terça-feira, 30 de dezembro de 2014







VIVEIRO III – O PARDAL
William Lagos

VIVEIRO III – O PARDAL I – 15/7/06

A que compararei o meu amor?
Ao pequeno pardal, que mal pipila;
Exposto aos gatos, nem sequer vacila
Ou aos golpes do ciúme e desamor.

Ou a esta doce prenda de menina,
Enraizada há tantas gerações,
Nesta terra sulcada de emoções,
E ainda assim, graciosa e feminina.

Temor não sei qual seja que a dirige
A confessar amor e a recantar,
Qual se tudo não passasse de ilusão,

Na insegurança, afinal, que tanto a aflige,
Penas castanhas de vago cintilar,
Na singeleza castanha da infração...

O PARDAL II – 30 NOV 14

Ontem quase tropecei em dois pardais
Que me trataram em confiança, como amigo,
Saindo a pulular, sem ver perigo,
Deslocados de onde estavam, nada mais...

As crianças de hoje já não mais
Lhes jogam pedras como a um inimigo;
Bem outros interesses têm consigo:
Seus videoguêimes, em embates triunfais,

Em que trucidam muito mais que passarinhos
E destarte, tripudiam facilmente
Sobre outras crianças, cujos rogos

São desprezados, sem sombra de carinhos,
Como monstros ou zumbis, na busca ingente
De mais pontos conquistar para seus jogos...

O PARDAL III

Também os gatos, em sua maioria,
Encontram hoje quem os alimente;
Passam dormindo, num sonhar contente,
Para acordar só quando o faro os atraía...

Ou quando a voz de sua criada lhes dizia:
“Venha, gatinho, pus sua ração à frente,
Troquei sua água e sua sujeira indiferente
Limpei enquanto você calmo dormia...”

Por que então caçariam aos pardais?
Ainda alguma fêmea exerce o instinto,
Mas não por fome, mais pelo prazer;

E mesmo os ratos, suas presas naturais,
São desprezados por seu olhar faminto,
Sem mais pensarem em exercer esse dever...

O PARDAL IV

Assim adejam por aí os passarinhos,
A eclodir calmamente, em quantidade,
Se as caturritas não chegam, é verdade,
Para matar seus rivais mais pequeninhos...

São protegidos tais pássaros daninhos,
Sem serem fauna nativa, em realidade;
São imigrantes com bastante liberdade
Em seu fácil destruir destes bichinhos...

Porém, quem se interessa por pardais?
É por isso que nos são indiferentes:
Porque tanta indiferença lhes mostramos,

Mesmo que as pombas sujem muito mais
E esses pássaros castanhos, complacentes,
Tão só passeiem nas calçadas que pisamos.

O PARDAL V

Mas quando alguém tem índole de pardal
E, por maior, pode chamar mais a atenção,
Torna-se alvo de caça e humilhação:
Não falta alguém que lhe queira fazer mal...

Pobre menina, ainda só meio virginal,
Que encontra as garras agudas do gavião,
Que arranca a flor da sua carnação
E adiante segue, no seu passo triunfal!

Sempre algo ele devora da menina,
Que mais não seja a sua ingenuidade,
Pois nunca mais demonstra igual confiança!

E quando alguém encontra que a estima,
Fá-lo pagar por ter sofrido essa maldade,
Nas mãos do outro que comeu a sua esperança!

O PARDAL VI

Assim eu a encontrei e me iludi
De que seria capaz de consolá-la;
Sem dúvida, pensei em conquistá-la,
Mas por seu bico fui eu que me perdi...

Pequenas mãos de garra que acolhi
E dela recebi o beijo e a gala;
Escutei noite a dentro a doce fala
E nos seus braços muita vez dormi...

Mas nunca, realmente, cheguei perto
Dessa confiança encolhida no seu peito:
A cada vez que chegava, ela fugia

E seu amor foi como água no deserto,
Salobra e escassa, feito de despeito
Pelo passado que zombado dela havia!

VIVEIRO IV – A COTOVIA I – 15/7/06

A que compararei o meu amor?
À cotovia, que anuncia a aurora,
Que voo alça inda à noite, nessa hora
Em que o sol mal nos mostra seu rubor,

Mas canta a alba do risonho dia,
Gorjeia alegre e cheia de pujança,
Na melodia que me dá esperança
De ver-me nos seus olhos, como via

Brilhar nos meus o canto da saudade,
Dessa avezinha tímida e insegura,
Nas tempestades de seu coração,

Tão turbulento em sua opacidade,
Quão cristalino, na alvorada pura,
Desse seu canto frágil de emoção...

A COTOVIA II – 01 DEZ 14

Da cotovia o canto sempre avisa
Sobre a veloz aproximação da aurora;
O momento de partir o amante embora,
Qual na famosa peça se repisa.

É o princípio da saudade que se alisa
Até o ensejo fugaz de uma outra hora
Ou a lembrança robusta de um outrora,
Quando partir para longe se precisa.

Ela pipila como doce amiga
No seu aviso, talvez enciumada
De ter passado a noite adormecida,

Sem que um igual usufruto ela consiga,
Por mais que esteja igualmente apaixonada
E amor perceba, sem ter amor na vida...

A COTOVIA III

Foi contraposta por Shakespeare ao rouxinol,
Que entusiasmado canta a noite inteira,
Só descansando na manhã a seresteira
Ave, de seu longo descante de farol;

Tem o macho a plumagem mais de escol;
As fêmeas simples, num marrom que abeira
Mesmo o pardal, sem galhofa domingueira;
Tem ele o peito da mesma cor do sol...

Já foi chamada de “anjo da primavera,
Que voa alto, a percorrer os céus
E dá esperança aonde quer  que está...”

Mas quando acaba a derradeira espera,
Envolve o amor com amortalhados véus,
Enquanto parte para onde quer que vá...

A COTOVIA IV

Compõe a família das aves Alaudidas
(Talvez seu canto recordasse o do alaúde).
Um musicólogo com cuidado as estude
E veja até que ponto são tangidas...

Dizem que César, em suas longas lidas,
Recrutou uma legião de canto rude,
A que, em relatos, Estrabão alude:
A Quinta Alaudae de glórias incontidas

Que marchava cantando para a guerra,
Como uma forma de adversários espantar,
Temida por bretões e por gauleses

Por conquistar assim a franca terra,
Depois de Breno ir à Roma conquistar,
A que espoliou não uma, mas duas vezes...

A COTOVIA V

Os camponeses não amam cotovias,
Especialmente durante a semeadura,
Pois seus labores sofrem sorte dura:
Vêm logo atrás, a percorrer suas vias.

Por belo o canto, são tidas por bravias
E nem ao menos causam grande agrura
Aos insetos daninhos, de mistura
A devorar os trigais, em grãs orgias...

No solo são difíceis de enxergar,
Por terem o seu dorso acastanhado
E não darem importância aos espantalhos;

Mais de uma vez, as tentaram exterminar,
Em defesa a seu labor tão esfalfado,
Quando ferem a terra com seus talhos.

A COTOVIA VI

Mas por que meu amor e a cotovia?
Porque seu canto mostra-me a esperança,
Mesmo que ao lavrador não dê bonança,
Por mais que encha as alvoradas de magia...

Porque ela voa alto, em sua folia,
Torna-se um ponto apenas, à distância,
E mesmo assim o seu gorjear me alcança,
Porque sem música eu viver nem saberia...

Bem gostaria de escutá-las no jardim,
Mesmo que habitem quase que só na Europa,
Qual um amor quereria junto a mim,

Ainda que voe para outro coração,
Porém me deixe beber da mesma copa
Do vinho aéreo destilado de emoção...

ZODÍACO I – 27/11/2002

Quando mais doce jazia o sentimento.
       imerso na paixão da desvalia;
quanto mais prenhe então assim sentia
       essa emoção de desfalecimento;

quando me vi, no desconhecimento
       da pura avaliação da nostalgia
de perder esse amor, que mais queria,
       a troco de fingir-me dele isento,

Então, somente então, despercebido,
       foi-se insinuando o meu ideal ferido,
qual um inseto que se arrasta pelo chão...

       E tomou-me de assalto persistente,
a perda desse amor...  Equivalente
      à picada pungente do Escorpião...

ZODÍACO II – 02 DEZ 14

Quando notei que o sentimento alheio
      era escolhido, de preferência ao meu;
quando notei que a devoção do ateu
      era deposta perante o altar no veio,

quando notei que o morno de seu seio
      um outro peito mais fácil aqueceu,
nessa emoção que total nunca me deu,
      quanto senti de ressentimento feio!

Pois me dizia: “Eu sou assim, me aceita
      ou então, me deixa: escasso é meu carinho”
e então a vi mostrar tê-lo à vontade!...

      Não para quem tanto a ela se sujeita,
mas para outrem, de caráter mais mesquinho,
      numa Balança feita de maldade!...

ZODÍACO III

Segui então a gama assinalada:
       dodecafônico animal cortejo;
em cada signo procurei meu beijo,
       mas no horóscopo só vi troça partilhada.

Asseteou-me Sagitário em gargalhada,
       três decanetos de indiferente ensejo;
da lã de Capricórnio, um percevejo;
       de Leão rugido que não me trouxe nada.

E tive Gêmeos pendores na minha boca,
      mamilos de jasmim que me falharam;
em Virgem achei donzela desfalcada;

      E Touro me expulsou, com sua voz rouca,
os Peixes num Aquário se afundaram,
      levando amor de Câncer a fisgada!...

ZODÍACO IV

Hoje um signo somente não menciono:
      a ti o deixo para adivinhar...
talvez amor ali possa encontrar,
      talvez rancor de novo seja o dono;

mas depois de ver lançado no abandono
      esse carinho, sem dele descuidar,
sinto que os astros de mim querem zombar,
      em conjunção, desde o primeiro ao nono...

Amor não mais que a falha inesperada
      no batimento do ritmo cardíaco,
ao descobrir a traição em sua meiguice...

      Amor, essa sequência pela estrada
dos animais na dança do zodíaco:
      poeira de estrelas em meus anos de velhice.
  
PLENISSÓLIO 1 – 28/11/2002

Tens estado tão bela ultimamente!...
Cada vez que te vejo, certa luz
Resplandece em teus olhos, me seduz,
Como se fosse a vez primeira, totalmente...

É como se, de novo, à superfície,
Subisse o amor em jóia cintilante...
Não se pode esperar seja constante
A expressão do amor, nessa imundície

Que produz o marasmo corriqueiro...
Os dias feitos lodo, dias de limo,
Que mofam e empanecem relações...

E, no entretanto, como seria lisonjeiro
No canto de teus lábios, esse mimo
De sorriso, que expande os corações!...

PLENISSÓLIO 2 – 03 DEZ 14

Muito embora enovelada em amargura,
Ainda contemplo a esfera complacente
Em tuas pupilas, num brilho incandescente
Que se lança para mim em noite escura...

Surge centelha e réstia de doçura,
Cada pestana escondendo, transparente,
A fagulha que ainda está subjacente:
Esse sorrir da alma em formosura...

Ah, bem quisera partir essa mortalha
Reconduzindo tua carne para a vida!
É a ti mesma que pareces querer mal

E assim forjas de gesso uma muralha,
Que tantas vezes quebrei, nessa perdida
Batalha contra a dor desnatural...

PLENISSÓLIO 3

Contudo, insisto, e é como se encontrasse
Nesse teu corpo, um espírito jacente,
Que punição buscasse, mansamente
E mais que a todos, a si martirizasse...

Que a cada vez que em teu rosto se estampasse
A luz do Sol, que me faria contente
Recuaste os passos para a jaula permanente,
Sem nada mais que para mim se demonstrasse.

Fico a pensar que, se te maltratasse,
Com golpes ou palavra indiferente
E outras mil além de ti buscasse,

Se fosse bêbado ou jogador inconsequente,
Irresponsável, vagabundo totalmente,
Maior carinho em teu olhar achasse!...
       
PLENISSÓLIO 4

Talvez só esteja em mim essa beleza
Que enxergo em ti, no ocaso transitório;
A carne não se encontra no cibório,
Só ali se encontra sinal externo de pureza.

Mas eu consigo desvendar na singeleza
Do olhar mortiço o brilho do ostensório,
Quando em tua alma busco responsório
E não alcanço escutá-lo em sua riqueza...

É como houvesse outra ali, superjacente
Àquela que eu amei e que não vejo;
Que à superfície só flutuasse outra mulher

E lá no fundo eu escutasse um pranto ingente,
Em pura súplica por derradeiro beijo
E só o receba aquela que não o quer!...

CISMAS I – 29/11/2002

o povo pensa, quando cai a noite,
que o crime, o roubo, então se propicia:
é hora de adultério... Mas do dia
não se acredita que a pura luz acoite

qualquer mal ou segredo.  Ao som da aurora,
do cheiro ao meio-dia, ao pó da tarde,
quando a visão mais aguçada arde,
só pode haver trabalho. E então, se chora

pelo banho ao crepúsculo... O perfume,
a espera pela amante, uma visita,
que quando chega, o coração palpita,

aquecido nas flamas desse lume,
que salta de outro amor ao coração
e o mal transmuta apenas em ilusão...

CISMAS II – 04 DEZ 14

assim acorda à noite o adultério,
adormecido, em puro fingimento,
durante o dia, em cordas de lamento:
alma-penada a brotar do cemitério.

a transgressão invade o eremitério,
desde a canícula até o desbotamento,
não na sombra da noite, em um só momento:
o mal se guarda nos porões do monastério.

porém visitas ao meio-dia confundem:
quando muito se pensa em planejar;
é bem mais fácil que haja interrupção

e as intenções do acariciar se afundem
no toque súbito de um só telefonar,
igual que adaga a decepar a excitação. 

CISMAS III

mas há traição a qualquer hora do dia
e muito mais na mente desconforme
que no corpo que a tal busca se conforme,
por mais que amor se consuma sem magia

ou se consume em união mais fugidia,
nesse momento de exultação enorme,
em que o desejo dos outros ainda dorme,
só despertando no eclodir da noite fria.

pior traição essa que nunca se consuma,
mas permaneça em apelo lancinante,
insatisfeita por temor ou indolência,

do que aquela que direta ao alvo ruma,
inconsequente em seu fútil instante,
logo esquecida pelo fácil da aquiescência.

CISMAS IV

dorme o cismar na sombra e sonolência,
correm os sonhos em puro devaneio;
nem se dorme, nem se acorda nesse enleio,
branco intermédio entre o orgasmo e a impotência.

correm parceiros em caçadas e latência,
nascem ideias, de alguma se abre o veio,
correm quimeras libertadas de seu freio
nessa hora pura da mais firme inconsistência.

é nesse então que nos fala o inconsciente
e do consciente pode então troçar,
por sua cisma de ser controlador,

enquanto o dominante onisciente
está na mente e tudo pode adivinhar,
do futuro e do passado o grão-senhor!

IMPOLUTA I – 30/11/2002

Ela me amou e, então, se prostituiu:
por não pensar ser digna, fugiu;
buscou novos conselhos, reluziu,
na música e na arte, triunfante...

Não foi seu corpo que me seduziu:
nem foi seu beijo, que a tantos repartiu;
e nem sequer foi ouro que pediu,
porém buscou, na vida delirante,

ser mais que fora, quando me encontrou,
para voltar a mim cheia de glória;
e assim, perdeu-me, pois outra surgiu,

confiante em si; e, em seu poder, julgou
dar-me o prazer que me negara a história:
e no seu ventre o sonho ressurgiu.

IMPOLUTA II – 05 DEZ 14

Foi Polímnia que amou, semivelada;
o seu dom era votado ao sacrossanto;
tocou-me com a fímbria de seu manto:
estranha esposa, para mim sempre intocada.

Euterpe veio, sem inibição, alada,
em meu ouvido a soprar da flauta o encanto;
tentei segui-la, arco e cordas em espanto:
também sorriu e deixou-me pela estrada.

Restam somente as minhas partituras,
que no futuro talvez ninguém recorde;
por algum tempo por intérpretes lutei,

mas veio o fogo, consigo ínclitas agruras;
salvei algumas a que a chama pouco morde,
mas no fundo das gavetas as deixei...

IMPOLUTA III

Com Tália e com Melpômene me associei,
sobre a ribalta, algum texto a interpretar
ou a outros breve fama a indicar:
um diretor, de certo modo, é rei.

Posso dizer que nunca fracassei
dentro do âmbito que me dispus a dominar;
não houve peça sem aplausos alcançar,
porém o fogo destruiu quanto guardei.

Gravações eu perdi e diapositivos,
até mesmo as numerosas fantasias,
que em minha ausência dispersaram por aí;

foram-se assim meus ternos dias votivos,
enovelados na centelha das magias
de uma esperança que nunca mais colhi.

IMPOLUTA IV

Busquei Calíope, a que vive em meu jardim,
e sobre os palcos eu até cantei;
as ilusões da vida dispersei
pelas cordas da garganta em alfenim;

hoje de Erato recebo o benjoim,
embora a lira com que me apresentei
seja de tinta ou em teclas digitei
feitas de plástico, não teclas de marfim;

deu-me o prazer que me negou a astrologia,
a eloquência perdida e igual a história;
permanece-me fiel e eu a ela;

lá do canteiro, Calíope ainda vigia
sob a luz do plenilúnio, em branda glória,
porém é Erato que em minha mente vela...

REGRAS DA VIDA XXII-A

Sempre que fores encontrar alguém
que julgues importante, ou que suspeites
que te possa auxiliar ou falar bem,
veste de acordo, como se os enfeites

fossem importantes ao outro: é homenagem,
demonstração de que lhe dás valor;
não é só pelo estilo de tua imagem:
porque a ti mesma irás melhor expor...

Veste o belo que tens para quem amas,
não para a festa, aos olhos invejosos,
mas para quem te enxerga o coração.

Não que descures de ambientes mais vaidosos,
mas não te olvides que amor é quem mais chamas
e que o trajar compõe-te a sedução...

REGRAS DA VIDA XXIII

Não importa o que creias: crê somente.
Estéril é tua vida, se não buscas
qualquer tipo de ideal, se não te ofuscas
na transcendência da arte, na aparente

existência de um deus...  Ou na ciência,
na busca, enfim, das falsas igualdades,
no cultivo de ti, nas liberdades,
nas chamas transitórias da aparência...

E se não existir isso em que crês,
que importância terá?  Pois sempre creste
e te aqueceu a umidade dessa crença...

A fé só vale aos sonhos que não vês,
que te servem na vida...  E aos quais deste
a escravidão feliz da bem-querença...

GAFANHOTOS I – 06 dez 14

BUSQUEI NA VIDA O BELO E A POESIA
E SEMPRE MÚSICA TEMPERA-ME A AUDIÇÃO;
QUANDO SOZINHO, NÃO SINTO SOLIDÃO,
SOMENTE O MEDO DE ACHAR DESARMONIA.

DE FATO, A MELODIA AINDA SE CRIA
LIVREMENTE, EM MINHA IMAGINAÇÃO
E SE O QUISESSE, SEM QUALQUER DESILUSÃO,
PODERIA COMPOR O QUANTO QUERIA.

TENHO NOS LIVROS E NOS VERSOS O CONSOLO,
TALVEZ QUESTÃO DE TÃO SÓ METABOLISMO:
MEUS HORMÔNIOS É QUE SÃO BEM-HUMORADOS!

TRAGO A ALEGRIA SENTADA NO MEU COLO,
IGUAL CRIANÇA, SEM FALSO MORALISMO
E POR ELA PERMANEÇO ENAMORADO!,,,

GAFANHOTOS II

HOJE ME VEJO CERCADO, TODAVIA,
EMBORA EU MESMO SÓ VEJA O LADO BOM,
POR ESSA GENTE DE NEGATIVO TOM
E VINGATIVA ABORDAGEM NA SUA VIA.

É COMO SE ENCONTRASSEM HARMONIA
NA DISCÓRDIA INFELIZ DE UM NOVO SOM
E SÓ SOUBESSEM REGALAR-SE COM
ESSE RANCOR QUE LHES PERMEIA O DIA!

E AO ME VEREM EM PERPÉTUO BOM-HUMOR
(POR PIORES SEJAM AS COISAS AO REDOR,
SEMPRE ALI ENCONTRO MOTIVO DE IRONIA),

TÊM RESSENTIDO SEU CONSTANTE ARDOR,
DÃO-ME MOTIVOS PARA MÁGOA FRIA,
NA MÁ ALEGRIA DE A OUTREM CAUSAR DOR.

GAFANHOTOS Iii

SÃO FAMÉLICOS INSETOS QUE ME COMEM
DIARIAMENTE A GENTILEZA E O BEM-ESTAR.
NO PESSIMISMO A QUE ME QUEREM CONDENAR,
DESTRUINDO O ALTRUISMO QUE ME TOMEM.

NÃO O QUEREM PARA SI, POIS SÓ CONSOMEM
O VERDE DA ESPERANÇA E DO CANTAR;
NÃO APRECIAM DE MINHA MÚSICA O ESCUTAR;
EM SEU SILÊNCIO ESPERANDO QUE ME DOMEM.

MAS AINDA ASSIM ILESO EU PERMANEÇO,
A MINHA PELE RASGADA RECOMPONHO,
TRAGO UMA AURA AZUL EM TORNO A MIM

E OS MALEFÍCIOS FACILMENTE ESQUEÇO,
ENQUANTO ALFANGE AO ÓDIO CONTRAPONHO
E AINDA PROVO DO BEM SEU ALFENIM...

GRILOS CANTORES I – 7 DEZ 14

Naturalmente, eu preferia conviver
com quem amasse do som a melodia,
não sedentária televisiva orgia
de filmes maus de alheio conceber.

Eu bem queria do meu lado ter
mentalidade de idêntica harmonia,
de voz suave, junto a quem eu cantaria
essas canções que já pude escrever.

porém os grilos são bastante perseguidos
ou em gaiolas de cabelos confinados
para dar sorte, segundo pensam os chineses

e os equilíbrios são assim mantidos,
por mais que sofram os bem-humorados
o pessimismo que os corta tantas vezes.

GRILOS CANTORES II

Por isso busque quem encara a vida
com melhor perspectiva e em cada mal
enxergue o lado bom, pois afinal,
tudo depende da cor que é percebida.

Onde um avista o mundo em deprimida
atitude, emurchecido num mortal
desânimo, para outro é natural
levar toda a maldade de vencida.

Escolha bem, portanto, a companhia:
quem lhe dará a mão quando precisa
ou que o possa na derrota aconselhar.

Que a vida pode lhe dar muita alegria
quando em sinceridade a gente pisa
e o infortúnio bem sabe desprezar...

GRILOS CANTORES III

Ao pessimista o bom-humor é irritante;
canto de grilo impede o seu dormir;
que as roupas roem, ficam a insistir,
como desculpa para um gesto assassinante.

Será meu canto igualmente conflitante
com o mau-humor que anseiam por nutrir?
E se pudessem um spray me dirigir,
me matariam, em um borrifo triunfante?

As companhias escolhi, talvez por erro
e as mantenho sem nem saber porquê:
existe amor ou apreço à depressão?

Pois a vejo de meu lado qual enterro
de quanta benignidade a gente vê,
mas que conserva no exterior do coração...

diacevasta I (coletor de poemas) – 8 dez 14

li certa vez, em Ariano Suassuna,
o termo “diacevasta”, definido
por “coletor de versos”, incontido
pela ânsia antológica que assuma.

de dicionários consultei a ruma,
até a enciclopédias compelido,
nos de inglês também me vi perdido,
de francês ou de espanhol, que assim resuma

muitos termos de semelhança portuguesa;
procurei em alemão e até no grego,
no russo, no latim e no italiano,

nessa busca de confirmar essa proeza,
mas em parte alguma descobri, não nego,
confirmação do sentido que reclamo.

diacevasta II

parece sânscrito em sua construção,
mas se considerar qual a sua origem:
as variegadas linguagens que me afligem
na Pedra do Reino, em sua compilação,

fico a pensar em uma vasta empulhação,
que os eruditos com picaresco atingem,
que o picaresco com erudito tingem;
pensei que o termo fora só invenção

de tal inegavelmente habilidoso
manipulador de uma linguagem
que raramente a genialidade abrange;

e esses letrados, de papo primoroso,
dificilmente entenderam a pabulagem
que essa tragicomédia tão bem tange.

diacesvasta III

perdi bom tempo empós o diacevasta
(ou quem sabe, fosse um termo feminino?)
qual fora enxerto de framboesa e marasquino,
sem encontrar quaisquer uvas dessa casta...

deste modo, achei que tríade me basta,
já completado meu diário desatino;
sabem os deuses se algum dia seu tino
para alguma biblioteca assim se arrasta...

buscando ainda confirmar-lhe a existência,
pensei então em consultar a Rede,
em que tantas maravilhas colocaram...

e realmente, houve quem teve a paciência
de incluir ali igual verbete
e seu existir então me confirmaram...

diacevasta IV

dizem que é o nome de um grego alexandrino
que obra própria não conseguia fazer
e assim se dedicou a desfazer
a obra alheia como um crítico ferino!

pois contestou mesmo o trabalho peregrino
do velho Homero e gastou tempo a escrever
as mil possibilidades a escolher
sobre qual fora o autor do poema fino...

se o Michaelis e o Aulete o incluíram,
por que o Aurélio e o Houaiss não o fizeram?
será que a mim acometeu a miopia?

ou as palavras, como sempre, evoluíram
e em dicionário on-line então couberam,
mais como crítica que como antologia...?

BRISAS AFOITAS I – 9 DEZ 14

Com dedos suaves, as folhas da palmeira
acariciam meu rosto e tocam-me no olhar;
janelas fechadas... Não há brisa no lugar:
elas me tocam com intenção brejeira...

Talvez me queiram consolar da companheira
que seus carinhos hoje prefere me negar;
a verde rama quiçá quer-me consolar
pela ausência dos dedos que mais queira...

Talvez habite na palmeira uma fadinha,
apercebida de meu triste desconsolo
na depressão da mulher que me acompanha,

que só das próprias mágoas se avizinha
e tão somente a própria dor toma no colo,
à pena indiferente que a outrem banha...

BRISAS AFOITAS II

Talvez aquela que meu penhor deseja
esteja oculta sob cepa alheia
ou personalidade em dura peia,
que sua manifestação quase não enseja;

pois já vi essa mulher, foi benfazeja
a intervalos e assim prendeu-me na sua teia;
de amor com ela já fruí da ceia,
quando na grade do olhar por vez adeja.

Mas vejo outras, de ânimo diverso,
pois ela mesma me diz ser esquizoide
e algumas, acredito, até me odeiam;

porém aguardo a abertura do universo
em que se abra para mim esse romboide
e a veja livre das lâmias que a peiam...

BRISAS AFOITAS III

Talvez até seu espírito escapasse
e se escondesse nas ramas da palmeira
que um dia ela plantara, bem faceira,
sob luzes fluorescentes que ligasse.

E só assim o seu carinho se estampasse
nas folhas verdes de paz alvissareira
e me tocasse assim, gentil parceira,
como um beijo que dos lábios lhe pingasse.

Que seja assim, uma dríade encarnada
a me soprar o consolo e a aceitação
que não consegue, em sua mente aprisionada;

que ainda a amo e espero, na verdade,
que a custo de insistência e devoção,
possa trazê-la de volta à liberdade...



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