sábado, 25 de setembro de 2021


 

A PARTIDA DE ELIAS -- FINAL

CAPÍTULO OITO – 5 SET 21

(Ruínas de Samaria, Israel)

 

E a fome foi tão grande na cidade

Que compravam a cabeça de um jumento

Por oitenta ciclos e até esterco de aves

Por cinco ciclos, tão terrível a miséria.

Uma mulher, em sua necessidade,

Enfrentou ao rei, em certo momento

E lhe pediu ajuda em tais entraves.

“Essa tua súplica não poderá ser séria!”

 

“Está raspado todo o meu celeiro,

Não resta gota de vinho no lagar...”

E ela lhe disse, para seu horror:

“Com minha amiga fui meu filho devorar,

Já estava perto seu sopro derradeiro;

Ela me disse que depois iria matar

O filho dela, sem o menor temor,

Mas hoje o seu filho ela não quer me dar!”

 

Yoram rasgou suas roupas então

E se vestiu de estopa, inteiramente;

E no seu desespero, proclamou:

“Tudo isso é culpa desse tal de Eliseu!

Que os deuses tragam minha condenação

Se sua cabeça ainda estiver pendente

Amanhã de seu pescoço! Se não o degolou

Meu braço, para que devorem o corpo seu!...”

 

Então enviou a Eliseu um mensageiro,

Para que lhe trouxesse sua cabeça;

Mas o profeta tudo percebeu:

“Vêde como esse filho de assassino,

Minha cabeça quer cortar ligeiro!”—

Disse aos anciãos que estavam nessa peça.

E quando o seu carrasco apareceu,

O interpelou com voz forte como sino.

 

“Todo esse mal é culpa de teu rei,

Que mais se poderia então dele esperar?

Contudo, ouve a Palavra do Senhor:

Amanhã, mais ou menos a esta hora,

Por um alqueire de farinha eu pagarei

Só um shekel; dois de cevada poderei comprar

Por esse preço, sem o menor fervor,

Junto à porta de Samaria, mais que outrora.”

 

Mas foi com ele e repetiu perante o rei,

Que o culpara por ter mandado embora

Os soldados que a Samaria conduzira:

“A Ben-Hadad todos nós entregarás!”

E o capitão zombou dele. “Por qual lei?

Mesmo Jeová abrindo o céu agora,

É impossível que amanhã isso se fira!”

“Pois tu verás, mas nada disso comerás!

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário