sábado, 25 de dezembro de 2021


 

 

O APITO ENFERRUJADO

Capítulo Seis – 31 out 2021

 

“Eu não devia ter soprado o apito

que tirei daquele capataz maldito.

Você ouviu, eles também vão escutar!

Quem sabe eu posso encontrar o General,

talvez meu Pai me proteja de outro mal...

Tome o apito, você pode precisar!...”

 

“Se algum dia precisar de mim,

assopre um silvo deste jeito, assim

e eu prometo que venho lhe ajudar...

Mas agora, daqui eu vou correr,

fique com o fogo, que pode lhe aquecer...

Eu sinto frio, mas preciso me escapar!”

 

Ele fugiu para o escuro, em seu temor

e logo Steffany começou a sentir torpor:

era o cansaço de tanta caminhada!

Ela deitou-se junto da fogueira,

adormecendo a seguir a noite inteira,

até que fosse finalmente despertada.

 

Era seu pai, com muitos ajudantes,

que a haviam procurado, bem constantes,

e finalmente avistaram a débil luz...

“Steffany, meu amor, que alívio sinto!

no coração sua imagem morta eu pinto,

até que vimos esse braseiro que reluz!...”

 

“Mas como fez para acender o fogo?”

Tentou explicar, porém calou-se logo.

“Você saiu-se muito bem para seus anos!

De algum modo esta fogueira construiu,

decerto um fósforo para isto lhe serviu:

agora esqueça pesadelos tão insanos!”

 

Ao chegar em casa, tomou banho

e sua fome saciou de bom tamanho,

foi paparicada e a levaram para o leito,

mas no fundo de seu bolso estava o apito,

enferrujado e incapaz do menor grito,

sem conserto, tão grande era o defeito.

 

EPÍLOGO

 

Guardou-o Steffany até seu casamento,

sem tentar assoprá-lo um só momento,

temendo ver o menino com seu cão.

Teria acaso o encontrado pelo chão?

Teria sido tudo tão só um pesadelo?

Ou vira mesmo o tal menino em seu desvelo

pelo cachorro, tão magros os dois?

E sem saber o que fazer depois,

finalmente o lançou a uma vertente,

que para o rio o carregou numa torrente.

Melhor tirar da cabeça essa ocasião:

fora o cansaço e sua excitação,

tivera febre, fome e frio... Fora alucinação? 

 

Seria possível uma tal dupla assombração!?

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário