terça-feira, 16 de abril de 2024




 

 

DESDICHADO 1 – 7 ABRIL 24

RHONDA FLEMING, apogeu de Hollywood

 

Te encontrarei no Vale de Mageddo,

não saberei quais serão os batalhões,

de quem comandarás as multidões,

qual entidade te chama com seu dedo,

ou se descubro o cataclísmico segredo

de que és tu a coordenar tantas legiões,

que tu geraste essas fileiras de nações,

mas lealdade, não obstante, eu te concedo.

 

Na verdade, não sei qual seja Har-mageddon,

se realmente tem lado o tabuleiro,

se tu, mulher, a me escolher primeiro,

estás sujeita a qualquer estranho dom,

se com um dedo acionas o lado branco,

com outro o negro em que meu sangue estanco.

 

DESDICHADO 2

 

Porém é certo que nesse torvelinho,

tantos guerreiros e heróis a se enfrentar,

não serão meus joelhos de poeira milenar

que somarão mais força a teu caminho.

Houve tempo em que jurei ter forte espinho,

que a poderia qual guarda-costa amar,

mas a armadura pressenti enferrujar,

não mais de aço, porém trajo de linho.

 

Que facilmente, caso entrasse em tal combate,

seria desfeito pela ponta do agulhão,

pobre arremedo de paladino serei eu!

e hoje constato que a sensação me abate,

que sempre ela foi minha vera proteção,

que toda a força e meu ardor me concedeu!

 

DESDICHADO 3

 

E de que modo a posso agora proteger,

quando é a mim que garante a proteção,

sou agudo espinho no seu coração,

pura fraqueza a proteção lhe prometer!

Ai, bem queria em armadura sempre a ter,

quando de suas dores lamentava a profusão!

Em meu orgulho estulto de varão,

entre meus fortes braços a manter!

 

Mas foi-se a força, diminuiu minha estatura,

já quantas vezes nas veredas descaí,

enfim foi ela que em sua força me acolheu;

fui cavaleiro com broquel branco em lisura ,

toda minha heráldica dela foi que recebi

e até o amor é só o amor que ela me deu!

 

HERDEIRO 1 – 8 ABRIL 2024

 

Como sou grato a quem não soube conservá-la!

Essa tiara de esmeralda assaz triunfante,

de arestas apresentando fio cortante,

que de meu sangue o rubi extraiu em gala!.

Serei inteiro assim a engalaná-la,

gotas vertendo em rubro coagulante:

inteiramente fui dela nesse instante,

somente eu sendo capaz de conservá-la!

 

Ou quiçá não perceberam ser capazes

de com ela conviver toda uma vida:

amor casual em galardão e despedida...

Viver com ela somente os mais audazes

e aqui estou eu em minha plena deficiência,

mas até hoje a abraçá-la em consistência!

 

HERDEIRO 2

 

Que fácil não me foi.  Desde o começo

me preveniu de quanto eu sofreria,

mas abandoná-la jamais eu poderia,

à luz difusa de seu olhar de apreço;

pois desafiou-me, em um esgar de gesso,

nos fragmentos dessa noite eu juraria,

houvesse quanto houvesse, jamais a deixaria

e a vastidão desse voto ainda hoje eu meço!

 

Mas aos audazes sempre auxiliou Fortuna,

sofri os golpes no osso de meu peito,

reconhecendo que um dia tal direito

lhe concedera, gravado em arcana runa.

Sei que ela sabe o quanto a amo e amei,

que de seus braços jamais me afastarei.

 

HERDEIRO 3

 

Mesmo não mais estreitada entre meus braços,

nem acolhido de seu ventre no tesouro,

mesmo a ser repreendido em meu desdouro,

de meu amor percorrerei amplos compassos.

Mesmo ferido, alquebrado nos meus traços,

nesses momentos que me feriu qual Mouro,

escondidos nos degraus chifres de touro,

minha virilidade recolhida nesses paços,

 

que me agredisse em tal momento de fraqueza,

meu coração amarfanhado de surpresa,

mas por ser alvo de sua ira merecer,

com todo o velho amor do antigo preito,

por minha afronta eu consagrei o seu direito

das tantas vezes em que me fez sofrer!

 

TRÊS INJÚRIAS 1 – 9 ABR 24

 

“O homem não amei!” – ela afirmou.

Contudo, entre os braços do arlequim,

ela gemia: “Nunca fiz amor assim!”

Foi por despeito que seu amor negou.

“Eu não amei o poeta!” – então clamou.

Mas quem teve o poeta em seu jardim,

a recitar-lhe seus versos de carmim,

pelos quais, sem fingimento, se encantou.

 

“Nunca gostei de teus versos!” – protestou,

mas quando em fogo nossa casa se queimou,

deu-lhe uma pasta em que centenas conservara.

Por certo é justo que mereça o seu desdém,

ação incompreensível para mim também,

eu que por noites sem fim somente a amara...

 

TRÊS INJÚRIAS 2

 

Mas os fatos são assim – toda a verdade

subiu à tona na odalisca bela,

tão formosa para mim essa donzela,

de cujo amor soube sondar profundidade,

de cujo amor refleti a veracidade,

mas cujo orgulho meu feio ato congela

e nessas frases de rancor feito sovela,

perfurou-me o coração sem ter piedade.

 

Não a condeno – mereci o meu castigo,

foi só no seu amor que tive abrigo,

nesta minha vida de fatal deformidade;

mas num instante, tal qual em verso antigo,

esquartejou-me entre seus dedos por maldade:

perdoar jamais sequer a mim eu não consigo!

 

TRÊS INJÚRIAS 3

 

Nem sei qual homem retornou entre seus braços,

se é de fração de seu amor merecedor,

tão maculado assim em desvalor,

mais ainda ansioso por demais de seus espaços!

Não sou o poeta que a encantava em seus abraços,

um pobre estulto a demonstrar-lhe seu vigor,

que tudo deve a seus instantes de calor,

a escorregar pela mágoa de seus traços...

 

Mas sei dos versos, que tantos foram seus,

Inanna deusa, bem mais que Dionysos,

Recebidos cada qual de seus incisos.

São versos dela, que nunca foram meus:

não mereci a inspiração do frio Apollo,

mas a sorvi na doçura de seu colo!...

Nenhum comentário:

Postar um comentário