quarta-feira, 25 de agosto de 2021


 

ELIAS E AHAB

CAPÍTULO OITO – 9 AGO 21

 

(Operei o olho direito; será difícil continuar por uns dias).


“Toda a tua casa eles esquadrinharão

E teus depósitos de tecidos e alimentos;

Também as casas de teus oficiais

E toda a casa importante de teu povo

E para fora tudo eles tirarão

Que encontrarem de valor em tais momentos,

A prata, o ouro, quaisquer riquezas mais

E de teus filhos o total de seu renovo!...”

 

“Toda mulher que for achada bela,

Toda criança que tenha algum vigor,

As tuas armas e igualmente os teus escudos

E até os melhores desses teus soldados!

Os teus cavalos, cada arnez e cada sela

Irão levar para seu rei e seu senhor;

E que teus servos tudo aceitem mudos,

Caso contrário, irão ser executados!...”

 

Ora, o arauto em altas vozes proclamou

As exigências novas de seu rei

E todo o povo o escutou de sobre os muros,

Sem saber o que seu rei aceitaria...

Então Ahab os anciãos todos convocou:

“Uma única pergunta eu vos farei:

Vêde que o Sírio tem propósitos impuros:

O que fará se isso que quer eu lhe daria?...”

 

“Deixar que entrem na cidade assim armados?

Não irão manter abertos os portões,

Para que a tropa inteira nos invada?

Eu concordei com suas terríveis exações,

Que todos os meus bens fossem tomados,

Até minhas mulheres e suas gerações

De meus filhos. Cada coisa a ser levada,

Por mais pesadas as suas condições.”

 

“Mas agora eles querem invadir

E não serão apenas minhas riquezas,

Do povo inteiro eles as tomarão

E possivelmente porão fogo na cidade!

Que ireis agora comigo decidir?

E responderam os anciãos sem incertezas:

“Não lhe deis ouvidos, ó rei, pérfidas são

As intenções desse malvado Ben-Hadad!”

 

Assim disseram-lhe que não consentisse

E Ahab aos mensageiros respondeu:

“O que Ben-Hadad pediu inicialmente,

Isso farei, tal qual antes falei;

Mas isto agora é demais que me pedisse.

Entregarei a ele o quanto é meu,

Mas não lhe abro as portas facilmenbte;

Que nos devasse eu não consentirei.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário