quinta-feira, 23 de dezembro de 2021


 

 

O APITO ENFERRUJADO

Capítulo Quatro – 29 out 2021

 

E logo o vulto de um homem percebia,

que agachado junto ao fogo se aquecia

e junto dele um cachorro magro e feio!...

O homem magro, igualmente, era pequeno,

de fato, era um menino! E fez-lhe aceno.

Ele ergueu-se, tomado de receio!...

 

No mesmo instante, ao vê-lo esfarrapado,

magro e esquálido, com jeito de esfomeado,

Steffany perdeu dele todo o medo,

ao perceber que mais a ela ele temia.

Por mais que fosse uma criança, pressentia

que mal algum sofreria em tal enredo!...

 

“Estou sozinha, não precisa se escapar;

só ouvi o teu apito e quis chegar

aqui pertinho, para escutar melhor...”

“Eu só assoviei baixinho, mas fiz mal,

Outros escutam, tambem, é natural:

Se me acham, meu destino é bem pior!”

 

“As minhas três irmãs não escutaram,

só foram elas que este caminho acharam,

sabem que acaba em um beco sem saída...”

“Mas os Casacas Vermelhas estão lá!

Se me escutarem, depressa chegam cá

e se me acharem, vão tirar-me a vida!...” (*)

(*) Soldados Britânicos do século XVIII.

 

“Mas quem são esses Casacas Vermelhas?”

 indagou ela, erguendo as sobrancelhas.

“Eles me pegaram, porque meu pai fugiu,

ele é Casaca Verde, segue ao General

Washington...  E me obrigaram a carregar cal,

enquanto o Rei esta estrada construiu...”

 

“Se não fosse pelo cão, até o chicote

eu aguentava, mas não pude aceitar mais esse bote!

Quando o feitor não me prestou atenção,

eu lhe tirei o azorrague e lhe bati

com toda a força que na hora consegui

e até acho que o matei nessa ocasião!”

Nenhum comentário:

Postar um comentário