quarta-feira, 20 de outubro de 2021


 

 

O GIGANTE CANIBAL – 27 SET 21

Capítulo Oitavo (Final)

 

Já em pouco tempo o navio se aproximava,

mas o gigante mais sentia-se afundar:

“Você prometeu que daqui me retirava,

mas meus ombros a lama está a alcançar!

“Foi o que eu disse, mas a princesa não chegou

e o casamento não se confirmou!”

Enquanto isso, já a maré subia

e só a cabeça do gigante é que se via!

 

O capitão acreditou fosse um  rochedo

e se foi aproximando com cuidado,

mas o gigante rompeu o seu segredo

e agarrou o barco, meio desajeitado,

e o colocou sobre a areia da praia,

enquanto a água já no nariz lhe caia:

com o movimento, mais ainda se afundou

e finalmente, junto à margem se afogou!

 

Teve somente o tempo de gritar:

“Eis a princesa! Venha logo me salvar!”

Mas mesmo que Teddy salvá-lo pretendesse,

já era tarde demais para que tal fizesse!

Com o afundamento, mais água foi chegando

e o navio foi na areia se adernando,

mas Teddy conseguiu o mastro segurar

e com esforço, fez o barco endireitar!

 

E como as asas tinham força tão potente,

pôde o refluxo da maré aproveitar

e desviando do gigante facilmente,

somente os negros cabelos a flutuar,

levou o barco a ancorar com segurança;

seu tombadilho Teddy logo alcança,

beijando a mão da princesa mui formosa,

para pedir-lhe aceitasse ser sua esposa!

 

“Caro rapaz, realmente eu sou solteira

e ainda lhe devo uma grande recompensa:

não sei com pôde, de tal forma ligeira,

impedir que o naufrágio hoje nos vença,

mas casar-me com você não poderei,

com Brendan, filho de meu tio, eu já noivei,

criança ainda, porém foi ele reptado

por sua ama e seu marido tresloucado!”

 

“Meu pobre tio morreu em sua tristeza

e agora ocupo o trono qual regente;

não posso ser rainha, só princesa,

enquanto não me caso, infelizmente,

até ter plena certeza de sua morte,

mas de meu primo desconheço a sorte...

Eu era muito pequena na ocasião,

se o encontrasse, nem saberia a sua feição!

 

“E como reconhecer pode seu primo?”

“Ele teria de usar uma corrente...

Quando ele era ainda bem menino,

meu tio mandou quebrar moeda rente,

a qual está sob forte encantamento;

se encontrar a outra metade, num momento,

as duas numa só se fundirão,

sem haver dúvida que duas metades são!”

 

Lembrou-se Teddy do que o pai lhe relatara

e foi puxar de seu peito a moedinha

que por todos esses anos carregara,

mostrando-a logo para a princesinha.

E logo que as metades se encontraram,

no mesmo instante em uma só viraram!

A princesinha ficou maravilhada:

“Tu és Brendan, meu noivo!” “Sim, minha amada!”

 

“Mas como pudeste a minha nave endireitar?”

“Uso estas asas mágicas que ganhei,

mas que ninguém consegue divisar,

estenda a mão... “Ah, sim, já segurei!”

Então a Rainha das Águias retornou,

magicamente os pais adotivos lhe buscou

e foram todos para as Ilhas Afortunadas,

em que as bodas foram logo celebradas!

 

Ficou a Irlanda assim livre do gigante,

mas na praia que faz face ao Grande Oceano

ainda mostram um rochedo interessante

so visível em maré baixa e, sem engano,

os traços mostra de um rosto horrível

e por mais que isto pareça ser incrível,

chamam de Krom até hoje esse rochedo,

muitos nadando para o contemplar sem medo!

 

EPÍLOGO

 

Não obstante, existe outra versão:

no País de Gales, existe uma montanha,

em cujo alto, sobre certa projeção,

há dois penhascos gêmeos, de tamanha

proeminência, de frente a uma caverna,

que dizem ser pés de criatura eterna,

um gigante adormecido, a quem denominaram

de Krom, ao qual os antigos adoraram,

não que atendesse a preces com bonança,

mas por temerem seu rancor e sua vingança!

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário