terça-feira, 2 de janeiro de 2018




                                               (PRAÇA CENTRAL DE BIROBIDZHAN)

BIROBIDJAN E MAIS -- NOVAS SÉRIES DE WILLIAM LAGOS -- 24-28/9/2017

ADOLESCÊNCIA I -- 24 SET 2017

A tendência ao suicídio é natural
na adolescência, essa época terrível;
qualquer problema parece intransponível,
ser rejeitado tal qual golpe mortal.

Quem não sofreu parelha dor igual,
de lágrimas um refluxo inexaurível,
depressão e desespero imperecível,
conducentes a um impulso assim fatal?

A rejeição do próprio corpo material,
qualquer defeito em exacerbação,
sem consolo nos pais ou algum irmão,

a raiva e a angústia perante o amor sexual,
antes de tê-lo em plena aceitação,
no sublimar da tristeza no final...

ADOLESCÊNCIA II

Também passei por essa fase transitória
e o suicídio certamente contemplei;
racionalmente, nunca me entreguei:
se ao invés causasse paralisia inglória?

Quantos sofrem por ineficácia dessa escória?
Morrer é fácil, porém considerei
e mesmo adolescente, me arranjei
a dar início à minha própria história...

E aqui me encontro, meio século depois,
perfeitamente conformado com minha vida,
pois já foi dito: "não tive o quanto quis,"

mas o que tive -- fosse a vida a dois
ou o ato gerador, a obra cumprida,
foi suficiente -- e até mesmo fui feliz!...

ADOLESCÊNCIA III

"Quem passou pela vida sem tristeza",
verso legou-nos Francisco Otaviano,
não passou por real destino humano:
sofrer faz parte da humana natureza.

Contudo, algo depende da riqueza;
quem passou fome, mais que desengano,
quem foi doente, mais que mental afano,
tempo não teve de sofrer essa lerdeza.

Quem precisou lutar pelo seu pão
ou passou sede nas areias do deserto,
vivendo apenas para sobreviver,

não se tentou matar por ilusão,
porque mantém somente o olhar aberto
para esse pouco que consegue recolher.

ADOLESCÊNCIA IV

Assim, pelo sofrer de adolescente
devo ser grato, pois significou
que alimento então não me faltou,
aleijado não fui e nem doente.

E sem tristeza a se fazer presente
este vigor que tão bem me impulsionou
provavelmente não se manifestou
em tantos outros, a acicatar sua mente.

Portanto, minha amiga, se hoje vives
é que a tristeza e toda a tua penúria
não te levaram a encontrar a morte

e embora, às vezes, hibernes ou estives
pelo tédio, monotonia ou incúria,
pensa bem e rende graças por tua sorte!

BIROBIDJAN I -- 25 set 2017

Nem sei porque, há alguns anos, escolhi
o Birobidjan para um tema de sonetos;
alguns de meus motivos são secretos
e nem eu mesmo os posso compreender.

Pois muito bem.   Então o vamos empreender.
Foi o Birobidjan um desses projetos
que receberam bem mais críticas que afetos:
pátria judaica se iria ali estabelecer...

Foi pouco mais que uma loucura Stalinista,
sujeita a seus caprichos de tirano:
ao Extremo Oriente enviaria seus Judeus,

como uma forma de impedir conquista
pelos Chineses do território siberiano,
pelos Sovietes contado junto aos seus.

BIROBIDJAN II

Era o Pogrom um esporte nacional
entre os Russos e também dos Ucranianos:
incêndios, mortes e outros atos desumanos
contra os Judeus, sem punição real.

Mas como muitos comunistas, afinal,
eram Judeus, compreendem-se os afanos
que influenciaram a mente dos tiranos
à concessão de um território nacional.

E toda essa juventude comunista,
buscando embora o próprio território,
não partilhava do sonho sionista;

longe que fosse de Israel, seria
melhor que o perigoso consistório
que em "assassinos de Jesus" os descrevia.

BIROBIDJAN III

David Berelson, desta forma, defendeu
a ideia de emigrar com entusiasmo,
por mais que lhes pudesse causar pasmo
tão distante lugar do que era seu.

E a Josip Stalin depressa convenceu
que os Judeus fossem comer pão asmo
no Extremo Oriente, junto àquele casmo
que de Mar de Okhotsk o nome recebeu. 

Eram dois rios, o Biro e o Bidzhan,
afluentes do Amur, bem mais potente rio,
junto à Mandchúria, atendendo o russo afã

de defender essa terra siberiana
contra os Chineses, ocupando esse vazio,
também impedindo a expansão coreana.

BIROBIDJAN IV

Nos arquivos que em iídiche escreveu, (*)
Berelson maravilhas apontou,
a aspereza e o frio não mencionou,
duas mil famílias a emigrarem convenceu.
(*) Língua dos judeus asquenazim da Europa Oriental, 85% do alemão medieval, 5% de hebraico e 10% de polonês, russo, etc.

Mas logo a gente infeliz se arrependeu:
Meshe Gessen a verdade revelou: (*)
Inundação o plantio desarraigou
e de carbúnculo seu gado pereceu!...
(*) Em seu livro "Birobidjan: Onde não há Judeus."

Pois na verdade era uma terra montanhosa
e no inverno inóspita e gelada:
a maior parte retomou a ferrovia;

para o oeste os levou sorte inditosa
e alguns mesmo iniciaram a empreitada
de para a América fazer a travessia...

BIROBIDJAN V

Porém chegou aquela guerra tão terrível,
pelos nazistas milhões executados,
e centenas de milhares deslocados:
após a guerra, seu retorno inatingível,

por ordem de Stalin enviados para a incrível
vastidão siberiana e ali alocados
nessa Oblast Autônoma confinados,
após viagem de penúria indescritível.

Deu-lhes direito de falar iídiche e hebraico
e cultivar as suas antigas tradições,
porém Stalin era mau e caprichoso

e se pôs a perseguir, em vezo arcaico,
a pobre gente, acusada de traições:
nacionalismo para os Sovietes perigoso!

BIROBIDJAN VI

Oitenta e cinco milhares tem hoje de habitantes,
porém só uns quatro mil sendo judeus;
há renascimento dos interesses seus,
Yiddishkeit é a Tevê dos imigrantes.

Só em 2012 abriu-se escola, como dantes,
e em 2004 a sinagoga dos hebreus,
a qual frequentam os que não são ateus,
com crescimentos lentos mas constantes.

Em 1931 inaugurou-se a capital;
do território o nome compartilha...
Não mais perseguem os "cosmopolitas sem raízes"

nesse fraseado do Stalinista conceptual.
Novo Israel, longa estrada se palmilha,
sem que de Jerusalém as ruas pises!...

CELLPHONE I -- 26 SET 2017

Eu uso apenas a roupa necessária,
sem ostentar enfeite ou especiaria;
por que relógio de pulso eu usaria
ou um anel, colar, medalha vária?

De igual maneira, nessa atual, atrabiliária
rede social, dos celulares a mania
ou de tablets, smartphones, não iria,
nem aceitar tal despesa perdulária!

Na verdade, tudo isso é comercial,
pois quantos mais tweets enviados,
mais alta a conta a ser apresentada

e as pessoas param até de conversar,
nestes modismos por que são dominados,
sem conseguirem mais deles se afastar!

CELLPHONE II

Até hoje não adquiri um celular,
que usar o meu email já é bastante,
o Facebook para mim é inquietante:
manter diário para outrem acessar?

Não é questão apenas de mostrar
meu pensamento à amiga ou à amante,
por que me expor de forma delirante
a qualquer um que me queira desvendar?

E ao mesmo tempo por que ir desgastar
meu tempo a ler e a mandar mensagens
que facilmente poderiam esperar

até o irmão ou o sócio se encontrar,
face a face, em materiais paragens,
sem um satélite precisar de atravancar?

CELLPHONE III

E pode hoje haver coisa mais perigosa
que andar por avenidas a teclar?
Dando margem a quem quiser-nos assaltar
ou se expondo a esmagamento em rua airosa?

Bem raramente uma corrida é vagarosa,
algum limite de velocidade a respeitar
e quando a via lhes parece vaga estar
ainda dirigem em borracheira tenebrosa?

E pode haver reunião mais insociável
de um bando de amigos ou parentes,
sentados numa roda, seus olhares

para what's-apps em fluxo interminável,
desdenhando de olhar para os presentes,
mas concentradamente em seus teclares?

CELLPHONE IV

Talvez eu seja o derradeiro morador
desta cidade que não tenha celular;
eu não preciso de hora consultar
nem me tornar de alguém o seguidor.

Dos meteorologistas não sou o fiador,
sua inconsistência posso bem notar,
cada canal sua previsão a dar,
quem pretende da atmosfera ser senhor?

Assim eu fico a lutar contra a maré,
não dando as costas para atender cellphone:
somente a febre da poesia me consome.

e em sonetos deponho toda a fé,
sem me ligar a verso livre ou branco,
que soa para mim bem pobre ou manco!

LOBISEATO DE LICANTROPIA I -- 27 SET 17

Hoje em dia, quase tudo é proibido:
não se pode mencionar da pele a cor;
a homofobia é punida com horror;
ser branco hoje é crime a ser punido!

"Dívida Histórica" é o lema requerido
para cobrar da sociedade algum valor,
indefinido seu credor ou devedor,
após cem anos depois haver nascido.

Os descendentes de um antigo escravagista
talvez mesmo tenham algo a devolver,
mas e os milhões que só após a abolição

imigraram para aqui em nova pista,
nenhum escravo chegando a conhecer
e progrediram por trabalho e profissão?

LOBISEATO DE LICANTROPIA II

Muitas mentiras se proferem deslavadas,
como se os brancos fossem só senhores
e os negros só infelizes perdedores,
realidades em tudo deturpadas...

Dos europeus as gerações passadas
foram compostas por escravos servidores;
não havia negros submissos a opressores:
escravos  brancos das levas conquistadas.

E sob o nome de "servos" continuaram,
quase ao término do século dezenove;
escravos brancos para o Brasil mandaram,

chamados "degredados".  Aos portugueses
a escravidão dos ameríndios se comprove,
mas os negros nos trouxeram os holandeses!

LOBISEATO DE LICANTROPIA III

Pleno direito admito a homossexuais
vazão a darem a suas proclividades,
que manifestem suas individualidades,
porém sem as imporem aos demais.

Nem que busquem converter a seus iguais
crianças, desde as mais tenras das idades;
se de pedófilos se condenam iniquidades,
propagar homossexualidade o é ainda mais!

De fato, é um tipo racial de suicídio,
que a conversão às drogas equiparo;
que cada um mostre orgulho do que é,

mas nessa marcha se vai louvar o homicídio,
que à "humilhação dos presos" já comparo,
dada a ampla difusão dessa má fé!...

LOBISEATO DE LICANTROPIA IV

Por que então combater canibalismo
se de alguns de nós reflete a natureza?
Vamos reabrir as arenas com certeza,
que os gladiadores nas telas são modismo!...

Por que então combater o vampirismo,
se sugar o sangue alheio alguém já preza,
em quantos filmes e romances a nobreza
de alguns vampiros se atesta sem egoísmo?

Vamos, portanto, aos lobisomens apoiar,
alguma droga potente conseguindo,
para que nunca retomem forma humana!

Lobiseato de Licantropia a se chamar,
o Ministério da Saúde a distribuindo
como respeito a essa antiga forma arcana!

ESCRIBARIA I -- 28 SET 2017

Estou cansado de redigir poemas
a descrever as coisas que me cansam;
de nada adiantam e a ninguém amansam,
de circunstâncias sob o controle apenas.

Serão queixas inúteis de minhas penas,
estrebaria adubada em que se lançam,
escribaria os motes que aqui dançam
diante dos olhos em mil inúteis cenas.

Já que em nada interessam aos possíveis
leitores de meus tolos desabafos,
pois nem sequer a mim mesmo já interessam...

tudo apenas consequências previsíveis:
condenados a afogar em batiscafos,
mergulhados em meu sangue sem que o meçam.

ESCRIBARIA II

Provavelmente, daqui a cinco anos
ou mesmo mais, quando chegar a ocasião
de retomar os rascunhos que aqui estão,
meu tempo a recobrar dos desenganos,

eu me desgoste a erguer imundos panos
envolvendo estas queixas sem razão
e se prendam em farrapos nesta mão,
sem ao mundo libertar de tantos danos.

Eu sei que muitos até se identificam
com os mesmos sentimentos represados,
politicamente incorretos nesta via;

mas minhas tolices tão só exemplificam
os pensamentos de meus antepassados
que igual que eu hoje julgarem percebia!

ESCRIBARIA III

Mais do que nunca meus rascunhos se acumulam,
já de poeira e de mofo marchetados...
Vou amontoando suas pilhas pelos lados,
velhas aranhas dentre esses maços pulam!

Percevejos quiçá também pululam,
serão até por muquiranas frequentados;
os cascudinhos proliferam, anelados,
lepismas e traças por alimento emulam!

E quando vou passar a limpo o original,
ali o encontro tão cheio de buracos
que muita coisa é preciso adivinhar!

E os aracnídeos protestam, afinal,
porque suas teias eu reduzo a cacos
e seus reclamos sou forçado a aturar!

ESCRIBARIA IV

Tudo pensado, é questão de ecologia,
pois meus rascunhos vida já perderam
e esses insetos que seu papel comeram
direito têm à vida e à harmonia!...

Muita gente sequer sabe que existia
a muquirana.  Percevejos já esqueceram,
os gafanhotos quase desapareceram,
não há mais nuvem que o lar nos invadia!...

Pois respeitemos as espécies em extinção!
Os escorpiões e as falenas são sagrados,
a traça e o mofo que sejam apoiados!

E para o maranduvá estendo a mão,
pois tem direito, como membro da natura,
de me causar a mais horrível queimadura!

William Lagos
Tradutor e Poeta – lhwltg@alternet.com.br
Blog:
www.wltradutorepoeta.blogspot.com
Recanto das Letras > Autores > William Lagos



Nenhum comentário:

Postar um comentário