quinta-feira, 24 de dezembro de 2020


 

JOVENS DE ROMA LXXIX (79)

LABIENA

 

TU ME ROUBASTE UM DIA DE MINHA VIDA.

EU PRETENDIA DAR-TA, BEM DISPOSTO;

NÃO ESPERAVA POR UM TAL DESGOSTO

QUAL ME CAUSASTE, NESSA ESTRANHA LIDA,

 

QUE ME DEMONSTRAS, DE ASSIM MOSTRAR GUARIDA

PARA UM COMPORTAMENTO TÃO EXPOSTO,

TÃO DIFERENTE DE QUANDO BEBES MOSTO

E TE ANINHAS NOS MEUS BRAÇOS, ESQUECIDA

 

DO MUNDO E PRETENSÕES OU ENTÃO FINGINDO,

POR MANTER-ME A TEU LADO MAIS UM POUCO.

E JÁ NEM SEI SE É A MULHER QUE ATUA

 

E ME DESTRATA, QUANDO VÊ ASSISTINDO

UMA PLATEIA; OU SE AQUELA DO AMOR LOUCO

É A VERDADEIRA, NOS MEUS BRAÇOS NUA.

 

 

AS JOVENS DE ROMA LXXX (80)

GALTIANA (Galciana)

 

O CHEIRO QUENTE QUE PROVINHA DELA

FOI O QUE SEMPRE ME ATRAIU, EMBORA

SE QUEIXASSE DE FRIO, A TODA HORA:

SEU PERFUME ERA CÁLIDO E SINGELA

 

A EMANAÇÃO QUE ME ENVOLVIA, AURORA

DE SUA FEMINILIDADE; A BOCA, BELA,

BRILHAVA DE SALIVA COMO ESTRELA

E COMO INVOCO A EXALAÇÃO AGORA!...

 

MAS ERA O TOQUE DOS LÁBIOS EM MEU ROSTO,

QUANDO TROCÁVAMOS BEIJOS INOCENTES,

UMA CARÍCIA QUE DESCREVER NEM POSSO.

 

E TANTOS VERSOS QUE LHE TENHO POSTO!

SEM QUE JAMAIS SOUBESSE QUÃO DOLENTES

MINHAS NARINAS ASPIRASSEM SEU PESCOÇO.

 

 

GABOLA (para Ulisses)

 

Num barzinho de campanha, o valentão

gabava para os outros sua coragem;

mas o espertinho contava só vantagem,

pois não passava de um triste fanfarrão!

 

"Um dia, entrei num mato fechadão,

andava a pé, no meio de viagem;

quebrei um gaio, a mata era servagem,

pra minha defesa, se houvesse percisão...

 

Foi então que duas onça se achegaram,

bem de mansinho... E já foram me mordendo!

Até o porrete, sem querer, sortei..."

 

"Mas o que você fez?" lhe perguntaram.

"Com as duas onça eu tava combatendo:

a sorte foi que aí eu me acordei!..."

 

GURI ARTEIRO       (para Ulisses)

 

"Mamãe, a senhora lembra os dez reais

que prometeu me dar, se eu me portasse

com toda a educação, quando brincasse

no aniversário da Lucinha de Morais...?"

 

"Lembro, sim, meu filhinho.  Mães jamais

esquecem as promessas... Desde que nasce,

a gente deve responder pelo que passe,

castigo ou recompensa, tanto faz!..."

 

"Pois é, mamãe, a senhora tem razão..."

"Você merece, então a recompensa...

Vou pegar a minha bolsa no roupeiro..."

 

E o capeta respondeu, com inspiração:

"Mamãe, não é o que a senhora pensa:

você economizou um bom dinheiro!..."

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário