domingo, 5 de setembro de 2021


 

 

A VINHA DE NABOTH

CAPÍTULO PRIMEIRO – 17 AGO 21

 

Com tantas provas do poder de Jeová,

O coração de Ahab jamais se converteu

E muito menos o da rainha Jezebel,

Qual feiticeiro Elias a ser considerado;

Mas em sua ausência no seu mal persistirá

E ainda mais idolatrias cometeu;

O coração de Jezebel cheio de fel,

Hoje seu nome um apelido amaldiçoado.

 

Ora, quando Omri havia adquirido

De Shemer esse local de Samaria,

Cujo nome à cidade atribuiria,

Como uma forma de sua herança relembrar,

Decerto a Shemer alguém mais havia vendido

Propriedade em que depois foi habitar,

Porém nem toda essa colina a ele pertencia

E a cidade precisaria se ampliar.

 

E ocorreu que um natural de Jezreel, (*)

Chamado Naboth, como “Nabô” lembrado,

Possuía um vinhedo no meio da colina,

Do lado do palácio, justamente,

Que edificara esse rei sobre Israel

E por Ahab foi Naboth visitado,

Que humildemente perante o rei se inclina,

Sem concordar com sua vontade plenamente.

(*) Esta história se passa em Jezreel, a capital de verão

do reino de Samaria.

 

Disse-lhe Ahab: “Quero comprar tua vinha,

Porque se encontra ao lado de minha casa

E uma horta para mim é necessária...”

Naboth deu-lhe dos frutos da parreira:

“Senhor meu, leve estas uvas à rainha,

Mas como vê, chega a hora em que se apraza

A colheita das parras e será vária

A produção de vinho em sua esteira...”

 

“Caro Naboth,” falou Ahab cordialmente,

“Quero comprar tua vinha a preço justo;

Dou-te um vinhedo de igual valor

Ou boa porção de meus shekels de prata...”

Porém Naboth mostrou-se indiferente:

“Senhor meu rei, não é questão de custo,

Meus avós aqui plantaram com amor,

Não iriam querer que o vinhedo hoje se abata.”

 

Insistiu o rei com o bom vinhateiro,

Acreditando que ele queria barganhar

E sua oferta, aos poucos, aumentou.

“Senhor meu rei, tendes todo o meu respeito,

Mas serão as cepas arraigadas por inteiro?

Não posso consentir que vão plantar

Aqui hortaliças ou verduras.” E tudo recusou,

Na certeza de ser justo o seu direito.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário