domingo, 24 de março de 2024


 

 

VLADKO E LODNISSA IX – 17 jan 2023

 

Foi pura sorte, que tinha só uma bala,

mas entrou direta no olho do carneiro,

que estrebuchou, morrendo bem ligeiro,

Vladko pensou: Todo fanfarrão se abala,

Mas o modesto a sua prosápia cala!

O melhor mesmo é que o velo está inteiro!

Animado, o carneou como um bom açougueiro

e o cadáver lançou no fundo de uma vala.

 

Enrolou o velo com todo o cuidado

e o carregou nos ombros até o castelo:

“Senhor meu rei, cá está o dote da princesa!”

Por toda a corte foi ali aclamado:

Meu noivo é corajoso, além de belo!

Pensou Lodnissa, com orgulho e gentileza.

Mas o conde não se deu por satisfeito:

“Para um pastor, enfrentar algum carneiro

é muito fácil, majestade. Faça um teste derradeiro,

alguma coisa de bem maior efeito...”

E cochichou-lhe ao ouvido em seu proveito,

que um genro não aceitasse bem ligeiro;

ele aceitou o ardil do trapaceiro,

obrigando Vladko a justificar o seu direito.

 

“Deves plantar em meu pomar uma videira

e ao sétimo dia suas uvas me trazer,

caso contrário, mando cortar a tua cabeça!”

Lodnissa protestou, firme e altaneira:

“Isso é injustiça que não pode um rei fazer!

Por que deseja que meu noivo assim padeça?”

“Por muito tempo aceitei tua condição,

agora é o tempo de aceitares a minha!”

Indignada demonstrou-se a sua rainha:

“O rei seu eu e esta é minha decisão!

É inútil me fazeres qualquer petição

e não pretendo escutar tua ladainha!”

Chorou Lodnissa quantas lágrimas que tinha,

mas sem seu pai demover da posição!

 

Vladko então despediu-se da princesa.

“Não se atreva a sair de meu país!”

“Senhor meu rei, vou procurar a solução!”

Seus pais mostraram a maior tristeza:

“É seu castigo por atrevimentos vís!

Jamais um pobre poder subir de situação!”

Vladko ao ver-se deste modo condenado,

saiu de casa, vagueando em desatino.

Pôs-se a chorar, coisa que desde menino

já não fazia, a tal ponto desolado!

Enxugando as vistas, olhou para um lado,

mulher belíssima avistando ao sol a pino.

“Por que choras, pastor, por teu destino?”

“Não, minha senhora, estou a ele conformado.”

 

“Eu choro apenas, porque jamais poderei ter

o amor de minha princesa bem-amada

e pior ainda, por saber ser destinada

a se casar com quem não a pode merecer,

mesmo sabendo ser a mim que ela deseja,

mas por orgulho, o rei seu pai não nos enseja!”

 

VLADKO E LODNISSA X – 18 jan 2023

 

“Choro ainda mais, por saber que está sofrendo:

ficasse ela feliz, eu nem me importaria

por morrer, mas sei minha morte a tornaria

muito infeliz! Isto é que está me remoendo...”

“Pois muito bem, caro Vladko, está mesmo padecendo,

mas neste transe ajudá-la eu poderia,

por amor dela, sua dor aliviaria,

eu sou sua fada-madrinha e sempre a estive protegendo.”

 

“Tome esta bolsa, que contém cepa de parreira

e mais um galho abençoado de alecrim,

plantarás ambos onde quiseres ter a vinha

e então te deitarás junto a essa jeira:

dentro de uma semana crescerá a videira assim,

e colherás as uvas a pender de sua gavinha.”

Mas é importante que lhe dês este alimento

como adubo e esta água tal como te pedir;

sendo assim, a tua missão irás cumprir,

se te submeteres a meu completo julgamento.

Ficou o rei surpreendido, mas a contento

marcou o lugar, sua falsidade ainda a fingir,

vendo que Vladko não tinha intenção de lhe fugir,

marcando um lugar de estéril provimento.

 

Vladko plantou a cepa após carpir o chão,

junto à raiz pôs o raminho de alecrim,

com a comida a adubou e com a água que levava,

sem esperança real de alcançar satisfação,

mas ao lado se deitou e então dormiu assim

e em poucas horas  já a parreira germinava.

Mas enquanto essa semana se passava,

o Conde Bopp tentou a princesa seduzir,

sem o menor resultado conseguir,

tampouco a rainha qualquer atenção lhe dava,

mas com o rei constantemente conversava

e espertamente o conseguia conduzir:

“Melhor genro serei eu, sem o iludir,

além de nobre e rico, já enfrentei batalha brava.”

 

“E como eu sou estrangeiro, não despertarei rancor

entre os nobres do país por terem sido preteridos,

de meu valor serão mui facilmente convencidos,

com gentileza logo conquistarei o seu favor,

os objetivos de Vossa Majestade serão fácil cumpridos,

sem a menor chance de os realizar algum pastor!”

O que o rei mais lamentava era ter perdido

todos os filhos em lutas e combates

e já sentindo da velhice os seus embates,

via no conde um novo filho preferido

e este o convenceu de que Vladko só havia vencido

por feitiçaria ou demoníacos engates:

“O conveniente é que quanto antes o mates,

antes que o trono que ele quer seja obtido.”

 

“Já que por magia conquistou sua bela filha,

mesmo que ame seu pai, fará o que ele quer

e logo os dois provocarão sua pior sorte,

para garantir a coroação em breve trilha:

Lodnissa o obedecerá no que quiser

e bem depressa apressarão mesmo sua morte!”

Nenhum comentário:

Postar um comentário