sexta-feira, 5 de março de 2021


 

 

JERUSALÉM I  (2007?)

(Duodecaneto em Tríades)

 

sou árabe e judia, estranha sina!

sou filha de abraão desde menina,

sem que a esquerda concorde com a direita.

 

em minha cabeça os templos se acumulam:

fiéis se digladiam na esplanada e pulam

uns contra os outros, com fúria insatisfeita.

 

há séculos me tomam por um lugar sagrado.

de quando em vez estando dessacrado

este santuário, do mundo inteiro esquina.

 

já tantas vezes eu fui entregue às chamas

e ressurgi do meio dessas flamas:

os povos passam e por mim ondulam.

 

pois há milênios caiu um meteoro

e os nómadas entoaram, em longo coro,

o seu louvor ao deus esfarelado.

 

JERUSALÉM II

 

muito em breve, já havia sacerdote,

oráculo capaz de o santo dote

reinterpretar em inspiração solerte.

 

e se nomearam os guardas do sacrário,

marcharam peregrinos ao santuário,

por entre as sarças de ressequidas ramas.

 

a pouco e pouco prosperou a aldeia,

que num comércio fácil já se esteia:

ergueu-se o templo e constituiu-se um foro.

 

assim eu prosperei, por pouca a água,

pois fui regada por fluxo mais de mágoa

e nas cisternas encheram cada pote.

 

depressa despertei outra ambição,

ânsia de ouro me encheu o coração,

tomado à gente errante e beduína.

 

JERUSALÉM III

 

depois me destruíram e meu povo

tornou-se qual videira sem renovo,

cortada a cepa no mais rente ao solo.

 

mas ao redor permaneceram saqueadores,

os peregrinos chegavam com temores

e outro vidente ergueu o seu castelo.

 

os beduínos se tornaram sedentários,

outros costumes adquiriram e vários

grupos de gentes para mim chegaram.

 

de novo prosperei e paliçadas

foram erguidas à guisa de amuradas,

trazida a lenha de bem distante selva.

 

que a terra em torno estéril continuava,

cavados poços, escassa água brotava,

mas nem por isso eles desanimaram.

 

JERUSALÉM IV – 28 JAN 2021

 

com vasto esforço, alguns agricultores

plantaram hortas em férvidos labores,

enquanto outros só semeavam relva,

 

para os rebanhos à morte destinados,

um a um no santuário degolados,

alimentando o deus que em mim havia,

 

cujo sangue floresceu pelas encostas,

vi oliveiras nas ladeiras postas,

só então nasci e soube que existia.

 

e percebi que o santuário era menor

que eu mesma era, que dominava a dor

dessa sofrida e ignorante gente,

 

que proteger eu procurei em vão:

logo surgia outro herói sem compaixão,

disposto a me tomar com voz potente!

 

JERUSALÉM V

 

e muita gente morria em estertores,

no saque e no massacre tantas dores,

para por outrem ser substituida;

 

passaram séculos até vir Abraão,

seus rebanhos a tanger em condução,

na busca de recantos de pastagem,

 

mas não ficou muito tempo aqui por perto,

preferiu peregrinar pelo deserto,

por desprezar o deus de meu santuário.

 

mas passa o tempo e por nada é impedido,

chegou novo meteoro desmedido,

destruiu Sodoma e sua rival, Gomorra.

 

tornei-me novamente a maior ilha

para repouso nessa longa trilha

desde a Syria até ao Egito constituída.

 

JERUSALÉM VI

 

e novamente a terra floresceu,

regada do suor que a gente deu,

o sol a pino enfrentando com coragem;

 

mas nesse meio tempo o patriarca

tivera já dois filhos e sua matriarca

exigira que um deles fosse expulso:

 

foi Hagar a exilada e Ismael,

o pai dos Árabes, mastigou o fel,

mas assim mesmo ligou-se a meu sacrário,

 

enquanto os filhos de Isaac a seu Temor

obedeciam com todo o seu vigor,

mesmo depois que o velho pai morria.

 

chegada a seca e a ausência de pastagem,

levou-os ao Egito, em homenagem

ao próprio irmão vendido como escravo.

 

JERUSALÉM VII --  29 jan 2021

 

e lá ficaram por quatrocentos anos,

obedecendo a tais deuses arcanos,

que invocam até hoje, em seu Amém!

 

então surgiu Moisés, que os libertou

e a escravidão maior os sujeitou,

na canga firme de seu forte pulso!...

 

enquanto isso, meu povo prosperava,

havia trégua com a gente que chegava

e eu permiti que crescessem por meu bem.

 

quando os Hebreus voltaram à minha terra,

acharam muitos reis a fazer guerra,

mas paz havia entre minhas muralhas...

 

chamavam-me Jebus ou Yebush nesse tempo

e o santuário prosperava em contratempo

das investidas desse povo bravo!

 

JERUSALÉM VIII

 

de guerra em guerra conquistaram Canaã,

seus rios de leite e mel procura vã,

toda promessa sendo apenas dúvidas!...

 

mas a terra trabalharam com denodo

e logo produziu-lhes trigo a rodo,

permitindo superar toda a chacina;

 

cresceu o povo e sobre os Filisteus

acabaram dominando esses Judeus

de barbas longas e faces contrafeitas,

 

condenando os outros deuses ao redor

e massacrando os fiéis vizinhos sem favor,

no fanatismo de cada sacerdote,

 

até surgir aquele estranho rei-salmista,

que o próprio rei por salmos reconquista

e mil tesouros em suas arcas se misturam.

 

JERUSALÉM IX

 

subitamente, ergueu os olhos para mim

e decidiu querer possuir-me assim,

percebendo o quanto havia já encantado

 

por tantos séculos, por tantas gerações,

como sabia seduzir os corações

e dominar tantas paixões humanas...

 

e Yehoshabeath David tomou Jerusalém,

o novo nome que me deu também,

apesar de tantos ossos que devoro,

 

que me chamasse “habitação da paz”,

bizarro nome que à memória traz

Melquisedeque, o antigo sacerdote,

 

a quem até Abraão pagou tributo,

embora bem melhor “casa do luto”

correspondesse a este meu fadário!..

 

JERUSALÉM X – 30 jan 2021

 

Yerushalaim assim eu me tornei

e grande templo erguido contemplei,

com tanto brilho que as nuvens incendeia!

 

mas tudo passa, chegaram outros guerreiros,

do sul, do norte, do leste os estrangeiros,

para tomar-me as riquezas recolhidas,

 

Egito, Assíria, Babilônia... a um por vez,

cada um deles grande mal me fez

e de narrar o que fizeram eu até coro,

 

de novo foram os Judeus escravizados,

à Mesopotâmia sendo transportados,

o meu santuário um manancial de mágoa,

 

até voltarem Esdras e Neemias,

marchando no solaço de ínvias vias,

para o santuário reerguerem com paixão!

 

JERUSALÉM XI

 

contudo os Persas que os haviam protegido

também tiveram seu império destruído

pela furia macedônica de Helenos...

 

vi novamente minhas torres derruídas,

durante as rebeliões desinibidas

sob o comando daqueles Macabeus;

 

chegaram os Romanos, que apoiaram

a Herodes o Grande e o deixaram

erguer terceiro templo mais suntuoso,

 

até que outra revolta rebentasse

e na diáspora a gente se espalhasse

pelas terras do Império distribuídas

 

e foi o templo novamente derribado,

fiquei vazia e assim posta de lado,

a contemplar meu futuro de olhar cego.

 

JERUSALÉM XII

 

sobre as ruínas, construíram os Cristãos,

mas veio Maomé e outras canções

foram entoadas em El-Kodz num renovo,

 

até outra vez ser assaltada por Cruzados,

rios de sangue nas ruas derramados,

criando o breve Reino de Jerusalém,

 

logo tomado outra vez por Muçulmanos,

cujas grandes mesquitas os soberanos

ergueram no ponto em que ascendeu o Profeta.

 

e assim eu permaneço, sou o umbigo

do mundo inteiro, porém não sou abrigo

senão a paz bastante contestada.

 

sou Árabe e Judia, a encruzilhada,

por tantos povos ainda cobiçada

e por ser santa, percebo não ser nada...

 

CINTILOGRAFIA I – 31 JAN 21

 

AO NADA EU BRINDO E NEM EU DEVERIA

SÃO TÃO ESTRANHOS ESSES ENTUSIASMOS

DE QUE SÓ PARTICIPO EM CERTOS PASMOS

QUE NÃO ME AFETA EM NADA ESSA ALEGRIA

DA GARGALHADA QUE ME PARECE TÃO VAZIA

E ENCARO OS PRANTOS COM IGUAIS MARASMOS

E NEM MAIS VEJO PROFUNDEZ NOS MEUS ORGASMOS

TÃO DIFERENTES QUE SÃO DA MAIORIA!

 

PRAZER EU SINTO NOS LIVROS E POESIA

MAS TUDO ENCARO COMO DISTANCIADO

SÓ ME AMORTECE VIOLÊNCIA TELEVISIVA

SÓ ME COMOVE A CINTILOGRAFIA

MEU PASSADO NO PRESENTE REVELADO

DA ARTE DA RAÇA FEITA REDIVIVA!

 

CINTILOGRAFIA Ii

 

ACHO ESPANTOSA A PRESENTE VARIEDADE

DE EXAMES FÍSICOS MEDIANTE PURA IMAGEM,

ANTIGAMENTE TÃO DIFICIL A ANCORAGEM

EM DIAGNÓSTICO QUE ADIVINHAVAM NA VERDADE

A CINTILOGRAFIA ATRAVESSA TUA VAIDADE

TEU CORPO INTEIRO DESNUDADO QUAL PAISAGEM,

SEM MAIS PUDOR, SEM MAIS SEGREDO, TE COAGEM

A TUDO EM TI MOSTRAR SEM CASTIDADE!

 

QUE NÃO É APENAS A PELE QUE SE MOSTRA,

EXTREMAMENTE PROFUNDA ESSA NUDEZ,

SOMENTE UM TOLO A TER DESFAÇATEZ

DE ENCONTRAR EXCITAÇÃO QUANDO SE PROSTRA

SOBRE AS CLÍNICAS IMAGENS DO INTERIOR,

CADA ÓRGÃO DESVENTRADO NESTE ARDOR!

 

CINTILOGRAFIA III

 

CONTUDO EU BUSCO OUTRA CINTILOGRAFIA,

QUE MOSTRARIA TUA NUDEZ ABSOLUTA,

CADA DIAMANTE NAS PAREDES DE TUA GRUTA,

CADA JÓIA QUE DENTRO EM TI CINTILARIA

TEUS DESVARIOS, TEUS SONHOS, FANTASIA

QUE POR TUA MENTE CORRE DISSOLUTA

OU EM SERIEDADE AUSTERA E IMPOLUTA

NA MAIS TREMENDA INVASÃO QUE EXISTIRIA!

 

MAS CASO ESTE RETRATO DA ALMA PEDIRIA

QUE APÓS PUDESSE ASSISTIR NO MEU VISOR

CADA DETALHE CONTEMPLADO COM AMOR

RANCOR E DESDÉM EM TI SO CAUSARIA

MESMO QUEM AMA DO MODO MAIS PROFUNDO

DESEJA O CERNE GUARDAR DO PRÓPRIO MUNDO!


Nenhum comentário:

Postar um comentário