sábado, 21 de maio de 2022


 

 

O MATADOR DE DRAGÕES X – 4 JAN 2022

 

“Vamos então procurar as outras duas!”

“Não é possível, a praça está guardada...”

“Mas por quem, me parece abandonada...”

“Os servos de Abetriya são invisíveis,

porém não deixam que eu saia daqui.

À sua presença se mostram insensíveis,

porque não sabem o que vem fazer aqui,

mas há centenas deles pelas ruas...

Vamos agora, pegue o seu cavalo,

será melhor longe deles abraçá-lo...”

 

Assim chegaram até a casa do dragão,

que se encontrava durante uma caçada.

Vladana estava intensamente interessada

sobre notícias da mãe e de seu pai.

“O rei morreu,” disse Stoisha, “de tristeza...”

“Já desconfiava, mas Mamãe, como ela vai?”

“Ela governa com plena realeza,

até o dia de minha coroação...”

“Como vê, aqui não tenho quem me ajude,

mas de Abetriya é preciso que te escude!”

 

“Já é quase noite e ele virá depressa,

tenho de achar aonde te esconder...”

“Não te preocupes, nada pode me fazer!”

“Mas tens certeza?” “Por dons sou protegido

e igualmente sou um soldado valoroso!...”

“Mas o jantar dele está servido

e enquanto come, será menos rancoroso...”

E lhe mostrou um boi inteiro assado,

e um cesto de pão, por vinho acompanhado!

 

“Eu quero é mesmo provocar esse dragão!”

Falou Stoisha e foi sentar-se à mesa,

a refeição toda a comer em sua destreza,

graças ao dote que da fada recebera.

Vladana só o observava, apavorada:

“Mas que faremos, quando chegar a fera?”

No mesmo instante uma clava foi jogada,

para anunciar de sua aproximação!

Stoisha simplesmente a segurou

e de volta ao dragão ele a lançou!

 

Abetriya ficou muito surpreendido:

Mas quem tem força para minha clava devolver?

E da mansão aproximou-se, já a correr;

ao ver Stoisha, indagou quem ele era.

“É meu irmão,” disse Vladana. “Veio me ver...”

“Coisa nenhuma,” respondeu a besta-fera:

“O que ele tem é a intenção de te salvar!

E meu jantar, não está ainda servido?”

“Eu comi tudo,” foi logo Stoisha responder.

“Pois então, é a ti que eu vou comer!”

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário