segunda-feira, 27 de dezembro de 2021


 

 

Capítulo Dois – 28 out 2021

 

“Pois realmente, uma história tão bonita,

como a de Mawgli, o Menino-Lobo,

ficou ridícula nessa animação!...

Mas tudo bem, hoje é o último dia,

seu resultado me alegra e me concita

à recompensa, por um certo arroubo

e meia-hora mais cedo sairão:

pensem que foi Papai Noel que o sugeria!

 

Os alunos, surpresos, hesitaram,

mas a seguir se foram levantando:

“Obrigado, Professor!” – foram dizendo.

“Não vão comer demais neste Natal!”

“Até o outro semestre!” – eles falaram.

“Até Janeiro!” – disse o mestre, concordando,

pelos bancos vazios o olhar correndo:

É uma bela turma, essa, afinal!

 

Sei que me chamam de Velho Barba-Torta,

mas só pelas minhas costas, certamente,

e até pensam que seja algum segredo,

mas seus pais e seus avós já me chamavam...

E nas reuniões de ex-alunos se comporta

um grupo deles, de forma reverente:

vem apresentar-me desculpas e eu concedo,

porque de Barba-Torta então me apelidaram...

 

Todos eles pelo nome eu conhecia

ou por seus sobrenomes, realmente,

como é costume nos Estados Unidos...”

Fechou a sala e saiu ao corredor;

dos que encontrava, então se despecia,

com malas ou mochilas, claramente

indo pegar trens ou ônibus conhecidos,

salvo quem tinha um carro a seu dispor.

 

Morava perto da escola o professor,

na verdade, do outro lado do caminho,

em que alugava um chalé bem espaçoso

e pretendia escutar hoje O Messias

de Händel, interpretado com louvor,

no alto-falante de seu velho radinho:

era um programa, de fato, primoroso,

da Rádio Acadêmica, em cuidadosas vias.

 

Com um sorriso, a si mesmo confessava

que a seus alunos folga dera hoje mais cedo,

porque às cinco começava a transmissão,

que desejava escutar desde o começo;

mas o bedel, no corredor já o chamava:

“O Diretor quer falar-lhe!” Sentiu medo,

um leve baque no seu coração:

Que não demore em demasia, é só o que peço!

Nenhum comentário:

Postar um comentário