quarta-feira, 18 de maio de 2022


 

 

O MATADOR DE DRAGÕES IX – 3 JAN 2022

 

Inicialmente, fez beber o seu cavalo

de um pequeno tanque artificial,

como a um bom cavaleiro é natural,

que à montaria desse água primeiro;

e só depois ele chegou-se à fonte,

ali bebendo para dessedentar-se inteiro,

lavando enfim o rosto nesse aponte;

ninguém se aproximou a interpelá-lo

e assim Stoisha deitou-se calmamente,

cobrindo o rosto com um lenço, gentilmente.

 

E desse modo, depressa adormeceu

nessa cidade que parecia deserta;

ficou tranquilo, porém com a mente alerta,

até que ouviu alguns passos delicados:

uma jovem vinha buscar água da fonte.

Ela parou, sem gestos apressados:

“Esta sela, este cavalo... algum remonte

se assemelha ao que a meu pai pertenceu...”

E então viu o rapaz ali deitado,

coberto o rosto com seu lenço bordado!

 

“Que coisa estranha!  Eu lembro desse lenço.

Parece igual àquele que eu bordei

e com carinho à minha mãezinha presenteei!

Mas então, quem é esse cavaleiro,

que parece tão tranquilo adormecido?”

Stoisha o rosto descobriu ligeiro:

“Você é uma irmã que eu havia perdido!”

Ela o olhou. “Não tenho irmão, eu penso...”

“Eu sou Stoisha e nossa mãe rainha

chama-se Zorka e procurá-la eu vinha!”

 

“Nasci depois que aquele grande turbilhão

arrebatou para longe minhas irmãs,

bem certamente com intenções malsãs!

Qual é você? A minha irmã Vladana,

ou é Yadranka, a mais moça das três

ou a do meio, chamada Miryana...?”

“Eu sou Vladana,” disse ela, por sua vez,

“então você é de fato meu irmão?”

“Vim procurá-la e às demais também,

quero levá-las para nosso reino além!...”

 

“Não posso ir, aqui sou prisioneira

desse Abetriya, um terrível dragão!

Norawa, o vento mau, nessa ocasião

me trouxe para cá.  Sou uma escrava,

mas o dragão não me trata muito mal.

Para o dragão Azhdaya ele levou

minha irmã Miryana, que tem destino igual

e minha irmã Yadranka, que é a terceira,

o dragão Bauck conserva presa em sua mansão:

só raramente nos encontramos, meu irmão!”

Nenhum comentário:

Postar um comentário