sábado, 12 de junho de 2021


 

 

BONS HUMORES 1 – 11 JUN 21

 

O meu gato tem um rabo onde canta o carrapato; 

os miados que aqui mia, direto no meu sapato,

são protestos mais agudos que latidos de cachorro,

tem meu gato carrapatos que pegou lá pelo mato;

meu cachorro não tem tato e late para meu gato,

cada vez que o gato encontra ele acoa em desacato,

quando brigam a zoeira me incomoda e quase morro,

separa os dois o meu sapato que logo depois eu cato.

 

Com cachorro o gato corro, mas no carrapato eu bato

e acabo após tendo medo do sapato, triste fato,

sabe-se lá se não pego o carrapato de um rato!

E entre gato e carrapato e os latidos do cachorro,

eu recubro meus ouvidos ou dessa zoeira eu morro,

que o cachorro corre o gato, mas do carrapato eu corro!

 

BONS HUMORES 2

 

A devoção à Senhora Aparecida

existe apenas no Brasil; quiçá

aonde morem brasileiors, mas por cá

é que o culto surgiu e tem guarida;

dizem que acharam a imagem tão querida

em uma certa praia ainda por lá:

caiu de um barco, talvez, mas ainda há

quem por caída do Céu a creia em vida.

 

Não que isso afirme a Santa Madre Igreja:

ter vindo sobre o mar, epifania garantida,

já é milagre suficiente a celebrar;

talvez altar vazio em qualquer lugar se enseja

porque, afinal, Nossa Senhora Aparecida,

se apareceu, sempre sumiu de algum lugar!...

 

BONS HUMORES 3

 

Eu faço aniversário muito perto

do Dia de Finados, quando as almas

mais inquietas se encontram, pelas palmas

da concorrida visitação a céu aberto;

mas ainda evito adiantar o dia certo

em que terei de aceitar as falsas calmas

do repouso horizontal.  Pois trazem nalmas

sonho sem fim, então a ser semidesperto.

 

Mas no final de Outubro, me arrepio,

porque suspeito a fome que elas têm

e não desejo as encontrar assim!

E quando passo, do cemitério me desvio:

sabe-se lá se não se erguem também,

querendo algumas se encostar em mim!...

Nenhum comentário:

Postar um comentário