tchong!  E sem perder mais tempo!

Meiling chorou igual que uma criança,

mas logo viu renascer-lhe a esperança,

que um quinto homem na estrada aparecia...

 

"Ai, Tchung, por favor, não vá embora!"

"Meiling, como é bom eu ver você!..."

"É que eu tive um encontro tenebroso:

no caminho, havia um bicho pavoroso,

que queria me comer na mesma hora!..."

 

"Ele falou que era o feroz Bicho Papão

e que sabia a casa em que eu morava!

Ele vai hoje de noite me pegar,

vai rebentar a porta e me matar

e eu já estou quase morrendo de emoção!"

 

"Os outros só fingiram me ajudar:

Tchang me deu umas lascas de bambu,

Tcheng me deu um pacote de agulhinhas,

Tching me deu o cocô de suas galinhas,

Tchong uma lata de peixes quis me dar..."

 

"Mas depois, todos quatro se escaparam...

Deixa eu dormir hoje contigo, por favor!..."

Tchung falou: "É que eu estou saindo de viagem,

mas eu sei que és menina de coragem,

é uma pena que os demais não te ajudaram..."

 

"Mas eu tenho do problema a solução:

põe estes ovos na cinza do borralho!...

Para estancar o sangue das mordidas,

ele vai enfiar as mãos feridas,

nessa cinza, que fica embaixo do fogão!..."

 

A MENINA E O PAPÃO XII

 

"É que eu só volto daqui a cinco dias...

Mas as cascas vão cravar sob suas unhas...

A dor é horrível e nenhum papão resiste,

nem Tereng Ganu, o mais feroz que existe...

Tenho certeza que do perigo te alivias..."

 

E Tchung deu dois beijos na menina

e se tocou depressa em seu caminho...

Meiling ficou os ovos agarrando,

com medo que acabassem se quebrando...

Mas outro homem viu dobrar a esquina!

 

Também usava sandálias de madeira

e um chapéu de aba larga na cabeça,,,

Tinha uma trança longa, olhos puxados,

o rosto e os braços meio amarelados,

descendo, sem ter pressa, uma ladeira...

 

"Ai, Tchiang, que bom que te encontrei!..."

Esse era um homem alto e muito magro.

Ela contou-lhe sua história, em arrancos,

interrompidos por lágrimas e prantos:

"Ah, meu querido, o que fazer não sei!..."

 

"Nem as lascas de bambu que deu o Tchang,

nem as agulhas que me deu o Tcheng,

nem a titica que foi o Tching que me deu,

nem os peixes que o Tchong ofereceu

e nem os ovos, que ao estancar o sangue,

 

"vão entrar sob as unhas do Papão,

conforme me ensinou a fazer Tchung,

vão conseguir esse monstro afugentar,

ele ainda mais furioso vai ficar:

vai me matar depois de muita judiação!..."

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário