terça-feira, 28 de dezembro de 2021


 

 O VELHO PROFESSOR

Capítulo Três – 29 out 2021

 

O Diretor era novo nessa escola,

tinha uns trinta e cinco anos, pouco mais;

o anterior, que fora muito seu amigo,

se aposentara afinal, no ano anterior,

após bela homenagem, meio tola,

em que notou que todos os demais

colegas eram mais moços que o antigo

pessoal, sem ter com eles discussão maior.

 

Bateu à porta.  “Entre, Professor!”

O Diretor recebeu-o cordialmente.

“Por favor, sente-se. Não vamos demorar,

mas é melhor que se sinta confortável...”

Numa poltrona nova e de valor

foi assentar-se, esperando realmente

não ficar preso muito tempo no lugar:

perder o começo de O Messias era impensável!

 

“Professor, como está a sua saúde?”

“Muito bem – e olhe que tenho idade!

E a sua, Diretor?”  “Também vai bem.

O senhor leu o nosso memorando?”

“Não, não li, mas o conteúdo não me ilude,

ficar outro ano aceitarei com equidade

igual à que recebo.  Não sei, porém,

porque o costume continua perdurando...”

 

“Por que renovar o contrato a cada ano?

Mais de cinquenta desses já assinei...”

“Quer dizer que o senhor ainda não leu?”

“Não é preciso, cada ano é sempre igual...”

“Não desta vez!  Vai causar-me um certo dano,

mas não foi contrato igual que lhe mandei...

O Conselho Diretor este ano resolveu

agradecer o seu trabalho tão genial...”

 

“Ora, não é preciso agradecer!

Sempre recebi, afinal, meu pagamento,

não faço mais que a minha obrigação...

Posso assinar agora esse contrato?”

O Diretor pigarreou até se resolver.

“Não, Professor.  Tenho o aborrecimento

de lhe dizer que não terá renovação.”

O professor sobressaltou-se em desacato.

 

“Como assim, estou sendo despedido?”

“Não, Professor, é sua aposentadoria;

cinquenta anos é o período final,

o senhor tem sessenta e cinco na função,

mas o contrato deverá ser rescindido.

O Conselho, com generosidade, concedia

dois terços de seu pagamento normal

enquanto viver e ainda terá nossa proteção.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário