quarta-feira, 29 de dezembro de 2021


 

 O VELHO PROFESSOR

Capítulo Quatro – 30 out 2021

 

“Mas os alunos me esperam em Janeiro!”

“Eles não sabem de nossa decisão...”

“Mas qual o erro que agora cometi?”

“Professor, não faça isto mais difícil para mim,

nem torne amargo o seu dia derradeiro...”

“Estou sofrendo a maior desilusão,

nem um aviso prévio eu recebi!...”

“Não, professor, foi comunicado, sim.”

 

“Foi naquela correspondência mencionada

que o senhor admitiu não haver lido.”

“Não existe forma de se reverter?”

“Para a reunião o senhor foi convocado

em outra carta que lhe foi antes enviada;

se à reunião tivesse então comparecido,

em seu favor poderia algo dizer,

agora em Ata já está consignado.”

 

O Diretor então se levantou

e conduziu o professor até a porta:

“Vai receber sua aposentadoria regular

e o auxiliaremos, se houver necessidade.

Por muito tempo o senhor colaborou,

mas sua idade já não mais comporta...”

“A minha idade deveria respeitar!”

“É por respeito que o dispenso, na verdade.”

 

“Antes que possa a si prejudicar.

Não pense ter sido ideia minha, no entretanto,

o Conselho é que tomou a decisão.

Entenda bem, já passou bastante do limite...”

O professor ao corredor foi caminhar,

mal escondendo as lágrimas de pranto:

Esta escola é minha vida!  A profissão

nem sequer um casamento me permite!...

 

Tenho somente a minha governanta,

a Dona Martha, que me é muito dedicada;

não tenho filhos e nem um só parente,

meus filhos e netos são meus estudantes

e agora a própria escola é que me espanta!

Nem mais lembrava que a hora era chegada

da transmissão de O Messias, indiferente

ao bom projeto que tivera dantes...

 

Alguns alunos notaram. “O que aconteceu

com o professor, o Velho Barba Torta?

Tenho certeza de que o vi chorando...”

O velho saiu ao pátio, meio cego,

atravessou o campus e até esqueceu

de ligar o seu radinho de onda curta...

“Está doente, professor?” Foi indagando

Dona Martha, que por ele tinha apego.

Nenhum comentário:

Postar um comentário