terça-feira, 15 de junho de 2021

BETHSHEVA (BETHSABA) SUSAN HAYWARD 1951
 

A VELHICE DE DAVID

Capítulo Segundo – 15 jun 2021

 

O sacerdote Zadok era o segundo

Na hierarquia de servir a Jeová;

Nathan, o profeta, repreendera já

A David pelo seu ato imundo:

Mandara afastar Urias no combate,

Porque sua esposa havia engravidado!

Esse Hitita havia mesmo suplicado

Que o colocassem na frente desse embate. (*)

(*) Mas não que o afastassem para ser morto.

 

Também três de seus mais altos oficiais,

Benaias de Jehoiada, Shimei e Rei,

Que a Adonias, na quebra dessa lei

Não haviam apoiado e muitos mais,

Como os antigos companheiros de guerrilha,

Sua lealdade só a David permanecendo,

Que acreditavam estar Adonias ofendendo

Ao velho pai em sua ambiciosa trilha.

 

E tendo os cinco assim confabulado,

Foi o profeta Nathan a Bethsabá,

A lhe indagar: “David rei permitirá,

Ainda em vida, ser Adonias coroado?”

Porque Nathan se havia reconciliado

Com o filho do adultério, Salomão,

A quem ajudara a instruir na religião,

Há muito tempo redimido esse pecado.

 

Bethsabá então sobressaltou-se:

“Se Adonias for rei, seremos condenados,

Eu e meu filho vamos ser executados!”

E às pressas perante David prostrou-se:

“Meu senhor, consentistes em minha morte

E na de nosso filho, Salomão?...”

O velho rei demonstrou grande emoção:

“De modo algum, bem diversa vossa sorte!”

 

“Mas Adonias proclamou-se rei

E certamente não nos poupará!...

Com nossa morte se garantirá!...”

“De forma alguma! Eu não permitirei!”

Então Nathan também se apresentou

E perguntou: “Senhor meu rei, tem permissão

Adonias para receber a coroação

Enquanto a vida de seu pai se conservou?”

 

“De forma alguma!” – disse David, agastado.

“Eu prometi a Bethsabá que Salomão

Reinaria em meu lugar...” “Esta a ocasião

De fazer com que seja logo coroado!...”

Deu David então pleno consentimento

E a Gihon a Salomão conduziram

E no santuário como rei o ungiram,

Zadok e Nathan nesse solene evento!...

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário