segunda-feira, 10 de maio de 2021


 

 

DISCORDÂNCIA I – 9 MAIO 21

 

Embora alguns afirmam não existe

entre homem e mulher a verdadeira

amizade sem conotação sexual,

 

nessas fileiras acredito não me aliste,

tenho muitas amigas e é certeira

a verdade da amizade não-carnal.

 

Algumas nem conheço: são fantasmas

que vejo apenas em brilhos digitais,

não obstante, prestam-me favores,

enquanto outras conheço e até visito.

Sinto-te amiga que não vejo e não me orgasmas,

nesse vazio harém sem fins sexuais,

mas permaneço a teu lado nas tuas dores

e me consolas quando me sinto aflito.

 

DISCORDÂNCIA II

 

Fazem nas feiras seus malabarismos

esses pelotiqueiros: uma a uma

jogam bolas coloridas, virtuosismos

em apanhá-las de volta, sem que alguma

se perca em revoada nessa ruma

de argolas e frascos, equilibrismos

que a longa prática de trançar ressuma,

gastando a vida em breves cataclismos,

buscando a morte em revoadas tontas,

no malbarato não estando sós

os saltimbancos, só com mais sinceridade,

considerando que, no fim das contas,

pelotiqueiros todos somos nós,

brincando à toa com a felicidade.

 

DISCORDÂNCIA III

 

O que eu queria sequer ouso pedir:

não depende de mim – ninguém dará;

nada caiu-me ao colo e nem virá

o ideal dourado e egoísta do porvir.

 

Assim só quero o que posso conseguir,

que depende de mim e se fará

realidade, caso o esforço o cumprirá:

tais secundários desejos vou atingir.

 

Não é egoísta, mas não que eu seja bom,

quero torná-la feliz quanto puder,

porque sei que eu não terei felicidade,

 

mas é possível sentir esse outro dom

de fazer por quem se ama o que é mistér,

por mais amarga nossa própria realidade.

 NA ILUSTRAÇÃO JOAN BLONDELL, DA ÉPOCA

DE OURO DE HOLLYWOOD, QUANDO AS ATRIZES

"AINDA TINHAM ROSTOS".

DESENTRANHO (2008?)

(Rascunho que pulou do fundo da gaveta)

 

Muito em breve farei sessenta e cinco

e para certa idade, ainda meus braços

da antiga força conservaram traços

daquele tempo em que os usava com afinco,

 

quando lenha cortava com machado

e o chão fendia com uma picareta,

com pá e enxada abrindo vala reta

e com o malho pedras havia rachado.

 

Há anos já não emprego as ferramentas,

passo sentado frente ao computador,

que o corpo muito mais que elas sacrifica,

mas ainda ostento formas corpulentas,

praticamente guardo todo o meu vigor,

mas só uma parte da força ainda me fica.

 

AQUECIMENTO 1 – 10 MAI 21

Eu me lembro que fazia antigamente

muito mais frio neste meu rincão,

acho até mesmo que falam com razão

em global aquecimento permanente;

só sei que há anos, muito certamente,

eu sofro com o calor e meu pulmão,

resfolega sob atroz sufocação,

sem que o frio me incomode realmente.

Vejo ao redor a gente encasacada,

enquanto ando só de camisa e camiseta,

sentindo apenas os arrepios do vento;

outros se queixam e eu não sinto nada,

mas no verão eu sofro e a gente quieta,

qual se o seu corpo tivesse outro complemento.

 

 

AQUECIMENTO 2

Muito mais simples era a gente antiga,

talvez mais sábia em sua ignorância,

sujeitando-se a uma fácil dominância,

sem desejar tornar-se o próprio auriga;

seguia o patrão, de quem seria amiga,

ou a igreja, criados desde a infância,

ou o partido que em qualquer instância

obedeciam sem escutar qualquer intriga.

Morriam cedo, também.  É pura lenda

que os antigos eram mais fortes do que agora,

envelheciam tão só os sobreviventes;

comiam mal, vestiam mal e até a renda,

crochetada ao bastidor em tanta hora,

comia a vida dessas  pobres gentes...

 

AQUECIMENTO 3

Hoje é fácil se achar supermercado,

com mil artigos de toda a variedade,

transporte em estradas tem facilidade

e para as roupas um crediário existe ao lado.

Raramente alguém vejo descalçado,

tem a saúde um atendimento mais cuidado,

só veio agora esse bichinho do pecado.

cobrar um dízimo de toda a humanidade.

Não obstante, em referência ao aquecimento,

salvo o motor de combustão interna,

não creio o provoque nossa civilização;

quem estuda história, tem conhecimento

que existe um vaivém um tanto eterno,

que o clima transforma quase em retaliação.


Nenhum comentário:

Postar um comentário