sexta-feira, 24 de dezembro de 2021


 

 

O APITO ENFERRUJADO

Capítulo Cinco – 30 out 2021

 

“Mas de que feitor você está falando?”

“Do capataz, que passava chicoteando

a mim e a cada um dos condenados.

Era um homem muito mau, muito cruel,

Seu coração parecia ser de fel,

Muitos de nós foram por ele assassinados!”

 

“Meu cachorrinho apareceu um dia por lá;

não se sabe de onde veio, mas nos dá

certo carinho e até lambia as feridas

e embora nossa comida fosse escassa

e fosse apenas um animal sem raça,

eu repartia as rações para mim designadas.”

 

“Ele matou um pobre negro com o chicote;

por quase nada ele sofrera esse rebote,

tinha pegado um cavalo para andar,

mas que logo pretendia devolver,

só que o Juiz do Rei nem quis saber

e para a estrada mandou-o transportar!”

 

“O infeliz até a morte fez sangrar;

meu amigo Jack passava a fustigar

só porque ele não parava de tossir!

Ele morreu depois de uma semana,

depois o Ted, que se arrastava pela lama

pela ferida que o grilhão fez produzir!”

 

“Matou os três e também me chicoteava,

mais fome e frio que eu ainda suportava,

até que começou a bater no meu cãozinho!

Não sei o que me deu, mas lhe bati

com tanta força que eu quase morri!

E me escondi num matagal de espinho!...”

 

Um dos outros as chaves encontrou

e a toda a nossa gangue libertou,

mas os Casacas Vermelhas já chegaram

e sem piedade, foram todos fuzilando,

de todo o grupo somente eu escapando:

foram me achar e com o cãozinho se enganaram!”

Nenhum comentário:

Postar um comentário