quinta-feira, 21 de março de 2024


 

 

VLADKO E LODNISSA VII – 15 jan 2023

 

Porém no dia seguinte, manhã cedo,

Vladko lhe disse que não iria pastorear.

“Que história é essa, não pretende trabalhar?”

“Senhor meu pai, tenho um destino ledo:

Vou pedir a mão da princesa, sem ter medo.”

“Mas o que é isso? Pretende me enganar?”

“Não, senhor meu pai, não há razão para zombar,

porque o meu plano já calculei a dedo.”

 

“Meu filho, você endoideceu?”

Disse-lhe a mãe. “Sei o que estou fazendo.”

Assim um fiambre ela lhe preparou

e Vladko até o castelo então marchou,

muito seguro do que estava pretendendo

e perante a levadiça então se apresentou.

Os guardas não lhe queriam dar entrada,

mas um nobre chegou logo a seguir,

que a mão de Lodnissa também queria pedir

e aos guardas convenceu dar-lhe passada.

Esse era o Conde Bopp e não adivinhara nada,

mas ao ver Vladko com tal firmeza insistir,

chegou à conclusão de que poderia conseguir

as respostas ao interrogá-lo de passada.

 

Disse a Vladko: “Fale você primeiro,

se estiver certo, então confirmarei,

que os sinais sei muito bem quais são;

foram os dois admitidos bem ligeiro.

“Quais são os três sinais?” – interrogou o rei

e Vladko respondeu na maior convicção.

“Em sua testa tem a princesa uma estrela!”

“É isso mesmo!” – confirmou o acompanhante.

“Ia dizer o mesmo neste instante...”

“No peito um sol sobre sua carne bela!”

“Tem toda a razão!” – disse o esperto nessa trela,

era o que eu ia dizer, muito confiante!”

“E acima do joelho uma lua deslumbrante!”

“Justamente,” disse Bopp. “É a marca nela!”

 

Ficou a princesa extremamente surpreendida:

“Realmente, são esses os meus sinais.”

“Mas ao mesmo tempo nós dois adivinhamos!”

Lodnissa ficou bastante desconfiada:

“Senhor Conde, eu não o encontrei jamais,

mas eu e o pastor já antes conversamos...”

“Princesa, eu consultei um adivinho,”

mentiu o conde, falaz e bem traiçoeiro.

”E eu os avistei, sentado no terreiro,

quando foi me comprar cada bacorinho.

“Para resolver, conheço um bom caminho,”

disse Lodnissa. “Temos no pátio um grande algarrobeiro

com frutos só no topo.  Quem me trouxer primeiro

um fruto maduro, ganhará o meu carinho.”

 

Dizia isso, porque Vladko era moço,

enquanto o Conde era de meia idade

e ela confiava na vitória do pastor,

mas Bopp foi veloz e o tronco grosso

foi escalando na maior facilidade,

pensando assim conquistar o seu favor.

 

VLADKO E LODNISSA VIII – 16 jan 2023

 

Percebeu Vladko que não o poderia ultrapassar

e ao invés disso, no tronco se abraçou

 e com energia toda a árvore balançou:

“Cuidado, que vais cair!” – foi avisar.

O Conde Bopp se assustou, porque galgar

aquela árvore bem mais fácil se mostrou

do que descer e, sem querer, largou

a algarroba que já pudera apanhar!

 

Vladko nem a deixou cair no chão,

mas aparou-a e correu para a princesa,

que o acolheu como sendo o vencedor!

Mas o conde trouxe outro fruto na mão,

mas que apertou com excesso de firmeza,

esmagando-o contra o peito num tremor!

Porém o conde protestou com violência:

“Esse vilão quis me prejudicar,

a primeira fruta fui eu a apanhar,

ele a roubou de mim com prepotência!

Exijo uma outra prova de excelência,

que assim comprove como pôde adivinhar

os três sinais que tem a princesa a ostentar,

Majestade, apelo para sua clemência!”

 

“Mas qual é a prova que vais apresentar?”

“Sire, existe um carneiro com pelo de ouro:

se realmente ele for dela merecedor

esse velo de ouro deve intacto buscar,

será o dote da princesa esse tesouro!...!

“Você aceita?” – indagou o rei ao pastor.

“Se for a vontade da princesa, eu o farei.”

O conde interferiu: “Caso ela recusar,

deverá casar comigo – é o mesmo que aceitar

que esse pastor foi desonesto, senhor rei!”

Lodnissa pensou: Se é assim, concordarei,

afinal é só um carneiro, será fácil de matar,

ele é um pastor, acostumado a dominar

os animais do rebanho. “Então, concordarei!”

 

Vladko apanhou como arma uma escopeta

e foi ao bosque em que vivia o carneiro.

O que ele não sabia é que o conde interesseiro

não mencionara a tocaia mais secreta

dessa missão, que o carneiro era gigante

e que o brilho de seu velo era ofuscante.

A morte já causara a muita gente

e quando Vladko chegou até a clareira

em que o animal passava a tarde inteira,

viu que igual falava de forma surpreendente!

“Que queres ter comigo, jovem imprudente?

Matei teu pai e é coisa bem certeira

que ele me encarou na hora derradeira:

vou te matar também, tolo indigente!”

 

Sem medo, Vladko respondeu-lhe de imediato:

“Meu pai é vivo e não me matarás!”

O carneiro eriçou o pelo e agigantou,

surpreendendo ao rapaz por este fato

e sem querer a escopeta que ele traz,

sem mirar, porém certeira disparou!

Nenhum comentário:

Postar um comentário