sexta-feira, 10 de setembro de 2021


 

A VINHA DE NABOTH

CAPÍTULO SEIS – 22 AGO 21

(Miquéias e Ahab)

 

Foi celebrado então grande festim

E os dois reis confirmaram a aliança.

Falou Ahab: “Esse indigno Ben-Hadad,

Depois de ser tantas vezes derrotado,

Esqueceu-se da promessa feita a mim

Das cidades devolver-me, das quais lança

Mão desde o tempo da antiga iniquidade

De Hadad seu pai tê-las tomado.”

 

“O território de Ramoth-Gilead

Pertence há séculos ao povo de Israel.

Se o retomarmos, podemos reparti-lo,

Parte para Samaria, a outra sendo de Judá.

Irás à luta comigo em boa vontade?”

Disse-lhe Josafá: “De Jeová será o cartel,

Mas não pretendo aqui fazer sigilo,

Minha tropa inteira te acompanhará!...”

 

“Este é o momento!  Está enfraquecido

O torpe Ben-Hadad e poderemos derrotá-lo!”

“Não te avisou o profeta de sua falsidade?

Consulta primeiro a Palavra do Senhor!...”

Jezebel já havia então reconstituído

O seu clero de Baal e para apoiá-lo,

Ahab os convocou à sua cidade

E os intimou, com o máximo fervor.

 

“Iremos à guerra por Ramoth-Gilead

Ou do combate eu devo me abster?”

Então a uma lhe responderam sacerdotes:

“Sobe ao assalto que Baal te apoiará!”

Estava Elias de novo oculto, na verdade,

Mas Josafá o desejava conhecer.

“Não há um profeta de Jeová nos dotes

Que a nosso antigo Deus consultará...?”

 

Ahab lhe falou, um tanto constrangido:

“Existe um, que deixei permanecesse,

Mas para mim só profetiza o mal...”

“Será este Elias?” “Não, é Micaías,

Ou Miquéias, filho de Imlá, o referido.”

Disse Josafá que não se aborrecesse:

“Consultar Deus Jeová é o natural,

Dele a verdade decerto escutaremos...”

 

Então Ahab chamou um dos oficiais

E lhe ordenou que buscasse Micaías,

Que lhe trouxesse a voz de Jeová.

Mas os quatrocentos novos sacerdotes

Com que Jezebel substituíra aos demais,

Diante dos dois tronos, com falsas profecias

Proclamavam a vitória que aos reis advirá,

Pelo poder de Baal de fortes dotes!...

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário