segunda-feira, 14 de dezembro de 2020


 

BLECAUTE

 

Enquanto banho tomava, faltou luz:

lavou o sabão, secou-se bem depressa.

A esposa corta a escuridão espessa:

"Queres a vela que na sala eu pus?

 

É que só temos uma.  Não repus,

têm-nos cortado a luz vezes à beça!..."

Orgulhoso, ele responde: "Não, esqueça,

já me vesti...  Um reflexo reluz

 

da lâmpada da rua, que está acesa..."

Ao sair do banheiro, os filhos riem:

"Chegou o Super-Homem!"  E sorriem.

 

Ele se olha no espelho, atrás da mesa.

Como castigo por vaidades falsas,

vestira as cuecas por fora das calças!...

 

 

PROPOSTAS I (para Cláudio Albano)

 

Foi aberta em Brasília a concorrência

para a nova construção de instalações,

a fim de dar abrigo às multidões

que dos Jogos Olímpicos à assistência

 

chegariam ao Rio, com impaciência,

esperando usufruir mil emoções;

ou dos atletas as acomodações

ao grande evento de geral frequência.

 

Apresentaram-se três grandes empreiteiros,

um deles japonês, um outro, americano,

outro escolhido dentre os brasileiros.

 

O japonês apresentou à licitação

um orçamento honesto sobre o pano:

"Por três milhões eu faço a construção."

 

PROPOSTAS II

 

Explicou honestamente o empresário:

"Com dois milhões eu pago o material

e a mão-de-obra.   E ganho, no final,

meu lucro de um milhão em numerário."

 

Declarou o americano: "É necessário

desembolsar seis milhões.  É natural,

eu pago o dobro para o meu pessoal,

mas faço obra de primeira nesse páreo!"

 

E apresentou seu orçamento o empresário

que era brasileiro: "Serão nove milhões!"

"Esta é a mais cara das licitações,

 

como se explica?" -- espantou-se o funcionário.

"É simples.  Três pra mim, pra você três

e, com os outros, eu contrato o japonês!..."

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário