domingo, 16 de agosto de 2015





BÚZIOS E MAIS
Novas séries de William Lagos, 16-25 jul 2015

BÚZIOS I – 2007

Esses círculos que sempre nos rodeiam
não são de fato olímpicos anéis;
nossos limites quebram seus pincéis
e, em cores novas, todos nos enleiam.

Esses círculos que, em torno, nos ondeiam
partem de nós, majestosos como reis
dos tronos promulgando novas leis
a quem escuta, àqueles que nos leiam.

São vibrações da voz, do movimento,
são luz que se projeta de um olhar,
quando a ilusão do amor quebra o limiar

e nos reflexos enviados, tal momento,
como o fulgor do sol, qual o luar,
banha de assombro o nosso pensamento.

BÚZIOS II – 16 JUL 15

Esses círculos que em torno a nós meneiam
são os círculos concêntricos da vida,
são os círculos do adeus na despedida,
são chamas invisíveis que se ateiam,

são cristais de puro ar que bruxuleiam
em busca de uma névoa mais querida,
gavinhas para a alma desvalida,
que se lança a alcançar o que permeiam,

todo esse espaço que nos contamina,
são vibrações de mim, vazios abraços,
são vibrações de ti que me enlouquecem,

a cada murmurar que se destina
em leve adejo a te beijar os traços
e as mil centelhas que lanças e me aquecem.

BÚZIOS III

Da trompa em espiral do búzio antigo
as clarinadas dos mares ressecados,
as agonias de espíritos alados
a projetar-se na busca de um abrigo;

levo-o ao ouvido e alguma vez consigo
distinguir os apelos consternados,
restaurar os capelos enrugados
do mar erguido em que se planta trigo;

das algas e mães-d’água ouvir rugidos,
enquanto o sol as desidrata ferozmente:
ouço a tristeza dessa inumana mente

e assim recolho da praia os seus gemidos,
leves fósseis em minhalma que adormecem
no vasto coro das quimeras que padecem.

BÚZIOS IV

Saem de mim os versos, com espanto,
ondas concêntricas de mística influência;
algumas vezes estuando de potência,
outros não mais que lágrimas de pranto;

brotam de mim os sonhos, nesse canto,
a alma a corromper-te com ardência
a despertar da lembrança a longa ausência,
a recobrir-te os ombros qual um manto.

Soam os búzios, primordiais trombetas,
de antes mesmo que ancestrais se aventurassem
além dos mares em que tinham segurança;

e assim transmito as luzes mais diletas
para os olhos que as quisessem e abraçassem,
nesse esplendor sutil de lava mansa.

ERZEGRETILDE
(2005)

Tenho uma amante,
Maria Erzegretilde,
mulher humilde,
mas provocante.

A cada vez que vejo minha Maria,
cujos lábios vermelhos têm sabor
de vagalumes em calidez e ardor,
de gafanhotos em ira momentânea,
reconheço todo o amor que lhe sentia,
brotado em mim de forma subitânea.

Desejo muito Maria Erzegretilde,
que me dá tudo e nada pede em troca;
meu coração seu coração invoca,
é bela esta mulher fosforescente,
que, às vezes, tem capricho pueril de
mulher de ventre forte e opalescente.

Em seus mamilos entranho meus cabelos,
como se entranha a falena no casulo;
seu coração de ânsia quase engulo,
sugado o meu há muito por seus beijos
e assim a envolvo na pompa dos desvelos,
qual ela a mim na teia dos desejos...

(*)  Devo o nome Maria Erzegretilde a José Mauro de Vasconcellos, referente a um personagem de se livro ARARA VERMELHA.

QUADRÍPTERO I - 2007

SOZINHO ATRAVESSO A NOITE,
COM MEUS DIAS DESCONTENTE,
O CALOR É MAIS CLEMENTE
NESTA TREVA EM QUE ME ACOITE.

TRAGO EM MIM ALMA ARREDIA,
ALHEIA À CONVERSAÇÃO;
CONTUDO, MEUS DEDOS SÃO
FEITORES DE SINFONIA.

SOB O AÇOITE DO SEGREDO
DE MINHA LOUSA TUMULAR,
A MINHA VIDA SE EXCRETA

E ENTÃO, ME PONHO A SONHAR,
QUAL SENTINELA SECRETA,
NUM MUNDO CREPUSCULAR.

QUADRÍPTERO II – 17 JUL 15

MINHALMA TEM QUATRO ASAS
IGUAL QUE PÁSSARO INDIANO
LIBÉLULA DE MEU RECLAMO
IRIDESCENTE EM SUAS VAZAS;

TEM A MINHALMA OITO CASAS
UMA É BOTÃO CASTELHANO
OUTRA O BROCHE DE UM ROMANO
OUTRA UM NÓ DE VELHAS GAZAS;

TENHO CASA NA MONTANHA
OUTRA NA AREIA DA PRAIA
MAIS OUTRA EM FLORESTA DENSA;

OUTRA FEITA DE ARTIMANHA
MAS TRANÇADA COMO VAIA
SEM QUE A OITAVA ME PERTENÇA.

QUADRÍPTERO III

POR QUE ASSIM SOFRERIA
ALMA COM OSSOS E PELE
ALMA DE CARNE QUE APELE?
ASAS QUATRO EM CONFRARIA...

POR QUE EM ESPANTO GANIA
ALMA INTEGRAL QUE NÃO GELE,
ALMA LEVE SEM QUE A SELE
A MULTIDÃO QUE A QUERIA.

MESMO COM ASA QUEBRADA
ELA ESCANDE PARA O SOL,
UM TANTO DESORIENTADA

FRENTE AO CAMINHO DE ESCOL,
POR NEVOEIRO ILUMINADA,
CRUZANDO DA GEADA O ANZOL.

QUADRÍPTERO IV

SOU UM PÁSSARO JURÁSSICO,
UM ANFÍBIO DO TRIÁSSICO,
UM FÓSSIL DO DEVONIANO,
TRILOBITA DO CAMBRIANO,

PORÉM VOO EM QUALQUER PLANO
COM MEU OLHAR INUMANO,
SEM TORNAR-ME DRAGÃO CLÁSSICO
NEM MÚMIA DE CHÃO MORÁSSICO;

MAS DOS ASSOMBROS NO CANTO
O MEU OLHAR FACETADO
AINDA SE EXPANDE E VÊ

POR ENTRE CHUVAS DE PRANTO
AS MIL BORBOLETAS QUE
FARFALHAM BALÉ GELADO.

VISLUMBRE I – 2007

o tempo não volta atrás
(pelo menos, que se saiba).
talvez na ciência caiba
algum processo capaz
de mudar esta sentença,
num impulso de energia.

que não volte a adolescência:
são anos de malquerença
pela geral aparência...

mas enquanto não retorna,
vamos viver no presente,
pois torná-lo diferente
está sempre a nosso alcance:
basta dar "última forma",
quando a vida já nos canse...

mudar seu comportamento...
(como ensinar truques novos
a um cachorro... até povos
puderam mudar seu jeito.)

vai-lhe dar contentamento,
sem que perca um só defeito
mas mesclado de despeito,
na saudade desse alento,
que foi fiel companheiro,
por mais que fosse imperfeito,
e deixou buraco inteiro,
ao não causar mais tormento.

VISLUMBRE II – 18 JUL 15

nem o espaço torna atrás,
sem ser estranho conceito,
mas projeta seu efeito;
nós é que voltamos nele
no local que nos apele
e que assim nos satisfaz.

que não volte o pantanal,
atoladouro do mal,
sorvedouro sem caudal.

no tempo também queríamos
poder dar a meia-volta,
mas sua opressão não solta,
a empurrar-nos adiante,
paquidérmico elefante,
que vencer não poderíamos.

será que truques se ensina
a tal tempo enganadouro,
domar-se o tempo vindouro
que nossa vida assassina?

afinal, se doma o espaço
em sua imobilidade
e se constrói à vontade
no rasgar do seu regaço.

o tempo, porém, não para
seu estúrdio mecanismo;
num relógio damos corda
e o tempo corda nos dá;
no futuro nos encara
com sorriso de cinismo
e começando da borda
em polpa nos torna já.

VISLUMBRE III

quando verso livre eu tento
logo à rima me encaminho,
do soneto bom vizinho,
na amarra deste portento;
por que perder meu amor
para um formato pior?

corre o tempo como verso,
cada minuto converso
em botão de andar disperso.

porém repilo a aldravia
quando a métrica se infunde,
que o ritmo então abunde
como o faz na mouraria,
verso é fruto de alaúde,
cesura do verbo rude.

só a censura bastaria
para os versos mutilar
pondo a pena a descansar
que o tinteiro esgotaria.

mesmo no tempo presente
de feroz digitação,
rascunho as laudas a mão,
passo a limpo descontente.

as linhas incluem o espaço
porém no tempo são feitas;
cada voluta que aceitas,
cada vírgula, corte e traço;
cada minuto é fatal,
cobrindo talos de vida
que espaço só dá guarida
ao traçar ponto final.

VISLUMBRE IV

só vive o verso no tempo,
mesmo folhado de espaço,
brilhante fólio de ouro
recapando meu desdouro,
como pneus no retempo,
da poeira no seu abraço.

ao completar, no momento,
congela-se o sentimento,
triste mosca em traço lento.

porém escrito, é defunto:
todo o seu tempo perdeu
nesse espaço conquistado
que o envolve amortalhado;
cada verso do conjunto
é múmia que arrefeceu.

na página fica perdido
conventículo de espaço,
não tem do tempo o regaço,
tal qual lápide esculpido.

mas no momento em que o lês
novo tempo lhe designas
com vida nova o insignas,
brilha a folha quando a vês.

então o verso é só teu
seja quem for que o escreva,
formado por tua certeza
enquanto não te perdeu:
no movimento da alma,
na luz de teu sentimento,
o poema é teu lamento,
senão meiga flor de calma.

GILVAZES I – 2007

escarifiquei a mente e o coração
no anseio de ti.   E me tornei
escravo, não de ti, do que pensei
pudesses ser, envolto na ilusão;

um véu de espumas os olhos me toldou
e imaginei que idônea fosses, companheira,
tal qual sempre busquei a vida inteira...
que amasses o que amo e que, também,
me servisses de apoio.  E assim falhou
todo o meu julgamento, porque alguém

criei em mim, espírito ilusório,
alguém que me amparasse, em quem confiança
total depositasse e que bonança
me trouxesse à mortalha decadente;
há de existir tal ser fantasmagório,
porém não foste tu.  Mordi o ausente

jantar de mágoas, em eterno malefício;
mas quando penso em ti, da noite ao meio,
abraço firmemente o devaneio
que existe em mim, mas nunca encontrei fora,
maquete feita em próprio benefício,
que um dia reconheça, aqui e agora.

GILVAZES II – 19 JUL 15

houve um tempo em que até mesmo se buscava
possuir no rosto a escara de um gilvaz,
a branca cicatriz que um sabre traz,
sinal de que o masculino se orgulhasse!

isso ocorria entre os jovens da nobreza,
em especial na Áustria e na Alemanha;
havia quem deixasse, em plena manha
que o rosto lhe marcasse o oponente
como prova da coragem tão frequente
com que enfrentava duelos de incerteza.

passou a moda, como todas passam,
até mesmo em sociedades tão marciais;
perderam-se os gilvazes, ademais,
com o explodir das bombas e, na tumba,
velhas caveiras, em sono que retumba,
sem gilvazes, em ataúdes se congraçam.

mas chegam novas modas, certamente:
hoje o símbolo buscado é a tatuagem
e não somente como prova de coragem,
mas em sinal de pertencer à geração
das novas tribos que por aqui estão,
até que partam, de forma permanente...

GILVAZES III

os meus gilvazes eu traço no papel,
ainda ao alcance de minha carne e pele,
a longa frase busca a quem apele,
muito mais que cicatrizes de quartel.

é a pagina que vazo com essa espada,
a fina ponta sem sangue lhe arrancar,
a cada golpe minha linfa a derramar,
em retalhos de sonhos delirantes,
as impressões das loucuras dominantes
que em tal momento me governam com seu nada.

mas também são as marcas que me aponho
na superfície que um dia fora pura;
desilusão é o gilvaz que mais perdura,
a força do desdém que mais perfura,
melancolia o que jamais se cura,
nessa esfera castigada de meu sonho.

bem na verdade é na face de minhalma
que deixo tortos gilvazes mais profundos:
são os insultos que me vêm, imundos,
acusações, que mesmo sem ter base,
não me apraz responder na mesma fase,
senão com frases de soberana calma.

GILVAZES IV

existem meios de apagar tatuagem
e recobrir dos piercings o sinal;
o adolescente crescerá, afinal,
a desligar-se dos anseios de ancoragem.

e sempre existem aqueles mais prudentes
que apenas colam apliques provisórios,
que ao invés de piercings usam ostentórios
de joias de pressão, como os hindus;
destarte adornam os seus corpos nus,
sem os marcarem de formas permanentes.

bem que eu queria que as marcas de minhalma
fossem apenas postiças e as tirasse,
igual que roupa, que em casa se trocasse,
após a festa ou no retorno do trabalho,
ou as lançasse, igual que em ato falho,
pelo zunir esverdeado de uma palma.

mas as tatuagens da alma e seus gilvazes
têm natureza bem mais permanente
e quase todos as escondem de outra gente,
preferindo mostrar sua face nua
diante do Sol ou sob a luz da Lua,
sem os fracassos das olvidadas fases...

CATAVENTO I – 20 JUL 15

Embora eu não pretenda os publicar,
é para ti que escrevo, doce amiga,
que nunca encontrarei no palmilhar
da velha estrada em excursão antiga.

Só te desejo que a vida te consiga,
ao menos doravante, em teu lidar
quanto quiseste no passado achar,
porém que te negou dita inimiga.

Ainda embora não venhas a saber,
porque não me conheces, nem sequer
eu saiba algo de ti, igual te amo,

desconhecido amante em teu viver,
de quem nunca chegaste a ser mulher,
por mais forte este amor que te proclamo.

CATAVENTO II

Buscar-te algures seria uma agonia,
o coração a palpitar descompassado
no percorrer do caminho palmilhado,
que se te visse, nem te reconheceria.

E se me visses, de que modo saberias
que te escrevi mil versos no passado,
que nunca te enviei de peito alado
e que só pela Internet é que acharias?

Bem na real, meu coração inquieto,
se começasse s percorrer caminhos,
amor veria em cada peito solitário,

possivelmente recíproco esse afeto
de tal mulher ansiosa por carinhos,
que em mim veria, finalmente, o seu fadário.

CATAVENTO Iii

Porém na vasta encantação dos desenganos,
a alma girando no sabor dos ventos,
fora da órbita os olhos desatentos,
fora da língua os versos mais profanos,

consumiria em vastidão alentos,
a percorrer os recônditos urbanos,
os labirintos das solidões em danos,
mil corações pela saudade lentos.

Quiçá o catavento de meu peito
até lançasse suas hastes para ti
e por momentos te amasse, talvez dias,

mas tão logo seu ardor fosse desfeito
em torno olhasse, procurando ali
qualquer nova exaltação das elegias...

CATAVENTO iV

Sem de fato aceitar o amor maior
pelo qual esperava tantos anos;
seria amor pequeno, com enganos,
nessa incontável variação da cor...

Coração de catavento multicor,
sem compreender que na capa dos afanos
estava o amor que não traria danos,
por simples fosse e despido de esplendor.

Assim prefiro nem te procurar,
muito embora te deseje ardentemente
que novo amor consiga te alcançar,

enquanto eu viva nessa busca amortecente,
sem nesse vero amor acreditar,
ante a força de mil ventos impotente.

SONHOS DE ABRIL 1 – 21 JUL 15

Saber se amor existe e tem sabor,
Cantar de tal amor como um cantor,
Amar sabor de canto nesse amor,
Tanger sabor de amor igual que flor,

Florir então, igual gentil florão,
Amar amor igual que a própria mão
Pedir amor tal qual pedir perdão,
Bordar amor como qualquer bordão,

Amor nasal por perfume natural,
Amor lingual por gosto terminal,
Amor oral por audição final,

Saber se amor existe em tal formal,
Como se afirma existir bem natural
O amor do amor que se sabe ser mortal.

SONHOS DE ABRIL 2

Saber se amor existe e tem odor
Que se consuma em seu próprio esplendor,
Que se prolongue em ramo constritor,
Amor de ferro que nos provoca a dor,

Amor divino, amor de Ave Maria,
Amor centelha na prece que luzia,
Amor que prenda final conheceria
Amor em vascas de impura salmodia,

Amor de salmo dedicado a uma mulher,
Amor de hóstia provado no sabor
De qualquer beijo no confessionário,

Amor roubado àquela que se quer,
Sob Estação da Cruz buscar amor,
Contra toda a pregação amor contrário.

SONHOS DE ABRIL 3

Sabor de amor em gosto de impiedade,
Sabor de abril que agosto hoje recorda,
Sabor que a morte assiste e até concorda,
Sabor de estanho em beijos de alvaiade,

Sabor de madressilva em saciedade,
Amor que alguém assalta assim que acorda,
Que ao despertar inteiramente aborda,
Sabor do vento em eventualidade,

Sabor desejo a percorrer a mente
Cada sentido assim a despertar
Cada nuança de clamor paixão,

Amor olfato de faro contundente,
Que o corpo invade nas asas do adejar,
Em repentino desfolhar do coração.

MORTE DAS ASAS I – 22 JUL 15

Pensando amar, voei um dia bem alto:
voei tão alto que uma estrela me feriu!
Um arranhão no meu flanco me atingiu:
soltei fagulhas no risco do ressalto.

Vim cambaleando, de equilíbrio falto
e meu amor tão somente conseguiu
que despencasse devagar e me induziu
para o Himalaia, em um supino salto.

Com tais neves eternas, restaurei
essa ferida aberta do meu lado,
com certas rochas forjei uma armadura;

fiquei pesado e de amor não mais voei;
somente saltos pude dar, descompassado,
condor ferido nos transes da impostura.

MORTE DAS ASAS II

Mas sendo neve e gelo meu remendo,
meu tronco inteiro assim se arrefeceu;
o velho amor dentro de mim morreu
e em frialdade acabei envolto sendo!

Ainda os ares em meus saltos fendo,
meu rastro alado agora não mais seu,
somente trilha de névoa que desceu
e em cerração enviesado pendo...

E tendo feito de pedras a armadura,
pesado me tornei, bem mais que dantes
e a cordilheira de tais montes gigantes

percorri de raspão na noite escura,
linfa e sangue a escorrer-me das canelas,
asas em pó despencando das costelas...

MORTE DAS ASAS III

Assim sofri tremenda descaída;
com o peso das asas fui sofrendo;
caído, levantar-me não podendo:
amor chamei, sem achar outra saída,

que me podou as asas, em incontida
morte do sonho, não mais me debatendo,
sobre meus pés apenas me mantendo:
tornou-se o voo em final bênção perdida.

E hoje posso tão somente te lançar
as penas de minha pena em carrossel,
pois nunca mais voarei para teus braços;

porém à estrela sempre posso demandar
que me recubra com a poeira de um dossel
que reproduza para mim teus meigos traços.

BUSCA-PÉ 1 – 23 JUL 15

Fui afetado pela Chikungunya,
que não quer me deixar, peçonha vária
ou talvez fosse a tal gripe aviária
ou a suína que sobre minha se apunha...

ou o vírus “zica” que agora me acabrunha,
quem sabe a dengue ou quiçá a malária
ou outra bactéria extraordinária
ou quaisquer males desta mesma cunha...

Quem sabe a MERS, há pouco batizada,
que causou vítimas até mesmo na Coreia;
na verdade, nem sei qual é meu mal...

Enfraquecido, o meu calor feito nevoada,
do cérebro ainda escorrendo tanta ideia,
há mês e meio da pneumonia no portal...

BUSCA-PÉ 2

Era costume, em quaisquer festas juninas,
riscar estalos sem efeito mais nocivo,
(ou assim diziam), perseguindo o passo altivo
de quem fugia dessas luzes pequeninas;

Falar não ouvi que qualquer dessas meninas
de fato se queimasse perante o fogo vivo,
bombinha de brinquedo, mas terror perspectivo
fazia correr de queimaduras assassinas!...

E quando elas fugiam, o vento provocado
atraía ainda mais o atrevido foguetinho,
chegando ao calcanhar na mais perfeita fé...

Por isso o nome teve, há muito consagrado,
mais geralmente pronunciado com carinho:
bom motivo de riso esse valente busca-pé!

BUSCA-PÉ 3

Mas o que me busca agora é coisa diferente
e não é só a mim; não chega a ser castigo
de qualquer santo violento ou inimigo:
por aí corre, afetando muita gente...

Segundo dizem, a morte é até frequente,
pelo vírus causada que no corpo encontra abrigo
e nem sei até que ponto irá inticar comigo,
pois não quer ser expulso de seu local presente.

O seu pior sintoma é esta tosse ingente,
mas no geral me afeta e me faz debilitado
e chego a acreditar haver conspiração

entre donos de farmácia e a virose complacente
que talvez ganhe propina de tudo hoje comprado
e compre uma vivenda nos fundos de um pulmão!

A MORTE DOS MAGOS I – 24 JUL 15

Vejo as aranhas dormentes em sua teia,
seus oito olhos fechados totalmente;
quem nos diria que a tocaia mais premente
se esconde em cada fio da cinza veia!...

Ao inútil debater maior visgor se ateia
e em poucas horas já há reforma permanente
da sedosa armadilha em seu vigor potente:
asas voláteis de quem não se arreceia...

Até acredito que demonstrem preferência
por insetos menores que não lhes causem dano
ao invés do espadanar de pobre borboleta,

que carne tem bem pouca, galhinho de impotência,
mas talvez as desejem por um motivo arcano:
de  ter asas azuis sua ambição secreta...

A MORTE DOS MAGOS II

Talvez exista crença, na mente das aranhas,
que no máximo conseguem em suas cordas balançar
que tais seres alado as possam auxiliar,
pois voam pelos ares sem fios, sem quaisquer manhas!

São mágicas, talvez!... No instante das apanhas,
contemplam aracnídeos seu forte balançar,
até os fios mais fortes rompendo sem parar,
que as asas mal e mal se grudam, são estranhas!

E até mesmo percebi cortarem certas linhas,
deixando ao lepidóptero de novo a liberdade!...
Quiçá somente o façam para a teia preservar;

contudo é bem possível que decepem suas gavinhas
por respeito a tais seres de certa divindade,
os magos dos insetos em seu puro adejar...

A MORTE DOS MAGOS III

Não obstante, aranhas que tenham maior porte,
que dos grilos e besouros penetram as couraças,
descobrem ponto fraco e o anestésico das traças
injetam nesses seres, retardando assim sua morte.

E mesmo gafanhotos, inconscientes desse forte
translúcido da teia, mundéu para as carcaças,
já vi nesses casulos em desconformes massas,
esperando que a aranha complete a amarga sorte.

Então, se a borboleta se mostra descuidada,
a aranha se aproxima, na ânsia do pecado:
um mago a dessecar desperta sua luxúria;

e em ato sexual a vítima é abraçada,
um sorriso de amor no rosto transformado
dessa aranha feliz por ver da deusa a incúria!

A MORTE DOS MAGOS IV

Igual que aranhas, é comum admiradores,
os atos a louvar de seus heróis alados,
as palmas a bater, os coros assoviados,
no espírito da massa tomados dos pendores,

que atiram contra o palco o som de seus amores,
para os mágicos cantores de vigorosos fados,
no encanto de suas vestes de ouropéis dourados,
os braços balançando em ritmo de ardores,

mudar a sua intenção quase imediatamente
quando em súbito processo seu ídolo decai;
os braços são antenas e os querem devorar!

A mágica da véspera à sua fome complacente
e tal bando de carochas sobre sua presa cai,
nessa primeira chance de podê-las derribar!...

PIXELANÇA i – 25 JUL 15

A LUZ CREMOSA VEJO A SE DESPIR NO CÉU,
ALVEJADA QUE SEJA EM SEU MANTO DE LANGOR,
NO CÉU DE MINHA BOCA JÁ PROVEI O SEU FLAVOR,
BRUMOSA ESSA CORBELHA DESPOJADA DE SEU VÉU.

A LUZ SE DESPE ENTÃO NAS GRADES DO MUNDÉU
FORMADO PELAS NUVENS DE SINGULAR TREMOR;
SEU CORPO INTEIRO MOSTRA, DESPIDO EM ESPLENDOR
TAL DEUSA PERFUMADA QUE NOS LANÇA SEU ARPÉU.

TAIS VISÕES ANTIGAMENTE ERAM SÓ IMAGINADAS:
MIL DEUSAS A ZUNIR, DE VESTES DESFALCADAS:
QUE IMPORTÂNCIA HAVERIA SE OLHOS CONTEMPLASSEM

A SUA NUDEZ ALTIVA EM IDEAL SUPER-HUMANO,
SEM SEQUER SE IMPORTAR QUE OS MÚSICOS AMASSEM
ESSA BELEZA IDEAL EM SEU PODER ARCANO!...

PIXELANÇA II

HOJE, PORÉM, ESSA POMPA IMAGINÁRIA
DESPIDA FOI DE TODO O SEU MISTÉRIO:
EM UM COMPUTADOR, SEM NADA MAIS DE ETÉREO,
AS MUSAS SE APRESENTAM EM EXUBERÂNCIA VÁRIA,

NOS VIDEOGUÊIMES EXPOSTAS DE REALIZAÇÃO HILÁRIA
PARA QUALQUER COMBATE OU AVATAR EGÉRIO,
PRIMÁRIAS AS IMAGENS QUE MOSTRA O DESPAUTÉRIO,
SERVIDAS EM PACOTES A QUALQUER MENTE MAIS PÁRIA!

HAVIA ARTISTAS NO PASSADO, A DESENHAR,
AFRESCOS E MOSAICOS, NO REBOCO DAS PAREDES,
ÓLEOS E GUACHES DOMINANDO SEUS PINCÉIS!

DIFÍCEIS ESSAS OBRAS PARA QUALQUER COPIAR
E A TAL IMAGERIA DE CERTO MODO CEDES
TUA MENTE A BALANÇAR PERMEIO AOS OUROPÉIS...

PIXELANÇA iii

JÁ HOJE TAIS IMAGENS REDUZEM-SE A QUADRINHOS
DE PIXEIS CHAMADOS, MINÚSCULAS PINTURAS
CODIFICADOS ASSIM NAS IMPRESSÕES MAIS PURAS
TAIS GRUPOS DE SINAIS DE APTIDÕES MESQUINHOS,

TUDO SERVIDO PRONTO A MILHÕES DE GAROTINHOS,
PERDIDO O IMAGINAR EM DIGITAIS TORTURAS,
SUAS MENTES A COPIAR DE MENTES OBSCURAS,
LEVADOS A FAZER TAL QUAL OS SEUS VIZINHOS!

SERÁ QUE ME ACREDITAS, AMIGO, NESTA HORA,
SE tE DISSER QUE NUNCA A TAIS JOGOS ME RENDI?
QUE MOVER SEU JOYSTICK NEM AO MENOS APRENDI?

E ME LIMITO A TER, NESTA APREENSÃO DA HORA,
O MEDO QUE ME OBRIGUEM A USAR UM CELULAR,
MEU SONHO ORIGINAL FORÇADO A DESCARTAR!...



Nenhum comentário:

Postar um comentário