segunda-feira, 1 de fevereiro de 2021


 

 

Poetas mortos 1 – 12 ago 20

 

Do que Tíbulo, Propércio é menos recordado,

Que  igualmente  só escrevia sobre o amor,

Mas não qualquer amor, sobre o revigorador

Amor carnal, a ser por ele só louvado,

Em sua paixão por Cíntia consagrado,

A se gabar de descartar qualquer valor,

A glória, a guerra e o poder dominador

Pelo amor dessa mulher tão anelado...

Então sendo tão lido, ele se gaba de sua fama

De ser poeta erótico e nada mais querer:

“Toco agora nos astros com meus pés,

Depois de Cíntia ter partilhado a cama,

Nada na vida podendo mais valer

Que uma noite em mútua prece nessas fés!”

 A ILUSTRAÇÃO É O ÓLEO "PROPÉRCIO E CÍNTIA EM TIVOLI"

Poetas mortos 2

 

Assim afirma nada existir maior

Do que esse amor com a amada a desfrutar,

“Todos os bens da Terra poderei trocar

Por uma noite apenas com ela no esplendor!...”

“Para quer serve a vida sem o teu amor?

Só tu és a minha familia a me abraçar,

Somente tu minha pátria a me encantar,

Minha única e eterna alegria o teu favor!”

Contudo em outro poema se lamenta

De que uma dama patrícia dê prazer

A troco de jóias e de belos tecidos

E no seguinte, outra vez se descontenta

Que ele mesmo à sua porta foi bater,

Os seus presentes não sendo recebidos!...

 

Poetas mortos 3

 

E os Romanos de sua época, por certo,

Louvam Propércio, com grande favor,

Igual que a Tíbulo, embora seu pendor

Fosse buscar, de coração aberto,

De seus antigos valores o concerto,

Larga a contradição neste louvor,

Já que aos antigos tinha só real valor

O austero dever a enfrentar destino incerto,

Tudo podendo a ele então sacrificar,

Pela pátria ou em disciplina familiar,

Seus deuses sendo a Verdade e o Pudor,

A Justiça e a Fidelidade – não o Amor!

Muito embora Propércio já encontrasse

Só religião que ninguém mais respeitasse!

 

ANTIGA HERANÇA I – 13 AGO 2020

 

Dos Gregos a estudar filosofia,

mas igualmente cada forma de arte,

chegou a poesia pela poesia destarte,

sendo em si mesma o fim que se queria;

porém nada em comum essa teria

com os valores de que fazia parte

a religião de Mavorte, depois Marte,

que a guerra intensamente louvaria.

 

Porém então só em rituais pedantes,

que os sacerdotes sérios entoavam,

enquanto imagens desnudas se mostravam

nesses templos tão diversos dos de dantes,

que em sua arte convidavam ao prazer

e raramente suscitavam ao dever...

 

ANTIGA HERANÇA II

 

Eu não escrevo por qualquer motivo:

os versos se me escoam sem esforço

e tão somente me espanto nesse escorço

de linhas negras em espasmo redivivo;

em minha mente eu vivo só.  Por lenitivo

cultivo a dor que me percorre o dorso;

já de há muito arranquei do inteiro torso

meu coração com seu sonhar esquivo.

 

Mas essas frases que escorrem num momento

não sou eu que as componho e nem planejo:

elas vivem de per si –  a coagular-se nuas;

bem mais que dor, muito mais que sentimento,

pois só sei o que sairá depois que o vejo,

penadas almas a percorrer desertas ruas!

 

ANTIGA HERANÇA III

 

E se de Tíbulo e Propércio os versos

recordo agora, é que ainda me sussurram

velhos poemas de amor e me murmuram

tantas tolices dos teores mais diversos;

contradições, talvez, porém conversos

na confraria dos sonetos que ainda duram

diuturnamente e os quais jamais descuram

de se gabar de seus amores já dispersos...

 

Quem sou eu a recordar vidas passadas,

os mil detalhes e os tais pequenos nadas

de um tempo em cinzas e disperso pó?

Porém me chamam vozes descarnadas,

quando me assento no escritório, só –

suas próprias vidas por mim reduplicadas.

 

SUFRAGÂNEO I – 14 AGO 2020

 

O termo “Sufragâneo”, normalmente,

indica um bispo que já foi eleito

e qual príncipe-herdeiro tem direito

à cátedra diocesana contingente...

Visto que o atual detentor está presente

ou por qualquer motivo ainda é sujeito,

ao prolatar burocráfico do pleito,

o que, em geral, ocorre docilmente.

 

Há certos casos, porém mais complicados,

típico o exemplo da Donatista controvérsia,

quando a diocese não aceitou a eleição,

à qual haviam sido apenas convocados

os presbíteros de Alexandria e na revérsia,

até pediram ao Imperador sua solução...

 

SUFRAGÂNEO II

 

Não se agradou Constantino na ocasião,

pois não queria na Igreja interferir,

convocação de um Concílio a decidir,

ao Bispo de Roma entregando a decisão,

tendo problemas em demasia na sua mão;

e assim Silvestre aceitou de o presidir

e esse bispo completou o seu gerir

em favor da alexandrina solução...

 

Os Donatistas a apelar da decisão, contudo;

ninguém de fato o reconhecia como Papa,

salvo pequenas dioceses italianas;

e Constantino, com sua garra de veludo,

convocou novo Concílio e em nova etapa,

perderam os Donatistas seus proclamas...

 

SUFRAGÂNEO III

 

Quando apelaram pela terceira vez

decidiu-se a resolver o Imperador,

que novamente, examinado com fervor,

julgamento favorável a Alexandria fez;

mas como os Donatistas, em sua grês,

não aceitaram a decisão de seu senhor,

mandou puni-los no maior rigor,

até igrejas demolindo em mais de mês.

 

Mas nem assim se conformaram Donatistas

e Constantino chegou à conclusão

de que questões político-religiosas

não se resolvem por atos monarquistas,

mas da Igreja inteira alcançando aceitação

e em Niceia realizou então obra gloriosa.

 

SUFRAGÂNEO IV

 

Mais uma vez se apresentaram Donatistas

e após debates que levaram anos,

decidiu-se, nos costumes dos Romanos,

a respeitar os dois pontos de vistas...

Desde que aprovassem as crenças revistas

pelo Credo Niceno; e os seus insanos

disputares ele cobriu com quentes panos,

pois plenamente aceitavam as conquistas

 

de uma Profissão de Fé universal;

e até do Islamismo o surgimento,

suas dioceses continuaram independentes

de Roma e Alexandria em seu final...

(Embora o Bispo de Roma, no momento,

nem visitasse a reunião dos demais crentes...)


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