quarta-feira, 23 de novembro de 2022


 

 

ritornello I   (1979)

(Renée Adorée, cinema clássico francês)

 

por onde andará ela?  o que seus passos,

            pisando a luz da lua,

por onde andará ela?  o que seus traços,

            mostrando a face nua,

farão neste momento?  a quem sorrisos

            seus lábios se abrirão,

nesta manhã de vento?  a quem os guizos

            alegres soarão...

 

com quem andará ela?  no que fala,

            nesta manhã de sono,

com quem andará ela?  com que gala,

            se vestirá de outono,

neste momento agora?  em que pensará ela,

            acaso me recorda,

neste momento agora? qual emoção singela

            seu coração transborda,

 

voltado para mim?  ou nem sequer suspiro

            ela me envia ao vento,

lançado para mim?  que nem respiro,

            sem tê-la ao pensamento,

que rosto afaga?  para quem nos braços

            ela hoje se entrega,

 

e que memória apaga?  porque tantos laços

            rompeu nessa refrega,

quantos busquei reatar?  nessa ilusão

            de poder a sua presença

a meu lado reter? e, enfim, ao coração,

            mentir, só por descrença.  

 

ritornello II  (22/10/2009)

 

onde se encontra agora?  quais são hoje os desejos

de minha meiga aurora?

onde se encontra agora?  a quem os doces beijos

         reparte nesta hora?

sobre que mar navega?  a minha antiga estrela

         a quem ora se entrega?

sobre que mar navega?  a quem um juramento

         para o futuro lega?

 

terá outra paixão?  qual rosto ela percorre

         com os dedos de sua mão?

terá outra paixão?  por qual peito hoje escorre

         o bater do coração?

a quem hoje ela afaga?  em qual corpo flutua,

         igual que mansa vaga?

a quem hoje ela afaga? com quem se encontra nua,

a troco de qual paga?

 

será que ainda recorda?  só num piscar de olhos,

na hora em que se acorda,

o que viveu comigo?  se para essa lembrança

         ainda tem suspiro...?

terão qualquer valor, no fundo da memória,

         os meus desejos vãos?

 

com quem ela concorda? ou, usando seus antolhos,

a ninguém mais aborda?

ai, tempo do perigo!  de antanho sua esquivança,

em que meus sonhos giro...

e eu tinha tanto amor...  na palidez inglória

         do toque de suas mãos!...

 

ritornello III

 

em qual conto de fadas encontro essa medusa

 com plumas de pavão,

que ondulam mansamente, enquanto me recusa

 o instante do perdão?

que em estátua então me fiz, melhor porém seria

 alçar-me ao pedestal

que de passagem seu olhar ao menos lançaria

 qual ofídio cipoal?

 

e mesmo me quebrando, em restos de granito,

 voaria em seus cabelos,

até permanecendo em seus traços de arenito,

 quiçá sem sequer vê-los,

mas presente me encontrando na mesma vibração

 que insufla minhas narinas,

do canto de seus olhos tão somente a irritação,

 nas íris peregrinas,

 

sem que qualquer colírio em espanto derramado

 me viesse deslocar,

sem que qualquer delírio de amor atribulado

 me pudesse destravar,

em lágrimas de ardor, constante o seu desdém,

 meu antanho choraria,

 

não lágrimas de amor, mas a correr, porém,

 não mais me esqueceria,

longínqua ao coração a esquálida ramela

 nas vestes ficaria

e nesse seu prantear a tornaria mais bela,

 lavor de alvenaria.

 

ritornello IV

 

em qual canto dos sonhos encontro essa sereia,

         com espelho de esmeralda,

em qual árido penhasco a tripudiar me enleia,

no desafio da falda?

para desdouro meu, sempre cobriu de cera

o ouvido expectante

e permanece o manto na mesma flor de espera

de canto deslumbrante.

 

que bem desejaria escutar ainda agora,

em afago comezinho,

a conservar perene o leque de sua aurora,

no mais fundo escaninho...

mas ai de mim! que nunca ouvi o recitativo

que outros louvam tanto,

só pude imaginar, em espanto redivivo,

a cor sutil do canto.

 

assim me fiz rochedo, cadáver de coral,

formando vago atol,

de pólipos coberto, anêmona estival,

no instante do arrebol,

em minha lenta marcha à praia remetente

em que ela se assentava,

 

como um manto a seus pés, amante impenitente,

sua pele acariciava,

sem que ela percebesse ser eu o escabelo,

que em solidão supunha,

macio o seu assento por todo o meu desvelo,

em que seus pés depunha.

 

ritornello V --  22/11/2022

 

de certo modo sabe, no instante em que medita,

que meu amor a envolve

e as longas tranças verdes, em irisada fita,

pentear de novo volve,

um pouco de minha sílica, de alumínio um traço,

a imagem lhe devolve,

em espelho transformada a ânsia desse abraço,

que a cintilar revolve

 

e nisso me contento, de ter as suas pupilas

voltadas para mim,

sem notar que me fita, que tais vistas ancilas

copiam seu carmim,

forjadas são dos beijos, molhados de saliva,

na moldura desse espelho,

meus olhos a formar a imagem fugitiva,

na réplica do relho,

 

que cada vez que toma o cabo marchetado,

concede um certo indulto,

na superfície plana, seu rosto ignorado

em vaguidez de vulto;

e quando toma a escova, em laivos de vaidade,

eu lá estou também,

 

porque flutuei na brisa, com ardilosidade,

sem mais ficar aquém

e um fio de meus cabelos na escova se entranhou,

com esquiva sutileza,

para dentre os sonhos belos com que ela se enfeitou

se oculte com certeza.

 

ritornello VI

 

e quando ela se banha nas pregas do luar,

eu fico a observá-la,

e sem que me perceba, em leve palpitar,

alcançarei tocá-la,

por mais digam que a sereia ilude o marinheiro,

a fim de devorá-lo,

para um destino assim me lançaria ligeiro,

na ânsia de alcançá-lo,

 

pois se me devorasse, me tornaria escama

na cauda variegada

e nunca a perderia em devorada chama

na noite aveludada,

talvez a imaginasse nos braços de um tritão,

que tríade formasse,

mas nesse instante vago, ao ter fecundação,

seu rejeitar cessasse

 

e ali me quedaria, amante de humildade,

durante o seu orgasmo,

enquanto as barbatanas do ato nupcial

subissem desde o casmo,

apenas por luxúria, na vastidão do cio,

na cópula dos mares,

 

mas eu seria escama, sentindo grande brio

no espasmo de alamares

e quando se afastasse, cumprida sua tarefa

o mítico tritão,

ali eu ficaria, por mais que ela me esqueça,

em intensa adoração.

 

SEGUE SEGUNDA PARTE


Nenhum comentário:

Postar um comentário